Álcool ou gasolina: como saber qual é a melhor opção para o carro?

preço gasolina

Com a expansão da tecnologia flex, os proprietários de automóveis ganharam mais uma opção para abastecer. Dessa forma, é possível escolher entre álcool ou gasolina para economizar no fim do mês — mas são necessários alguns cálculos e testes para saber qual tipo de combustível vale mais a pena.

Neste post, você conhecerá as melhores maneiras de escolher qual combustível usar no seu carro. Continue a leitura!

Qual a importância de escolher o combustível adequado para o seu carro?

Para quem é dono de um carro próprio ou trabalha com serviço de transporte, o combustível é um custo fixo no fim do mês. Uma das maneiras de economizar nesse quesito é escolher o tipo certo, ou seja, aquele que tem o melhor custo-benefício e o menor consumo.

É importante salientar que outros fatores também influenciam no consumo de combustível: andar com os pneus descalibrados ou com problemas de vazamento no motor aumentam o gasto com gasolina e álcool. Por isso, é preciso verificar esses (e outros) pontos com frequência para economizar.

Qual é o cálculo para escolher entre álcool ou gasolina?

Segundo o cálculo tradicional, para ser mais vantajoso, o preço do álcool deve ser até 70% do que o da gasolina. Para fazer essa conta, deve-se dividir o preço do litro de gasolina pelo do álcool. Se o valor for igual ou menor do que 0,7, então, valerá mais a pena abastecer o carro com etanol.

Um exemplo: se o litro da gasolina custa R$ 5,00, o litro do álcool deve custar até R$ 3,50, porque esse valor equivale a 70%. Assim, é importante sempre fazer essa conta antes de reabastecer — já que os preços variam em cada posto e também nas cidades, o que impede ter uma definição sobre qual é melhor.

Vale destacar que essa regra não é garantia de que abastecer com etanol é o melhor negócio, por causa do desenvolvimento dos motores dos carros e o custo das manutenções devido ao desgaste maior provocado pelo uso do etanol, em alguns modelos automotivos. Atualmente, é possível que esse número chegue a 75%, dependendo do modelo do carro. Por isso, testar o consumo do seu automóvel na sua rotina com cada opção é fundamental.

Como escolher a melhor opção de combustível?

Um teste possível é verificar a quantidade de quilômetros rodados por litro com cada combustível durante a semana. Os carros mais recentes fazem essa conta no painel, mas você pode anotar a quilometragem inicial e a final quando acabar o tanque e chegar ao resultado.

De qualquer forma, o cálculo dos 70% é uma boa base para decidir o tipo de combustível. Lembre-se que para confirmar se a escolha foi acertada, os valores comparados devem ser do mesmo posto e de preferência no mesmo bico de combustível, completando o tanque até o automático, e que a conta seja feita na calculadora manualmente, diz Daniel Costa, especialista em combustíveis.

Para garantir uma economia maior com o combustível, é fundamental fazer a conta dos 70% em todo abastecimento — e, só então, decidir-se entre álcool ou gasolina. Alguns aplicativos realizam essa automaticamente, mas é possível usar a calculadora do seu celular para fazer a escolha. Não se esqueça também de testar o consumo do seu carro!

E aí, gostou desse conteúdo? Curta a página do Posto 214 Sul no Facebook ou no Instagram e fique por dentro de todas as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *