Sempre se fala nos cuidados com veículos movidos a gasolina, como e quando fazer a manutenção, qual é o melhor aditivo para cada situação…
Por isso que nesse blog você irá conhecer mais um aditivo da linha STP, o Diesel Fuel Treatment. Mais uma forma de deixar os cuidados do seu veículo sempre em dia!
Sobre o combustível
O diesel é um dos três combustíveis básicos (gasolina e etanol) criados para a locomoção de veículos. O motor a diesel foi criado no ano de 1898 pelo engenheiro mecânico alemão Rudolf Diesel, nisso ele foi apresentado na Feira Mundial de Paris, França, em 1898 e ele utilizava o biocombustível de óleo de amendoim.
Mas para Rudolf, a criação desse motor tinha o intuito de utilizar óleos vegetais e ajudar no desenvolvimento agrário dos países que ele aderirem a ele. No entanto, quando ele faleceu em 1913 a indústria do petróleo criou o óleo diesel, que na época era muito mais barato e dessa forma ele foi muito mais utilizado do que os outros combustíveis.
Porém, no Brasil ele passou a ser comercializado no século XX, o que fez ele ganhar toda sua importância no país, sendo amplamente utilizados em áreas distintas:
Setor Rodoviário:
- carros
- ônibus
- caminhão
Setor Industrial:
- motores
- geradores elétricos
- locomotivas ferroviárias
- aquecimento de caldeiras
Tipos de óleo diesel
Atualmente xistem 3 variedades do éleo diesel, uma das coisas que diferencia cada um deles é a quantidade de enxofre por quilograma presentes no combustível, são eles:
- S10: apresenta 10 mg de enxofre por kg de óleo, feito para veículos leves fabricados a partir do ano de 2012;
- S50: apresenta 50 mg de enxofre por kg de óleo;
- S500: apresenta 500 mg de enxofre por kg de óleo, feito para veículos leves fabricados a partir do ano de 2012, mas a industria também o utiliza em: máquinas para uso industrial, na geração de energia, uso agrícola e em locomotivas;
- S1800: apresenta 1800 mg de enxofre por kg de óleo;
No entanto, os únicos que são comercializados no Brasil são o S10 e o S500!
Manutenção do motor a diesel
Anteriormente foi esclarecido o que é e de onde veio esse combuatível tão importante para a economia do Brasil. No entanto, agora vamos falar sobre sua manutenção com mais um STP, o Diesel Fuel Treatment.
Composição:
O STP Diesel Fuel Treatment possui destilados de petróleo, aditivos detergentes, dispersantes, anticorrosivos e antiespumante que são responsáveis pela limpeza dos depósitos que o óleo diesel deixa (formação de vernizes, ceras, gomas e depósitos de carvão). Mas também limpa o acúmulo de água que o combustível deixa no sistema de injeção.
Benefícios:
- otimiza a combustão;
- previne oxidação e corrosão;
- reduz a emissão de poluentes;
- aumenta a vida útil dos injetores e do motor;
- combate a produção de resíduos, evitando o entupimento na tubulação e nos filtros;
Modo de usar:
Basta colocar todo o produto do frasco junto com o combustível no momento do abastecimento. Dessa forma, um frasco do STP Diesel Fuel Treatment trata até 200L do combustível.
Mas sempre verifiquem o fabricante do seu veículo e as instruções na embalagem do produto.
Então, gostou de saber de toda a história do diesel e como cuidar do seu motor e bateu a curiosidade de onde conseguir mais um produto da linha STP? Então venha confira no nosso site esse e vários outros serviços e produtos do Posto 214 Sul e venha abastecer conosco e aproveite para fazer essa manutenção no seu veículo!