Gasolina batizada: entenda como identificar e o que fazer

Embora a fiscalização dos combustíveis realizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aconteça de maneira constante, os casos de adulteração são frequentes. Por isso, é importante ficar atento aos sinais que apontam a presença de gasolina batizada e às adulterações mais comuns atualmente.

No Brasil, a gasolina de boa qualidade tem uma porcentagem fixa de álcool anidro de 27%, definida pelo presidente da república. No entanto, vários postos, na intenção de baratear os combustíveis, acabam inserindo mais etanol que o permitido, levando os veículos a um rendimento menor.

Quer saber como identificar a presença de combustível adulterado no seu veículo e o que fazer diante desse problema? Continue a leitura deste artigo!

O que diz a norma da ANP sobre as adulterações?

Segundo a ANP, as principais adulterações e fraudes são:

  • excesso de etanol anidro na gasolina: essa é a adulteração mais frequente. Acontece quando o etanol anidro é adicionado em uma porcentagem muito acima do permitido por lei, que é de 27%. Sem contar que solventes também podem ser adicionados à gasolina;
  • mistura de etanol: em vez de vender o etanol hidratado (ideal), existem locais que vendem uma mistura de etanol hidratado com etanol anidro ou até água (apenas a gasolina pode receber uma porcentagem de etanol anidro);
  • aspecto impuro do óleo diesel: o aspecto do óleo diesel precisa ser isento de impurezas e totalmente límpido. Quanto ao tipo de diesel, a quantidade de enxofre pode variar. O S-10, por exemplo, apresenta 10 partes de enxofre por milhão, enquanto o S-500 tem 500 partes por milhão.

Lembre-se de que o abastecimento com gasolina batizada traz graves problemas para o veículo. Em caros que não são flex, por exemplo, o excesso de álcool na gasolina pode levar o motor a parar imediatamente.

Carros com injeção eletrônica sofrem com o entupimento dos bicos injetores e danos nas velas e catalisador. Na maioria dos casos, é comum que a gasolina batizada diminua o rendimento do carro e aumente o consumo de combustível. o que demanda mais gastos para manter o veículo em pleno funcionamento.

Como fazer o teste para identificar gasolina batizada?

Há uma maneira caseira e simples de identificar a presença de gasolina batizada. Você apenas precisará da gasolina, um copo de água e uma proveta (recipiente cilíndrico em forma de tudo com uma escala de volume exata).

É importante que se use uma proveta para que o teste dê o resultado exato. Você pode usar um tubo de plástico ou de vidro.

Adicione 50 ml de água e 50 ml de gasolina dentro do tubo. Em seguida, misture bem o composto com um objetivo fino.

Perceba que as duas substâncias não se misturam, e a água ficará com a maior parte, pois o álcool presente dentro da gasolina naturalmente se deslocará para a água (Ou seja, não ficará 50/50). Além disso, por ser mais densa, a água estará na parte de baixo da proveta.

Avalie a quantidade de água e de gasolina dentro da proveta. Se a água preencheu 65 ml do tubo, por exemplo, significa dizer que, dentro de 50 ml dessa gasolina, 15 ml é de álcool. Em porcentagem, temos 30% de álcool dentro da gasolina. E sim, vale lembrar que tem a margem de erro de 1 ml devido o teste não ser executado em laboratório.

Como a ANP permite apenas 27% de álcool dentro da gasolina, podemos dizer que esse é um exemplo de gasolina adulterada. O que fazer em situações como essa? A quem recorrer? Veja como fazer a denúncia no próximo tópico.

Como agir ao identificar esse problema e em quais órgãos fazer a denúncia?

Se encontrar irregularidades que indicam gasolina batizada, é preciso fazer uma denúncia: basta ligar para a própria ANP através do telefone 0800 970-0267. É gratuito e seguro!

Fique de olho nos sinais para identificar o mais rápido possível a presença de gasolina batizada. Assim, você não passará por grandes problemas com o seu veículo e evitará que outras pessoas frequentem o posto com o combustível irregular. Ao desconfiar, solicite o teste de qualidade de combustível no próprio posto, ele não pode negar, caso fique em dúvidas ligue imediatamente e faça a denúncia à ANP.

Ficou alguma dúvida? Gostaria de acrescentar alguma informação? Veja nosso vídeo de como fazer o teste da gasolina de foma prática e rápida e aproveite para deixar o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *