Na hora de lavar o carro: Como otimizar meu tempo?

lavar carro

Quem tem um carro sabe que deixar ele limpo é uma necessidade constante. Além do aspecto do mesmo, a limpeza também é crucial para a segurança do condutor, já que proporciona uma melhor visibilidade de vidros e retrovisores. Evita-se também a desvalorização da lataria que, sem uma limpeza constante, deixa a pintura descuidada e danificada.

Muitas pessoas optam por lavar o carro em lava rápido, que se utilizam de produtos, técnicas e equipamentos que não temos acesso em casa. Apesar de ser muito mais prático para o dono do veículo, existe o risco de levar o veículo em lava rápidos que não se tem conhecimento pleno do assunto, e assim corre o risco de danificar a pintura do veículo. Por conta disso, alguns donos preferem fazer a lavagem por conta própria em suas residências, ou em procurar uma empresa séria e perita no que faz.

Mesmo parecendo ser uma tarefa simples e fácil de se fazer, lavar um carro requer muitos cuidados para evitar problemas na pintura, lataria e vidros do veículo. Por isso, separamos algumas dicas importantes para você lavá-lo corretamente, otimizando seu tempo e não deixando nenhuma parte para trás. Confira:

Escolha os produtos ideais

Antes de começar a lavar o carro, você deve separar os materiais que serão usados. Coloque em um balde a bucha para limpar as rodas, por exemplo; outra bucha ou pano para pneus e outros para lataria; um pano seco macio para finalizar, preferencialmente de microfibras; luvas; e um balde de água.

Quanto aos produtos químicos que serão usados, você pode separar o limpa-vidros para limpar todos os vidros do veículo; o pretinho para os pneus que acabam ficando sujos com o uso; cera automotiva; hidratante de couro (se este for o revestimento dos bancos); silicone para painel; entre outros de sua preferência.

Divida o trabalho

Como qualquer atividade, segmentar e ir por partes é a melhor forma de cumpri-las por inteiro e com perfeição. A principal “ordem” de lavar o carro é começa-la pela parte interior.

Isso se justifica porque limpar o carro por fora primeiro, deixa a parte interna exposta e quando você for limpar a parte interna, corre o risco de sujar a externa que já está finalizada. Por isso, priorize a parte interna primeiro. Além disso, corre o risco da cera para carros secar junto com a sujeira, causando mais retrabalho.

Após realizar a limpeza interna, atente-se à externa, que também possui sua devida ordem. Comece de cima para baixo, ou seja, do teto do carro para o chão. Isso evita com que você suje partes que já foram limpas!

Outra dica muito importante é nunca lavar a lataria de uma vez só e por inteiro. Lavando uma parte do carro, já enxague imediatamente, pois isso evita que algum produto usado seque e se fixe na lataria danificando a pintura.

Vale ressaltar que, para realizar a limpeza, evite ao máximo lavar o veículo sob o sol escaldante. Procure sempre um lugar com sombra. Isso indicado pois, caso a lataria esteja muito quente, a possibilidade do sabão causar uma mancha no carro assim que ele entrar em contato com a lataria é grande.

Além disso, ao secar algum produto na lataria por conta do sol, o mesmo pode danificar a pintura. Por isso, o ideal é sempre manter o veículo molhado durante a limpeza externa e de baixo de sombra.

Limpeza interna

Agora que você já sabe a ordem ideal para otimizar a sua limpeza, vamos aos detalhes de cada uma. Na limpeza interna, você pode iniciar usando um aspirador de pó para retirar toda a poeira e sujeira do carpete do veículo e de outras partes do mesmo.

Após isso, pegue um dos panos separados e umidifique em água. Retire todos os tapetes e passar o pano por todas as peças e dobradiças do veículo. Você pode usar o silicone para painel, para deixa-lo mais brilhoso. Evite passar produtos oleosos no volante, pois ele pode permanecer escorregadio por um período e ser um causador de acidentes.

Sobretudo, se o seu carro possui bancos de couro, utilize o hidratante de couro para limpeza. No caso de bancos estofados, limpe-os com um pano úmido com água ou com algum produto apropriado. Não se esqueça de limpar embaixo dos bancos do carro e da parte traseira onde ficam os passageiros. Se necessário, retire o extintor de incêndio para ganhar mais espaço e fazer a remoção da sujeira de forma mais efetiva.

Primeiramente, para limpar o teto, que geralmente é revestido pelo mesmo material do carpete, utilize produto próprio e faça movimentos suaves, para não deixar marcas no tecido. Para lavar os tapetes, que geralmente são as peças mais sujas da parte interior do veículo, retire-os e chacoalhe um por um para retirar a sujeira mais “grossa”. Logo depois, você pode passar um pano úmido ou colocá-lo em uma a lavadora de pressão, ensaboando os tapetes e enxaguando-os na sequência.

Limpeza externa

Agora chegou o momento de limpar a lataria, os vidros, a roda e os pneus do seu carro. Feche as portas do veículo para proteger a limpeza interna já realizada. Após isso, separe o seu trabalho por partes, ou seja, limpe uma parte externa de cada vez e logo enxague, como indicado anteriormente.

Você pode usar sabão para limpeza e enxaguar com água logo em seguida. Evite ao máximo utilizar detergentes domésticos, pois podem danificar a pintura do veículo. Para os vidros, umedeça um pano macio com limpa-vidros e limpe-os com movimentos suaves. É muito importante essa parte da limpeza, pois os vidros devem ficar totalmente desembaçados para a visibilidade do motorista.

Para os pneus, o pretinho é uma ótima solução para remover aquela sujeira que o pneu absorve ao rodar. As rodas você pode limpar com um pano úmido com água, por exemplo.

Após enxaguar cada parte da área de lataria, seque-a com um pano seco macio para evitar arranhões. Muitas pessoas passam a famosa cera automotiva para finalizar, que proporciona brilho e um acabamento muito mais bonito à pintura do veículo.

Para realizar a limpeza do seu veículo de forma prática e rápida, possuímos produtos automotivos biodegradáveis. Se preferir não lavar seu próprio carro, procure empresas sérias com mais de 10 anos de mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *