Afinal, por que o preço da gasolina aumentou?

gasolina aumentou

O preço da gasolina foi assunto recorrente no ano de 2021, obviamente, com a chegada de 2022, o assunto continua em pauta, já que motoristas por todo o país querem saber por que a gasolina aumentou de fato e se ela vai continuar aumentando. Mas, pelo que parece, a questão é muito mais complexa do que podemos imaginar a princípio. 

Há uma série de fatores que motivam a alta dos combustíveis e isso ocorre no mundo todo. No entanto, o preço da gasolina tem sido uma grande influência sobre a inflação no Brasil. Desde que foi aprovada a equiparação do preço do combustível com o preço internacional, o valor da gasolina ficou à mercê da oscilação do dólar e do mercado de petróleo internacional.

Caso esteja procurando entender melhor o que tem acontecido no mercado de combustível e deseja saber por que a gasolina aumentou, acompanhe esse texto que pretende lançar luz sobre esse assunto de uma forma que seja fácil de compreender.

O que sabemos sobre a equiparação do combustível com o preço internacional?

Devido a equiparação de preço internacional, estabelecida em 2016, a Petrobras passou a comercializar o combustível de acordo com o valor do dólar. Nesse caso, o preço em dólar vale para gasolina importada tanto quanto para a que é extraída no Brasil, assim como para o gás doméstico que utilizamos em nossas casas.

Por conta dessa equiparação, fica difícil prever o preço da gasolina de forma concreta, já que o valor em si depende da cotação atualizada do dólar. Entretanto, há outros fatores que podem afetar o preço do combustível em uma região, como: política, geopolítica, economia, entre outros.

É importante saber ainda que a política da paridade tem como premissa o valor do barril tipo Brent. Sendo assim, o valor do dólar é a referência e o que determina o preço no mercado de forma geral, e também o que causa essa oscilação, motivando os reajustes que vemos com tanta frequência nos postos quando vamos abastecer.

Há outro fator que precisa ser considerado dentro desse cenário instável que ocasiona os reajustes, que é a relação entre oferta e procura de um produto. Se há muito combustível estocado e disponível, o preço diminui, por outro lado, quando há certa escassez, o preço sobe em função da grande demanda.

Afinal, por que a gasolina aumentou em 2021?

O valor da gasolina em 2021 foi algo que assustou muitos consumidores, com isso, vários questionamentos surgiram para tentar entender o que motivou a alta nos preços. Quais são os fatores que influenciam o valor final do combustível e dos outros combustíveis? Afinal, por que a gasolina aumentou tanto?

A verdade é que a Petrobras tem enorme influência dentro desse cenário de oscilação. A empresa petrolífera possui 98% da capacidade de refinação de petróleo no nosso país e, sendo ela detentora da maior parcela no Brasil, acaba sendo muito influente quando traçamos um paralelo para comparar com as demais.

Nessa situação, a Petrobras possui quase que um monopólio no mercado brasileiro, o que a concede um grande poder no mercado de petróleo e derivados , já que a empresa abastece grande parte dos postos. Assim, a Petrobrás dita 34% do valor dos combustíveis comercializados pelas refinarias no país, que tem como base o dólar.

No entanto, há outros componentes que contribuem para que esse valor aumente, que são os acréscimos de cinco tributos: impostos federais (cofins, cide, etc), imposto estadual (ICMS), os custo cobrados sobre revenda e distribuição, os preços dos biocombustíveis e valor que as refinarias vendem o produto para as distribuidoras. 

Qual é a importância da OPEP no preço da gasolina?

A Opep (Organização dos países exportadores de petróleo) foi fundada em 1960 pela Arábia Saudita, Venezuela, Kuwait, Iraque e Irã com o objetivo de potencializar sua produção de petróleo diante do mercado mundial. Hoje, essa organização detém 40% da produção mundial e 60% quando falamos de exportação.

A ideia principal da Opep era competir com as maiores empresas do ramo, que faziam exploração em países com grandes reservas petrolíferas, mas pagavam poucos pelos royalties, tendo, assim, grandes lucros comercializando a matéria-prima retirada de outros países enquanto essas nações exploradas recebiam um valor mínimo.

Para combater essa exploração, a Opep decidiu criar uma política para os membros. Uma dessas políticas foi estabelecer planos para produção e controle do valor dentro do mercado (cartel), adquirindo, assim, conhecimento sobre esse mercado. Devido a isso, os países da Opep conseguiram um aumento decorrente dos royalties recebidos.

A Opep é uma das maiores organizações do mundo e, como a nossa economia é diretamente influenciada pelo petróleo, suas ações têm tamanha importância no mercado. E, por ser uma organização com grande poderes sobre o crescimento global, toda decisão da Opep é acompanhada por grandes empresas, mercados financeiros e outros países.

Quais são as expectativas no preço da gasolina para 2022?

Porque a gasolina aumentou foi uma pergunta que muitas pessoas fizeram ano passado, pois o preço do combustível não afeta somente o motorista individual, mas sim todo um setor de transportes que se locomove por todo o país. A consequência disso é a alta do preço em outros setores também.

Obviamente, esse valor afeta o bolso do consumidor de outras maneiras, como um custo a mais. Bom exemplo disso é o preço das coisas no mercado onde tudo ficou mais caro. O fato é que o preço da gasolina impactou motoristas e não motoristas, no entanto, quem precisa utilizar seu carro acaba tendo um gasto semanal.

Essa questão traz para o ano de 2022, que acabou de começar, uma preocupação que esteve presente durante todo o ano de 2021. É possível que o preço da gasolina continue aumentando? Entendemos melhor o que motivou a alta no preço dos combustíveis nesses últimos meses, mas será que esse valor vai diminuir?

Como vimos acima, são muitos os fatores que causam essa alta e por isso é um tanto difícil dizer com certeza o que deve acontecer. Mas, segundo a economista da Veedha  investimentos pontuou, o aumento previsto para 2022 deve ser de no máximo 8%, o que será pouco relevante se comparado ao crescimento de 46% do ano passado.

Como pagar gasolina a preço de nota fiscal em Brasília?

A paridade internacional foi um dos grandes fatores que motivou o aumento no preço da gasolina, além de influências econômicas e políticas, a oscilação do dólar tem um papel de peso dentro desse mercado, fazendo com que os preços possam subir e despencar em questão de horas.

Para empresas que vendem combustível, seja ele nacional ou importado, é vantajoso que o valor cobrado seja alto, já que isso representa uma boa margem de lucros. Contudo, o consumidor acaba sendo prejudicado por precisar pagar caro para utilizar o veículo com mais liberdade.

Pensando nisso, o Posto 214 Sul lançou em forma de protesto a venda de gasolina a preço de nota fiscal. Esse protesto era para ser feito apenas uma vez por mês, mas com seu sucesso, e depois de uma grande pesquisa feita, a equipe do posto concluiu que seria possível fazer esse protesto todos os dias, pelo menos até o preço continuar nas alturas.

Dessa forma, é possível que você continue usando seu carro como preferir, sem se preocupar tanto com esse gasto no final do mês. Para fazer parte desse protesto é muito simples, faça agora a mesmo sua Assinatura de combustível e junte-se a esse movimento que beneficia inúmeros motoristas do Distrito Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *