5 cuidados que você deve ter na hora de lavar carros pretos

carros pretos

Existem muitas pessoas que preferem lavar o carro em casa para economizar. Contudo, é importante saber a forma correta de realizar esta tarefa. Ela pode, inclusive, variar em função da cor do veículo. Neste artigo, vamos tratar especificamente dos cuidados que você deve ter na hora de lavar carros pretos.

Nesse caso, a forma correta de fazer a limpeza é importante porque o preto é umas das cores em que os danos ficam mais evidentes. Afinal, quaisquer arranhões, manchas e riscos permanecem visíveis. Além disso, a própria lavagem inadequada pode causar os prejuízos citados.

Se você não quer que o seu carro perca o valor de mercado, fique atento às dicas seguintes.

Descubra 5 cuidados que você deve ter na hora de lavar carros pretos

1. Nunca lave o carro no sol

Esta é uma dica que vale para todos os carros, sem exceção. O sol aquece a lataria e faz com que o sabão seque mais rápido. O resultado é que o seu veículo pode acabar ficando manchado, principalmente se você não utilizar algum Shampoo profissional, como o do procedimento Comb-Out.

Não obstante, aqui ele é ainda mais necessário, pois o agravante neste caso é que a cor preta absorve os raios de sol. Com o tempo, a incidência direta e frequente desgasta a pintura. O correto é sempre realizar a lavagem do carro em ambiente sombreado, estando o veículo longe não apenas do sol, mas também do calor.

2. Use apenas produtos indicados exclusivamente para automóveis

Muitos donos de automóveis acabam utilizando produtos de limpeza doméstica nos seus carros, o que pode gerar danos irreparáveis. O correto é aplicar apenas substâncias que forem indicadas unicamente para veículos. Elas são encontradas facilmente e podem ser até mesmo de material biodegradável.

Para esfregar na lavagem à seco, jamais use esponjas e panos comuns, apenas microfibra, poliéster e lã.

3. Aplique sempre água fria

Anteriormente, vimos que o veículo não deve ficar exposto ao sol em virtude da temperatura pois quanto mais escura a sua cor, mais danoso o calor à ela. Portanto, nada de utilizar água quente na lavagem – aplique ela sempre fria e em local fresco.

4. Lave o veículo na frequência certa

Entre os cuidados que você deve ter na hora de lavar carros pretos está a periodicidade da limpeza. A recomendação para a cor preta é que o processo ocorra duas vezes por semana. A frequência aqui deve ser maior devido à cor que esquenta mais e tem tendência a acumular poeira, partículas responsáveis por arranhar e marcar o verniz do carro.

Outro fator importante é o cuidado para não manter por muito tempo na pintura os dejetos de árvores, frutos e impurezas do ambiente. Os carros pretos que circulam em Brasília costumam ter estas marcas tradicionais por falta de lavagem automotiva adequada.

5. Evite as lavagens de rua

A última dica é evitar as lavagens de rua, pois geralmente são utilizados materiais inapropriados, como buchas ou panos ásperos, que podem causar arranhões. Além disso, os rolos dos lavadores automáticos são especialmente arriscados porque tendem a esfregar demais a superfície do automóvel.

Para ter resultados na pintura e no espelhamento, recomendo que você conheça e teste o Reflect Car, produto de sucesso para motoristas apaixonados pelo cuidado da estética do seu veículo.

Estes são os principais cuidados que você deve ter na hora de lavar carros pretos. Agora é só colocar em prática e manter a aparência do seu veículo intacta por muito mais tempo.

Quer ficar por dentro de outras dicas para limpar o seu automóvel da melhor forma? Então cadastre-se para receber mais e-mails de dicas automotivas como estas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *