Qual é a melhor opção para comprar um carro: financiamento ou consórcio?

financiamento consórcio

Neste artigo, veja uma comparação entre as duas formas de pagamento e descubra qual é a ideal para você!

Um dos maiores sonhos dos brasileiros é ter um carro na garagem. No entanto, sabemos que realizar esse desejo bem não é tão fácil, principalmente pelo valor. Por isso, hoje, as principais formas de pagar esse montante são o financiamento e o consórcio.

Você sabe qual é a diferença de um para o outro? Qual é o mais vantajoso? De qualquer maneira, em ambos os casos, é preciso realizar um bom planejamento, pois, ao optar por qualquer uma dessas formas, o pagamento perdurará por alguns meses ou até anos.

Justamente pelo pagamento de longa duração, muitos clientes das instituições financeiras fazem um refinanciamento, que pode ser definido como a troca de um contrato antigo de empréstimo por um novo, o que pode acarretar novas cláusulas, prazos, juros e valores.

Com todas as opções acima, parece ser bem descomplicado adquirir um carro este ano, não é mesmo? Porém, antes de escolher entre um consórcio ou um financiamento, não deixe de pesquisar cada vantagem e desvantagem, além de prestar bastante atenção nos contratos, nas formas de pagamento e no montante de juros.

Para auxiliar você nessa escolha, preparamos um artigo exclusivo demonstrando o que é financiamento e consórcio, assim como as vantagens e as desvantagens de cada um. Ao final, você pode decidir qual é a melhor forma de adquirir o carro dos seus sonhos.

Quer saber mais sobre o assunto? Basta seguir com a leitura até o final para sanar todas as suas dúvidas acerca do tema!

O que é um financiamento?

Quando você financia um carro, uma instituição financeira empresta o dinheiro necessário para a compra. Em troca, você paga juros e possivelmente taxas por um número específico de meses.

As opções de financiamento de automóveis incluem bancos, cooperativas de crédito, credores on-line, empresas financeiras e algumas concessionárias de automóveis.

O financiamento por meio de uma cooperativa de crédito ou banco pode ser mais barato que um empréstimo por meio de uma concessionária porque os revendedores podem aumentar as taxas de juros para lucrarem com o financiamento. Algumas concessionárias oferecem o próprio financiamento.

O que é um consórcio?

Em um consórcio, dois ou mais indivíduos, empresas ou governos se unem para alcançar um objetivo comum. As entidades que participam de um consórcio agrupam recursos, mas são responsáveis ​​apenas pelas obrigações estabelecidas no contrato do consórcio.

Nesse caso específico, um número de pessoas se juntam para adquirir um carro — que é o bem em comum entre elas. Quem pagar o montante do consórcio mais rápido pode levar o carro mais cedo, ou seja, adiantando as parcelas. É o que chamamos de lance. A empresa responsável pelo consórcio costuma receber 20% do valor final do bem para administrar o processo.

Quais são as vantagens e as desvantagens de cada modelo de pagamento?

Vantagens do financiamento:

  • as taxas costumam ser um pouco mais baixas quando comparadas à compra de um imóvel, por exemplo;
  • quem solicita tem o bem (no caso, o carro) imediatamente após a aprovação.

Desvantagens do financiamento:

  • é uma dívida a longo prazo;
  • é obrigatório ter, no mínimo, de 10% do valor total do carro para a entrada;
  • os juros fazem com que o valor pago seja bem mais alto que o pagamento à vista.

Vantagens do consórcio:

  • o valor total costuma ser mais baixo quando comparado ao financiamento;
  • é possível desistir e ter o dinheiro de volta;
  • não é preciso um montante para a entrada.

Desvantagens do consórcio:

  • você não sabe quando receberá a carta de crédito para retirar o bem;
  • você paga uma taxa caso desista do consórcio.

Curtiu o aprendizado de hoje? Vamos aprender agora os motivos que levam o aumento do preço do combustível no Brasil? Saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *