7 cuidados que você precisa ter com a sua moto

cuidados moto

Possuir um veículo, como uma moto, por exemplo, é o desejo de muitos brasileiros, mas os cuidados com a moto são indispensáveis. Além da moto ter um preço mais acessível no mercado, se compararmos ao carro, ela também tem algumas vantagens que podem ser muito interessantes para quem não dispõe de muito tempo ou leva uma vida mais agitada.

Primeiramente, a moto é fácil de guardar, a viagem de moto pode ser mais eficiente no dia a dia e os cuidados com a moto agregam praticidade. Você está pensando em comprar uma moto? Quer saber como cuidar da sua moto da maneira correta? Continue lendo esse texto para esclarecer essas e outras dúvidas.

Depois de fazer o investimento em uma motocicleta e descobrir a agilidade que esse veículo de duas rodas pode proporcionar, é preciso ficar atento aos cuidados com a moto que você precisa ter. Uma moto que recebe cuidados diários tende a durar muito mais com suas peças originais, além de evitar gastos desnecessários. 

Por que cuidar da sua moto é tão importante?

É comum que, com o passar dos anos, algumas peças precisam ser substituídas. No entanto, para manter a boa aparência, excelente funcionamento e longevidade da sua motocicleta, é indispensável que você fique atento a forma com a qual você a manuseia, seja usando para lazer ou para trabalho. 

Manter a beleza da sua moto e o mecanismo em bom estado é mais fácil do que parece. Se você nunca possuiu um veículo, saiba que a troca de óleo é algo que deve ser feito com frequência, assim como a calibragem dos pneus. Essas, entre outras dicas, ajudam sua motocicleta a rodar com mais fluidez, além de trazer segurança ao condutor. 

Quais são as vantagens em possuir uma moto?

Hoje em dia, cada vez mais cresce o número de trabalhadores sobre duas rodas. A moto traz mais agilidade para o entregador, seja o carteiro, o officeboy, o moto taxista ou o que faz entrega por aplicativos como ifood. Logo, o número de motos no trânsito aumentou consideravelmente nos últimos anos e a tendência é continuar aumentando.

Para os mais habilidosos, sob a moto, você é capaz de percorrer longas distâncias em menos tempo. Isso porque a moto não fica tão retida no trânsito quanto o carro. Há situações de urgência em que a motocicleta pode ser de grande ajuda. É claro que, quando o assunto é trânsito, precisamos estar sempre atentos, pois todo cuidado é pouco.

Por isso, os cuidados com a moto precisam ser levados a sério. Imagina que você precisa de rapidez em uma viagem, está chovendo e o pneu da sua motocicleta está careca. As chances de você se acidentar aumentam drasticamente. Então, usufrua da praticidade de estar sob duas rodas, mas não esqueça que cuidar da moto pode salvar sua vida.

7 Cuidados que você precisa ter com a sua moto?

  1. LimpezaMantenha sua moto sempre limpa, isso vai ajudar a manter o brilho da pintura e impedir que peças de plásticos e borracha quebrem facilmente. Há peças de metal que podem enferrujar se não tiver uma limpeza adequada, precisando ser substituída. Terra, poeira, lama, tudo isso pode deteriorar sua moto.
  2. Lubrificação e regulagem da corrente – A corrente tem papel fundamental no mecanismo da moto, ela liga a caixa de câmbio às rodas, é isso que traz eficiência ao funcionamento. É importante limpar e lubrificar as correntes semanalmente. 
  3. CalibragemAssim como acontece com o carro, para calibrar os pneus da moto, eles precisam estar frios e a pressão deve seguir a indicação do fabricante. Se houver rachaduras, é provável que os pneus tenham perdido a condição de uso. 
  4. Troca de óleoTrocar o óleo evita o atrito de peças que estão posicionadas perto uma da outra. A lubrificação feita corretamente diminui esse atrito, sem isso, o calor gerado pode fundir o motor, resultando em um grande prejuízo.
  5. Fique atento aos cabos – O cabo da embreagem, do freio e do acelerador precisa estar em excelente estado para a moto funcionar com segurança. Ter cuidados com a moto inclui ficar atento nisso.
  6. Faça sua inspeção diariamente – Preste sempre atenção no funcionamento da moto. Veja se há vazamento, barulho, dificuldade ao frear, pneus vazios, problemas com faróis ou se o acelerador e a embreagem estão em bom estado.

Revisão – A revisão preventiva é muito importante para a sua segurança também. Fique atento ao tempo de quilometragem presente no manual. Esse cuidado com a moto faz parte da garantia dada pelo fabricante e evita custos futuros.

Quer saber como economizar mais ainda nos cuidados com a sua moto? Clique aqui para participar do Club de Lavagem Ilimitado e economizar na limpeza da sua moto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *