Saiba como uma lavagem incorreta pode trazer prejuízos para o seu carro

limpeza incorreta

Nos dias de hoje, lavar o carro em casa é um hábito que muitos proprietários têm. Contudo, esta atividade de fim de semana pode estar sendo feita de maneira errada. Pior do que isso: você pode estar danificando o seu veículo. Descubra neste artigo como uma lavagem incorreta pode trazer prejuízos para o seu carro.

Em adição, exemplos comuns neste sentido são a pintura arranhada e os danos causados ao verniz, o qual não possui cera protetora. Com o passar do tempo, até mesmo o valor do automóvel ficará prejudicado por conta disso. Nos casos mais graves há, inclusive, prejuízos financeiros imediatos. Por isso, devemos ressaltar que a limpeza do seu carro não é uma questão meramente estética.

Vejamos, então, quais problemas são causados pela higienização inadequada.

Entenda os riscos de utilizar pano, água e sabão na limpeza do seu carro

O erro mais comum que os donos de carro cometem é o de lavar o seu veículo com pano, água e sabão comuns. Esta combinação é completamente inadequada, podendo danificar o estofado dos bancos, arranhar os vidros e prejudicar a parte externa do automóvel. Além disso, alguns proprietários chegam até mesmo a utilizar detergente, um produto extremamente agressivo para a pintura automotiva.

O que acontece é que a sua utilização provoca desgaste na cera protetora que reveste o carro. Dessa forma, a pintura fica suscetível à arranhões e à outros danos irreparáveis. Os panos também possuem o mesmo risco, especialmente por facilitarem o atrito entre a superfície do veículo e a sujeira. Portanto, o ideal é que se utilize apenas microfibra ou poliéster na limpeza biodegradável e jatos de água com shampoo profissional para as lavagens com água.

Como esponjas, produtos para limpeza de vidros e lavar um veículo no sol contribuem para uma lavagem incorreta

Igualmente problemáticas são as esponjas. Normalmente, os donos de carro aproveitam os itens de cozinha ou banho. O problema é que eles são abrasivos e podem arranhar a carroceria, assim como os vidros. O correto para esta função é a chamada Luva de Lavagem, que é feita de lã natural ou microfibra.

Nos vidros, o erro está também em utilizar materiais domésticos para a limpeza de janelas. O problema é que estes produtos contêm amônia, substância que danifica os vidros e o para-brisa.

Ainda entre os prejuízos causados por hábitos de limpeza dos proprietários está lavar o carro ao sol. O dano aqui surge porque isso faz com que a água fique marcada na lataria. A situação também pode causar reações que geram manchas difíceis de remover.

Os prejuízos mais comuns da lavagem incorreta: manchas e desgaste

Portanto, uma lavagem incorreta pode trazer prejuízos para o seu carro através de manchas, arranhados e do próprio desgaste. No estofado e no couro, isso tende a gerar prejuízo imediato. Já na lataria, os problemas vão se agravando com o passar do tempo.

Vale ressaltar que, por vezes, os lava-jatos de rua e sem estrutura adequada cometem diversos dos erros mencionados. Tenha cuidado, portanto, com o local onde é feita a limpeza do seu carro, o barato pode sair muito caro.

Como fazer a higienização da forma certa?

A recomendação mais importante é a de sempre utilizar produtos que sejam próprios para carros ou levar o seu automóvel à uma lavagem de procedência com décadas de experiência.

Como vimos, são muitas as atitudes corriqueiras que podem acabar fazendo mal à conservação do veículo. Sabendo como uma lavagem incorreta pode trazer prejuízos para o seu carro, é, por conseguinte, possível evitar a maior parte delas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *