Higienização automotiva: Por que a limpeza interna é importante?

higienização automotiva

Quem tem um carro costuma cuidar muito bem da lavagem, seja em casa ou em estabelecimentos especializados. Afinal, assim é possível garantir que o veículo esteja sempre com aparência de novo e bem conservado! Mas você tem essa mesma preocupação com a limpeza interna? Se não tem, veja a seguir os motivos pelos quais ela é tão importante, a higienização automotiva.

Garantir a saúde dos ocupantes

É isso mesmo: higienização automotiva interna não é essencial apenas para conservá-lo melhor, mas também para preservar a saúde de todas as pessoas que fazem uso dele. Ao longo do tempo, as estruturas internas do carro vão acumulando poeira, ácaros, vírus e bactérias.

Todos esses agentes podem provocar reações alérgicas ou até mesmo outras doenças nos passageiros do veículo, como asma e bronquite. A limpeza remove tanto esses microrganismos, quanto as pequenas partículas de poeira e outros tipos de sujeira, que podem estimular a sua proliferação, como restos de alimentos, por exemplo.

Por isso, a limpeza interna é uma medida em prol da sua saúde e da sua família.

Prolongar a vida útil das peças

A manutenção constante, é a melhor forma de garantir que os componentes internos do veículo durem por mais tempo. Por meio dela, você evita que os tapetes, bancos, filtro de ar condicionado e outras estruturas precisem ser substituídas rapidamente e, por consequência, faz uma boa economia. A longo prazo, o custo/benefício de manter uma rotina de higienização interna automotiva faz toda a diferença no bolso do proprietário.

Evitar a desvalorização com a higienização automotiva

Se você pensa em trocar de veículo futuramente, tem um motivo a mais para se preocupar com a limpeza interna, tanto quanto com a externa. Manchas nos bancos, ou teto amarelado, por exemplo, são problemas que desvalorizam o carro, fazendo com que ele perca o seu valor de mercado e tornando a venda mais difícil.

Quem compra um veículo, mesmo usado, faz questão de que ele esteja em perfeita condição por dentro também.

Em geral, o processo de desvalorização automotiva é natural, mas a higienização interna é uma das formas de fazer com que ele não seja tão sério.

Posso fazer a higienização interna em casa?

Isso varia bastante de acordo com o modelo do veículo. Em alguns casos, por exemplo, é preciso tirar algumas peças de dentro para que a limpeza seja completa. Portanto, é melhor contar com um trabalho profissional, pois, ao colocar as peças novamente, elas precisam ser bem encaixadas.

O que você pode fazer é levar o carro em um local apropriado, para realizar a limpeza interna a cada seis meses, em media. E nos intervalos, tenha bons produtos em casa, para manter o interior do veículo limpo e bem conservado.

Quer saber sobre como cuidar, e manter uma boa higienização interna automotiva? Acesse nosso artigo e descubra como funciona o procedimento Comb-out!

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *