Como reduzir as despesas com combustíveis em 2021

despesas combustíveis

Sabemos que iniciamos o ano em uma desagradável crise financeira. O Covid-19, vírus que causa problemas respiratórios, tornou-se uma pandemia mundial, fazendo com que muitas pessoas aderissem ao “Fica em casa”, para que o vírus não se multiplique, não é verdade?  

Além disso, houve uma drástica redução nos transportes públicos e carros de aplicativos. As pessoas começaram a usar os seus próprios carros para garantir que não estariam expostas a contaminação. Essa é uma ótima opção, mas seria melhor se as pessoas não estivessem precisando poupar suas economias nesse momento. 

Apesar da campanha de “Fique em casa”, muitas pessoas estão trabalhando por escala para manter o emprego e as empresas funcionando. Se você precisa usar o seu carro para se deslocar ao trabalho e não sabe como reduzir sua despesa com combustível, acompanhe o nosso artigo para saber as dez dicas de como reduzir as despesas com combustíveis em 2021. Vamos lá? 

10 dicas para redução de despesas com combustíveis

Economize morando próximo ao trabalho

Essa dica é voltada especialmente para quem reside em casa ou apartamento alugado. Um dos benefícios de pagar o aluguel está em poder escolher sempre um local próximo aos lugares que você frequenta constantemente. 

Nesse momento, se você mora de aluguel, vale a pena procurar por uma moradia que esteja próxima ao trabalho, escola, mercados e outros. Essa facilidade em se locomover fará com que você utilize menos o seu carro, garantindo qualidade de vida e diminuindo os gastos com combustíveis. 

Caso você não tenha essa opção, a maneira mais fácil é procurar por trabalhos que sejam o mais próximo possível da sua residência. Às vezes você pode achar que para ganhar menos perto de casa, é melhor do que ganhar mais trabalhando longe. Saiba que você está se enganando, pois trabalhar perto de casa fará com que você ganhe tempo, qualidade de vida, menos estresse e menos gastos, são ganhos que farão toda a diferença. 

Economize despesas com combustíveis com um carro híbrido

Os carros híbridos possuem dois tipos de motores, um à gasolina e outro elétrico, o motor elétrico faz com que o motor de combustão à gasolina mantenha-se funcionando a baixas rotações, de forma que o consumo de gasolina seja reduzido e, consequentemente, também seja reduzida a emissão de poluentes. 

Os carros híbridos mais baratos no nosso país são: 

  • Toyota Corolla Altis Hybrid – R$ 166.490.
  • Toyota Corolla Cross XRX – R$ 188.590.

Algumas das desvantagens estão no investimento em adquirir o bem e o preço na manutenção do carro, além da bateria ser mais cara também. 

Economize adquirindo um carro elétrico

O carro elétrico é completamente independente, são diversas vantagens em adquiri-lo, além daquela que mais nos ajuda, a preservação do meio ambiente. 

Com o carro elétrico você pode economizar por volta de 80% nas despesas com combustíveis, é uma economia bastante significativa. Além disso, o carro possui um silêncio maravilhoso, tem a manutenção bem mais simples e reduz o pagamento de impostos da propriedade de veículo. 

O rendimento dele é incrível, e você nem precisa de álcool ou gasolina, muito menos de trocar óleo, fazer regulagem ou trocar o filtro de óleo do motor. Trocar filtro de ar e limpar o bico injetor? Esquece isso, esquece também todas as outras coisas desde o radiador ao cabo de velas!  

Atenção na direção

Às vezes não paramos para refletir em como a forma que dirigimos pode influenciar nos gastos com o nosso automóvel, não é verdade? Dirigir de qualquer forma pode, além de danificar o seu carro e peças internas, acabar contribuindo para que você gaste a cada dia mais. 

Você notará uma grande diferença no consumo de combustível se manter atenção na direção. Não acelerar o carro desnecessariamente, não abastecer em qualquer posto e outras situações podem ajudá-lo na redução tão esperada de despesas nos combustíveis. 

Atenção ao trocar de marcha

Quando ao trocar a marcha, são feitas as famosas “esticadas”, o combustível é consumido. Ler o manual do veículo faz toda a diferença na forma que você utiliza-o. Nele você encontra qual é a velocidade ideal para trocar de marcha no seu carro. 

Para manter o seu automóvel conservado e economizar combustível, atente-se ao manual. Apegue-se à ele. Caso você não tenha adquirido um veículo com manual, no caso de comprar de outra pessoa, busque pelo manual do carro na internet. Com certeza você encontrará algo para auxiliar no seu dia a dia. 

Economize tirando o pé do acelerador

Se você acelerar o carro demais, sem que haja um real motivo para isso, você usará mais combustível. Sabemos que, a maioria dos motoristas, não precisam estar com pressa para acelerar o carro. Por isso é tão importante frisar que você precisa tirar o pé do acelerador, vá na velocidade correta, vá com calma, isso fará bem ao seu bolso, e à você.  

Observe sempre  conta-giros do seu carro que fica no painel. Ele conta as rotações por minuto que o motor do carro está girando. No manual do carro você consegue encontrar o torque máximo do motor.  Observe o número e procure não passar desse número estipulado no manual, e se possível, ficar entre 1.500 a 2.000 rpm. 

Posto de combustível de confiança

Alguma vez você já desconfiou da qualidade do combustível que foi injetado no seu automóvel? Sim? É exatamente isso que você deve evitar. Procure por postos de combustível com marca e que possuam qualidade no que oferecem. De preferência, procure saber da reputação do posto de combustível na internet ou com quem abastece a mais tempo, taxistas por exemplo. 

Além de combustíveis de má qualidade, as bombas também não podem estar defeituosas para que não gere cálculos errados. Preços abaixo do normal também é um forte indício de que há algo de errado. Fidelize-se em um posto de confiança, e se estiver na estrada, procure saber com antecedência sobre os postos que estarão no caminho. 

Único motorista

Caso você não precise compartilhar o carro com um familiar, como a esposa, por exemplo, evite emprestá-lo para pessoas que podem abastecê-lo em qualquer posto ou usá-lo de maneira incorreta e acabar causando despesas para o seu bolso. 

Os hábitos de direção acabam sendo refletidos em todo o funcionamento do carro, e é por isso, que devemos nos precaver e não compartilhar o nosso automóvel com qualquer pessoa, principalmente com pessoas que não saibam a importância de manter o veículo em modo econômico.

Vá andando!

É completamente natural que venhamos nos acostumar com a facilidade que o carro nos proporciona. Mas você á parou para pensar quanto você gasta de combustível passeando pequenos trajetos?  Sim, esses projetos somados já possuem mais que 50% das suas despesas em combustíveis, não é verdade? Por isso, procure aproveitar que o local não é longe e vá caminhando, ou de aplicativo, talvez até de condução. 

Se você somar o valor do combustível mais o valor do estacionamento, com certeza optaria por essas opções acima. Nem sempre ir de carro é a melhor opção. A movimentação do nosso corpo é essencial para mantermos nossa saúde em dia. Deixe a preguiça de lado e economize indo a pé ou de bike!

Já pensou em adquirir combustíveis a preço de nota fiscal todos os dias? Essa é sem dúvidas a melhor forma de economizar no orçamento mensal com os gastos dos combustíveis.

A escolha interfere

Falamos acima que já podemos escolher entre os carros híbridos e elétricos, sim, ainda não é uma opção para muitos, mas um dia chegará a ser. Mas para quem ainda não consegue ter um carro elétrico, basta seguir as orientações deste artigo para os carros à combustão e praticá-las, você verá a diferença no final do mês. 

Essas dicas podem modificar o seu dia a dia e amenizar as suas despesas em 2020, um ano marcado por crise financeira. Que tal pensar no futuro e começar a economizar hoje mesmo? Lembre-se que só depende de você mesmo alcançar a diminuição nas despesas que você deseja para esse ano. Leia mais sobre o futuro dos combustíveis no Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *