Como gastar menos gasolina todos os dias

gastar menos gasolina

Umas das maiores preocupações dos motoristas está no preço da gasolina, provavelmente, se eles encontrassem um gênio da lâmpada mágica pediriam para gastar menos gasolina no dia a dia. Nós não temos um gênio da lâmpada, mas sabemos que com algumas mudanças de hábito você poderá gastar menos gasolina que tanto deseja. 

Você pode gastar menos gasolina com hábitos diferentes. Neste artigo, você entenderá o real motivo dos gastos excessivos com combustível. Há quem coloque a culpa no preço, outro no próprio bolso, alguns depositam a culpa até no carro, mas na verdade nós somos os responsáveis pelo gasto excessivo de combustível no nosso veículo. 

Que tal começarmos hoje mesmo a mudar o rumo dos seus gastos com combustível? Para isso, separamos treze formas de economizar gasolina, vamos lá?

13 formas de gastar menos gasolina todos os dias

Dirigir melhor

Você já parou para analisar como você dirige o seu carro? Algumas atitudes são primordiais para economizar, não apenas com o combustível, mas também com a manutenção do veículo.  

Algumas funções do carro consomem consideravelmente o combustível quando utilizadas, seja da forma certa ou da forma errada. 

Não é necessário um conhecimento profundo sobre automóveis para concordar com cada item listado abaixo, então, prepare papel e caneta e anote as nossas dicas. Assim que você começar a usá-las, perceberá que vale a pena ter um pouco mais de cuidado e atenção ao dirigir. 

Passar a marcha corretamente

Geralmente, as famosas “esticadas” ao trocar a marcha ocasionam consumo de combustível. Talvez não fosse necessário algumas orientações se todos os motoristas seguissem o manual do veículo, porém, muitas pessoas não sabem qual é a velocidade ideal para trocar de marcha no seu próprio carro justamente por não seguir o manual. É muito importante que você,  dono do veículo, entenda que para a melhor conservação do carro e para que o seu dinheiro seja economizado em diversos aspectos, é necessário obedecer ao painel e o manual do carro. 

Acelerar o carro sempre será um dos maiores motivos de consumo exagerado do combustível, para que você consiga economizar, pise de forma mais suave no acelerador. Assim, você evita que o seu carro acelere desnecessariamente e gaste o seu combustível além do esperado. 

Tirar o pé do acelerador

Vimos que acelerar o carro desnecessariamente consome combustível, a melhor maneira de não acelerar desnecessariamente é ir devagar, isso mesmo, sem pressa. Quando você não está com pressa de chegar a algum lugar, ir sem pressa em uma velocidade constante é a melhor solução para economizar, por isso o motorista deve manter atenção no conta-giros. O conta-giros fica no painel do carro e mostra quantas rotações por minuto o motor do carro está girando. No manual do carro você consegue encontrar o torque máximo do motor, ou seja, qual é a rotação a qual ele deposita maior força. Observe o número e procure não passar desse número estipulado no manual, e se possível, ficar entre 1.500 à 3.000 rpm. 

Evitar o ponto morto

No caso de descida, é preferível não descer em ponto morto, pois causa mais gasto de combustível. Oriente-se a respeito do sistema de injeção do seu carro e tome as precauções devidas para que o sistema de injeção não sinta que o carro esteja em marcha lenta e gaste mais combustível em descidas.  

Ser sempre o mesmo motorista

Manter o mesmo motorista utilizando carro é uma das tarefas mais difíceis quando o carro é compartilhado com a família, esposa, esposos, filhos ou outros. Mas um carro que mantém o mesmo motorista tem maiores possibilidades de economizar combustível, isso porque a pessoa já cria seus hábitos de diminuição de consumo, além de percorrer trajetos menores, escolhe os postos com preços mais acessíveis e com combustível de qualidade.  

Não dirigir sem necessidade

Geralmente, quem acostumou-se ao carro, acaba por se acomodar à rapidez que ele proporciona. Mas reflita sobre usá-lo sem necessidade. Muitas pessoas usam o carro para pequenos trajetos, como ir à padaria, levar as crianças na escola, comprar algo no mercado e outros. Além de você gastar combustível desnecessariamente, cria-se uma rotina sedentária. 

O nosso corpo precisa se movimentar, e se você não tem tempo para exercícios físicos, caminhar fará muito bem a sua saúde, além de colaborar com o meio ambiente. Em alguns casos, usar um aplicativo de motorista particular ou um transporte público custará bem menos a você do que abastecer o carro, não é verdade? 

Escolher um único posto de combustível de confiança

Alguns postos de combustíveis não oferecem qualidade no produto que entregam ao cliente, ou seja, o seu combustível pode não ser de qualidade, as bombas podem estar defeituosas gerando valores errados para o cliente, entre outras situações desagradáveis, não é verdade? 

Por isso, duvide de postos de combustíveis que ofereça um preço abaixo do normal, ou que esteja sem bandeira, marcas aparentes. É muito importante que você abasteça o seu carro em um posto que seja recomendado, visivelmente regularizado, que possua referências e marca. 

Se você encontrar um posto de confiança, com atendimento de excelência e com formas de pagamento que te atenda, procure fidelizar-se a ele. 

Cuidado com o peso do carro

O consumo do seu carro pode aumentar devido ao peso, por isso, é necessário que você retire qualquer coisa desnecessária de dentro do veículo. Verifique o seu bagageiro sempre que possível para retirar itens que possam estar prejudicando o desenvolvimento do seu carro.  

Observar o filtro de ar, de óleo e de combustível do veículo

Não é recomendado que você dirija quando o filtro de ar estiver sujo, pois ele isso causa obstrução no filtro e resulta na redução do desempenho do seu veículo e aumento do consumo de gasolina.

Calibrar sempre os pneus

Caso esteja planejando uma viagem, calibre os pneus do seu carro. Isso fará com que o consumo do seu carro reduza, além de garantir maior facilidade na direção. 

Evite usar o ar-condicionado

Usar ar-condicionado pode aumentar consideravelmente o consumo do seu carro. Isso é de conhecimento de todos. Então, evite utilizá-lo em momentos desnecessários, na maioria das vezes vale a pena manter a janela aberta e economizar. Entretanto, caso esteja na estrada, o melhor seria manter o ar-condicionado ligado e as janelas fechadas, ok? 

Escolha do carro na compra

Quanto maior carro, mais ele irá consumir combustível. O ideal, se você deseja comprar ou trocar de carro, é optar por um carro de pequeno/médio porte. Pois quanto menor o carro, menos gastos. Porém, você não precisa comprar um carro minúsculo imaginando que irá economizar mais. Antes de comprar ou trocar de carro, pesquise o que seria mais vantajoso para o seu bolso, e considere os tópicos deste artigo para continuar a economizar e gastar menos gasolina todos os dias. 

Fugir de congestionamentos

Parece meio óbvio, afinal, quem não quer evitar congestionamentos? Mas, na maioria das vezes, já conhecemos as vias que sempre apresentam congestionamentos. Então, evite, sempre que possível, pois manter o carro ligado e fazer diversas paradas fazem com que o carro consuma mais combustível. 

Você aplica todas estas recomendações? Coloque em prática agora e perceba que cada atitude sua pode trazer uma economia significativa no seu orçamento anual. Agora que você sabe mais leia sobre como o uso de aditivos pode fazer economizar combustível.

Gasolina a preço de nota fiscal: Como os brasilienses economizam?


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *