Pneus bem cuidados: calibragem e verificação adequada

Os cuidados com os pneus são fundamentais por vários motivos, e sua manutenção preventiva está entre os principais elementos da revisão automotiva. Isso porque, seu maior objetivo é evitar acidentes.

Quando os pneus estão em bom estado de conservação, conseguem garantir a segurança do motorista e dos passageiros, além de favorecer a economia de combustível.

O proprietário do veículo também precisa cuidar bem dos pneus para prolongar a vida útil e economizar por mais tempo. Mas mesmo sendo um procedimento essencial para qualquer tipo de automóvel, ainda assim é muito negligenciado.

A manutenção preventiva evita que esses elementos sejam danificados ou desgastados prematuramente. Eles precisam passar sobre uma inspeção regular para determinar se estão em condições normais ou se algo deve ser corrigido.

Lembrando que essa manutenção também inclui o alinhamento e o balanceamento, visto que esses procedimentos são indispensáveis para aumentar a vida útil dos pneus.

Por ser um assunto extremamente importante para qualquer pessoa que possua um veículo, este texto traz algumas informações essenciais.

Ele vai mostrar qual é a frequência ideal para calibrar os pneus do carro, como identificar a calibragem correta, quais são os riscos de andar com pneus mal calibrados e como verificar o estado geral para identificar desgaste.

Frequência ideal de calibragem dos pneus

A frequência ideal de calibragem depende da maneira como o veículo é utilizado. Se for de uso convencional, o ideal é fazer isso a cada 15 dias, além de calibrar o estepe.

Por outro lado, pessoas que usam o automóvel para trafegar longos percursos, ultrapassando os 500 km no mês, a calibragem deve ser mais frequente, preferencialmente toda semana.

Diversos cuidados são importantes com os veículos, como instalação de película de segurança para vidro temperado , mas em relação aos pneus, a atenção deve ser maior.

Para quem usa o carro esporadicamente, por exemplo, aos fins de semana, o ideal é fazer isso uma vez por mês, mas conferir com frequência. Antes de viajar, também é fundamental se certificar sobre a calibragem, mesmo que tenha sido feita recentemente.

Como identificar a calibragem correta?

A calibragem precisa ser verificada com os pneus frios, por isso o ideal é levar o veículo até um posto até 2 km de distância do local. O estepe também precisa ser examinado para que esteja sempre pronto para o uso.

No caso dele, a pressão deve ser até 5 psi acima dos demais. Depois de conferir a pressão ideal para o carro, o motorista deve digitar o número no visor do calibrador, retirar a tampa da válvula do pneu e apertar a trava na ponta do calibrador.

Em seguida, vai encaixar a mangueira na válvula e aguardar o apito do equipamento indicando a pressão ideal. Depois, basta tampar a válvula.

Em um treinamento para condutores habilitados , o proprietário do veículo é orientado a fazer uma checagem semanal sobre a pressão dos pneus e sempre respeitar a calibragem indicada pela montadora.

Essa informação está presente no manual do proprietário ou pode ser encontrada no lado de dentro da tampa do bocal de combustível, assim como dentro da carroceria, logo na porta do condutor.

A pressão dos pneus varia de acordo com o peso do veículo, por isso é indispensável conferir os valores para automóvel vazio e cheio.

Se o pneu for calibrado com pressão acima do que é recomendado pela montadora, o desgaste será maior, assim o veículo poderá perder conforto. Isso acontece porque a suspensão terá mais dificuldade para lidar com as irregularidades na pista.

Riscos de pneus mal calibrados

Os pneus são elementos essenciais para o desempenho e a segurança do veículo, visto que sua função é fazer o contato do carro com o solo.

Diversos cuidados são importantes para a manutenção veicular, como no caso de um serviço de polimento automotivo .

Mas os pneus precisam de uma atenção maior porque se estiverem murchos ou calibrados de forma incorreta, podem trazer riscos. Entre os principais estão:

  • Impactos;
  • Aquaplanagem;
  • Desencaixe do pneu;
  • Problemas de frenagem;
  • Falta de estabilidade.

Um dos maiores riscos de não calibrar o pneu adequadamente são os impactos maiores causados ao veículo. O motorista estará mais suscetível a acidentes de trânsito e ainda pode danificar várias partes do carro.

De modo geral, pneus que não foram calibrados corretamente tornam a condução mais insegura e os reparos nos danos provocados são muito mais caros.

A aquaplanagem acontece por conta de uma perda de aderência em pistas molhadas, e isso se deve ao desgaste da borracha do pneu, assim como falta ou excesso de calibração.

A pressão correta e recomendada pelo fabricante deve ser respeitada para evitar esse risco. Além disso, a falta de calibração está associada ao desencaixe do pneu.

Em uma oficina de carros antigos para restauração , os pneus são checados cuidadosamente, visto que a falta de negligência pode resultar na soltura da borracha, o que provoca acidentes graves para condutores, passageiros e pedestres.

A calibração incorreta, tanto por conta de pressão insuficiente ou em excesso, pode comprometer a eficácia do sistema de frenagem, aumentando a distância de parada e os riscos de colisões.

Por fim, tanto os pneus murchos quanto a calibragem em excesso podem comprometer a estabilidade do automóvel. A área de contato do solo e a banda de rodagem é drasticamente afetada, o que reduz a aderência e aumenta os riscos de acidentes.

Como verificar o estado geral dos pneus?

Existem vários aspectos que precisam ser verificados para identificar sinais de desgaste nos pneus, e um deles é a quilometragem.

Trocar os pneus na hora certa é essencial para a segurança e para economizar, mas para saber quando é o momento de fazer essa troca, é fundamental observar a validade e a quilometragem suportada pelo pneu.

A validade é identificada no momento da compra e, em geral, os pneus duram 5 anos, além disso, o fabricante pode identificar a quilometragem máxima que ele consegue rodar, sem prejudicar sua qualidade e segurança.

Um simulador de direção cfc prepara o aluno para dirigir um veículo real, e nesse processo, ele também aprende que a validade e a quilometragem são informações referenciais, tendo em vista que o desgaste do pneu depende de um carro para outro.

Vários fatores podem interferir, como o uso do veículo, tipo de pista por onde costuma trafegar e o peso transportado, assim sendo, é essencial fazer verificações periódicas.

Outro elemento que deve ser verificado é a banda de rodagem, sendo a parte do pneu que entra em contato com a pista. Os sulcos estão presentes nela, sendo estes os canais em baixo relevo que servem para escoar a água de pistas molhadas.

Se a banda de rodagem estiver desgastada, os sulcos perdem profundidade e não conseguem dispersar a água. É muito mais fácil identificar o problema elétrico e providenciar entrega de bateria do que controlar o desgaste a olho nu.

Por conta disso, os fabricantes começaram a inserir um indicador localizado dentro do sulco, chamado TWI. Quando o pneu é novo, ele é totalmente invisível, mas, ao longo do tempo, começa a aparecer na superfície do pneu.

Mesmo que esse recurso facilite na hora de acompanhar o desgaste do pneu, nem sempre pode estar presente nos modelos usados. O proprietário do veículo pode usar uma moeda para avaliar a profundidade dos sulcos.

Em uma oficina de gás gnv , o profissional utiliza uma moeda de 1 real por que a parte dourada tem exatamente a mesma medida do sulco. Se ela for inserida e continuar visível, é necessário trocar o pneu.

No geral, a banda de rodagem é a que precisa mais atenção, mas isso não significa que o motorista possa negligenciar outras áreas. Desse modo, é necessário verificar se existem sinais de ressecamento, ranhuras ou rasgos.

Isso é muito importante para verificar se existem focos de vazamento e pontos críticos que podem fazer o pneu estourar. Se o motorista identificar um desses sinais, precisa levar o carro ao borracheiro.

Condutores mais experientes, como aqueles que já vão tirar carteira de motorista d , sabem que é possível verificar se ao longo da superfície do pneu estão surgindo deformidades como saliências, buracos e bolhas.

A partir deles, vários outros problemas mais graves podem aparecer, como a explosão do pneu, que provoca perda de controle e pode fazer o veículo capotar.

Considerações finais

Os pneus são uma parte essencial do veículo, pois garantem a segurança e a mobilidade do motorista e dos outros ocupantes.

Eles precisam estar sempre em perfeitas condições de uso, caso contrário, muitos problemas e riscos podem aparecer.

Que se lembre que pneus mal cuidados podem gerar multas para os condutores, de acordo com o Código de Trânsito, por isso todo cuidado é pouco.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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