É obrigatório ou não ter extintor de incêndio no carro?

extintor carro

Ter um extintor de incêndio no carro se tornou facultativo em 2015, confundindo diversos motoristas acerca da obrigatoriedade ou não de manter o item de segurança.

Atualmente, temos o Projeto de Lei nº 159/17, aprovado pela Câmara de Deputados, em tramitação no Senado Federal para que o extintor de incêndio volte a ser obrigatório. Toda a controvérsia em torno do item existe em razão da ausência de solidez nas evidências técnicas para a sua necessidade.

O histórico da obrigatoriedade do extintor de incêndio

O extintor de incêndio se tornou obrigatório em 1998, por meio de uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e em 2004 veio outra decisão, que impactou economicamente os motoristas, ao exigir a substituição dos extintores com cargo BC por ABC.

Na ocasião, também ficou instituído que os carros novos deveriam vir equipados com o novo modelo de extintor de incêndio. Em decorrência do alto número de reclamações, o prazo para a substituição foi adiado em diversos momentos até o ano de 2015, em que a Resolução nº 556 do Contran tornou o item facultativo.

Vale ressaltar que para veículos comerciais, como ônibus, van ou caminhões a obrigatoriedade se manteve. Neste caso, a ausência de extintor de incêndio dentro do prazo de validade é infração grave, sujeitando o motorista a pagar a multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH (Carteira de Habilitação).

Neste caso, a ausência de extintor de incêndio dentro do prazo de validade é infração grave, sujeitando o motorista a pagar a multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH (Carteira de Habilitação).

O extintor de incêndio é essencial para a proteção do carro?

Sobre essa questão existem diversas opiniões e cabe ao motorista observar o que se ajusta melhor à sua realidade. Não há precaução exacerbada quando existem vidas em jogo, não é mesmo? Somente o condutor poderá fazer as escolhas a respeito de seu carro.

Há quem defenda que a obrigatoriedade do extintor de incêndio pode ferir o direito do consumidor de tomar a decisão mais adequada para a proteção de seu patrimônio e também que os carros estão cada vez mais seguros graças ao desenvolvimento de tecnologias, tornando o item obsoleto e dispensável.

No entanto, o representante da Associação Brasileira das Fabricantes de Extintores Veiculares, Jairo Lousano Filho, alega que a obrigatoriedade do item é imprescindível para dar a chance de salvar vidas e também o patrimônio em caso de acidente.

É obrigatório ou não ter extintor de incêndio no carro de passeio?

Não é obrigatório. As discussões acerca do item de segurança não chegaram ao fim e a decisão por manter o extintor de incêndio em carro de passeio é opcional. No entanto, deve-se ter em consideração os riscos expostos diariamente.

A utilização do extintor de incêndio é recomendada em pequenos focos de incêndio, sempre optando por comunicar o Corpo de Bombeiros. Não há segredos para o acionamento do item, o procedimento é simples: remoção do lacre de segurança, direcionamento do bocal para o foco de incêndio e disparo do gatilho.

Economizar com segurança não é uma atitude assertiva, o ideal é prezar por manter todas as possibilidades de prevenção e auxílio sempre à mão. Conheça nosso blog para mais dicas sobre como manter seu veículo seguro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *