Quem tem um automóvel sabe quando ele começa a dar sinais de defeito. Com o tempo de uso, o desgaste natural vem à tona e os primeiros sintomas são os ruídos no carro que indicam um problema em seu sistema mecânico.
Por mais que você esteja habituado a escutar os barulhos no interior do veículo, saber de onde ele vem não é tarefa fácil. Afinal, os automóveis contam com centenas de componentes e peças em sua estrutura.
Pensando nisso, elaboramos uma lista com 6 ruídos, para que você consiga identificar a raiz do problema e possa solucioná-lo. Boa leitura!
1. Ronco
Parecido com o som de um ventilador elétrico, esse barulho, normalmente, se manifesta com o carro em movimento. Com sonoridade abafada e grave, pode ser ocasionado pela danificação dos rolamentos da roda.
Caso você não procure por manutenção, há chances de avarias e travamentos na ponta de eixo, o que pode elevar o preço do conserto, além de colocar sua vida em risco.
2. Estalos
Frequentes no câmbio ou no motor, os estalos, geralmente, ocorrem na hora de dar partida no automóvel, após engatar a marcha. Esse ruído pode apontar desgaste no coxim, componente fundamental para absorver as vibrações e manter o veículo no lugar.
Outra condição em que os estalos podem surgir é durante as manobras, que, na maioria das vezes, indica que a junta homocinética deve ser substituída.
3. Grilo
Esse barulho irritante é emitido pela correia dentada no momento da partida ou na aceleração, apontando o ressecamento da peça. Nesse caso, você pode agir de duas formas: se o componente estiver dentro da validade, um spray lubrificante solucionará o problema do barulho. Porém, se esse não for o caso, troque a correia o quanto antes para não correr o risco de perder o motor.
4. Agudos
Alguns até dizem que os pneus cantam e esse som pode causar uma percepção falsa de que o carro está em alta velocidade em uma curva, por exemplo. Na verdade, isso mostra que o veículo está desalinhado. A solução é ir até uma oficina especializada.
5. Assovio
É muito comum escutar um assovio agudo ao pressionar o pedal de freio. A origem pode ser o atrito entre as peças ou o desgaste das pastilhas, problema que compromete o funcionamento do sistema de frenagem, aumentando o risco de colisões graves. Se essa avaria ocorrer em seu automóvel, leve-o até uma concessionária e veja se o defeito pode ser coberto pela garantia.
6. Batidas secas
Se sempre que você passa por uma lombada sente uma batida seca, ouve as molas rangendo ou, ainda, percebe que a traseira balança muito em curvas, saiba que seu veículo está com defeito na suspensão e/ou amortecedores.
A vida útil desses itens depende de diversos fatores, o que inclui o tipo de solo percorrido. No perímetro urbano, eles duram mais. Em estradas de terra esburacadas ou que apresentam muitas trepidações, a substituição deve ser realizada em menos tempo.
Esperamos que a nossa lista com ruídos no carro que indicam um problema o ajude a saber como proceder da melhor forma. Portanto, fique atento a esses detalhes para não deixar que os defeitos se agravem ao ponto de fazê-lo desembolsar mais do que o necessário para o conserto.
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Meu veículo onix 2013 c/ 78.000 km está com uma vibração interna vindo do motor , típico coxim estourado . já troquei os 2 coxim do motor , a vibração continua . Agora com sua indicação da possível possibilidade de ser vibração vinda da correia dentada , me deixou animado , pois só vibra na aceleração ou quando está frio . Na marcha lenta parece um relógio . obrigado
Álcool ou gasolina qual melhor pra uso mesmo ! Só álcool ocasiona mais problemas na vida ultil do veículo ? Em um carro flex ? Ou podssp estar misturando meio a meio ??
Boa tarde .
O meu Corolla ano 2020, está com 9500 km rodados, ele está fazendo um barulho está zoando a roda da frente lado esquerdo quando estou a 100 km em uma reta, esse barulho fica continuo quando estou na curva, fica mais acentuado curva a direita. O outro barulho quando passo no quebra molas e acelero ele faz um barulho de uma grade solta, o que poderá ser?
Obs: o mecanico da concessionaria autorizada trocou o rolamento da roda esquerda, e o barulho continuou.
Att.
Shirle M. Aleixo
Boa tarde .
O meu Corolla ano 2020, está com 9500 km rodados, ele está fazendo um barulho está zoando a roda da frente lado esquerdo quando estou a 100 km em uma reta, esse barulho fica continuo quando estou na curva, fica mais acentuado curva a direita. O outro barulho quando passo no quebra molas e acelero ele faz um barulho de uma grade solta, o que poderá ser?
Obs: o mecanico da concessionaria autorizada trocou o rolamento da roda esquerda, e o barulho continuou.
Att.
Shirle