Em tempos de muita chuva, vários problemas surgem em Brasília devido aos alagamentos e quedas de árvores, frutas e galhos, os quais podem atingir os automóveis. Como consequência disso, vários proprietários de veículos se deparam com uma grande dúvida: como lidar com tempestades em Brasília?
Você se depara com um trecho alagado e o jeito é passar por ele. Em um primeiro momento, a situação pode gerar dúvidas e nervosismo e é importante saber que algumas ações devem ser adotadas para minimizar os problemas do carro.
Uma revisão após a travessia da enchente é indispensável. Pensando nisso, trouxemos 5 dicas de como lidar com tempestades em Brasilia e saber descobrir os danos relacionados aos alagamentos. Confira e boa leitura!
1. Olhe a textura do óleo
Uma das primeiras dicas é analisar a textura do óleo. Mas como saber se o sistema foi prejudicado pela água da enchente? É bem simples: basta puxar a vareta do óleo e verificar se a textura se encontra em um estado cremoso. Caso a resposta seja sim, significa que houve contato com a água.
Então, para que você previna possíveis modificações no motor, o mais indicado é fazer a troca do óleo imediatamente, no posto de combustível mais próximo. Assim, você evita problemas mais sérios com o seu veículo.
2. Verifique a situação do filtro de ar
Outra dica importante é olhar o filtro de ar para constatar se houve contato com a água. Mas como saber? Bem, a presença de barro ou de folhas dentro do filtro vai indicar que a água entrou.
Esse é um problema que pode ser facilmente resolvido com a simples retirada e secagem da peça. Se houve um acúmulo grande de água, o mais recomendado é fazer a troca do filtro de ar. Lembrando que esse é um procedimento que deve ser coberto pelo seguro do carro, caso você tenha um.
3. Observe as funções elétricas
Já imaginou ter a água entrando em contato com o sistema elétrico do automóvel? Certamente, você sabe que as chances de um curto-circuito aumentam muito.
Por isso, quando passar por um alagamento, é imprescindível que você verifique as funções elétricas do carro, tais como lâmpadas e buzina, para analisar se está tudo funcionando perfeitamente.
4. Procure ajuda profissional
É fundamental contar com o trabalho de um profissional da área nesse momento. Caso você perceba algum ruído diferente no seu carro ao sair de uma enchente, vá para um local seguro em baixa velocidade e busque ajuda de um profissional na primeira oportunidade.
O ideal é acompanhar o automóvel por algumas semanas. Lembrando que é importante que o carro passe por um check-up assim que for possível. Uma dica é ficar de olho no sistema de injeção, pois ele pode apresentar problemas inesperadamente.
5. Acione o seguro
Com certeza, você já sabe que é fundamental contratar um bom seguro com cobertura total do bem para proteger o seu carro contra esse tipo de acidente. Afinal, além de indenizar o condutor por roubo, furto, incêndio e colisões, esse modelo de apólice vai proteger o motorista contra prejuízos causados por danos provocados por fenômenos da natureza, como queda de árvores, chuvas de granizo e, claro, alagamentos.
Então, não deixe de contar com um bom seguro para o seu veículo para que você possa acioná-lo assim que passar por uma situação como essa. Enfim, considere todas essas dicas de como lidar com tempestades em Brasília para evitar prejuízos em decorrência das tempestades.
Em Brasília as 2 melhores recomendações são de evitar em épocas de chuva para em baixo de árvores e trafegar embaixo de ”tesourinhas” do plano piloto, onde se tem a maior possibilidade de alagamentos e acidentes, de acordo com Daniel Costa, do Posto 214 Sul.
Você gostou das dicas para fazer uma boa revisão no seu veículo após uma enchente em Brasília? Então, aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Assim, você vai receber as nossas atualizações na sua caixa de entrada!