Saber identificar os barulhos produzidos pelo seu carro é muito importante para garantir um bom funcionamento do veículo em longo prazo. Um bom motorista deve ficar atento aos tais barulhos, já que eles podem ser sintomas de problemas mais graves como falhas no motor, por exemplo.

Para garantir uma longa vida útil ao seu veículo, trouxemos neste artigo 9 barulhos para prestar atenção quando estiver em seu carro. Confira:

Identificando os 9 principais barulhos em seu veículo

1. Barulho agudo e estridente:

Esse tipo de barulho que fere os ouvidos geralmente significa que as pastilhas de freio de seu veículo estão desgastadas e precisam ser trocadas.

Outra possibilidade é que haja algum resíduo no disco ou nas pastilhas de seu carro.

2. Som de vazamento:

Caso escute esse som em seu veículo, é importante checar o nível de água em seu radiador. Fique atento para o tempo entre uma reposição de água e outra. Caso o nível fique baixo em um período muito curto, verifique se não há vazamentos.

3. Som semelhante a arranhado:

Ouvir esse tipo de som enquanto troca de marcha pode significar que existe algum tipo de dano na embreagem de seu veículo. Possivelmente um desgaste ou corrosão.

4. Barulho constante no motor, semelhante a algo metálico batendo:

Esse tipo de barulho pode ser decorrente de algum problema na correia dentada, como pouca tensão, por exemplo.

Outra possibilidade é que o problema venha do alternador. Em ambos os casos, será necessário corrigir o problema o quanto antes.

5. Batida seca:

Se ao passar por pisos irregulares você escuta um som mais oco, como uma batida seca, o problema provavelmente está na suspensão de seu veículo. Nesse caso, será necessário verificar a situação de seus amortecedores, que podem estar desgastados.

6. Estalos no veículo em movimento:

Esse som pode indicar falta de lubrificação no motor. É facilmente resolvido quando identificado.

7. Ronco áspero nas rodas do veículo:

O som semelhante a um ronco áspero vindo das rodas do veículo pode indicar problemas no rolamento da roda ou até mesmo algum desgaste nela. Geralmente o ruído começa mais fraco e vai aumentando conforme o veículo ganha mais velocidade e distância.

8. Ruído constante no interior do carro:

Nesse caso, verifique se o ar condicionado está ligado. Provavelmente é nele que estará o problema.

O mais comum é que o compressor do ar condicionado esteja danificado ou que sua tubulação de gás esteja recebendo algum tipo de fricção de outros componentes.

9. Barulho de sopro nos pneus:

Se você escutar o barulho alto de sopro nos pneus, como se fosse um secador de cabelos ou um ventilador, verifique se existe algum problema com a borracha e leve imediatamente a um especialista.

Saiba mais

Se você gosta de dicas de como cuidar de seu carro, acesse o nosso aplicativo gratuito para Android e IOS e leia mais artigos relacionados. Lá você também terá acesso a vídeos, além de informações do procedimento de lavagem Comb-Out, produtos e serviços exclusivos do Posto 214 Sul, sua melhor opção em Brasília.

Escreva um comentário