Afinal, pode misturar álcool e gasolina? Veja a proporção indicada

misturar álcool e gasolina

Quem tem um carro com motor flex já deve ter se perguntado, em algum momento, se pode misturar álcool e gasolina. Com a oferta desses dois tipos de combustível em praticamente todos os postos, é natural que os motoristas pensem em fazer essa mistura, seja para economizar ou conseguir um melhor rendimento.

Mas, afinal, será que essa prática é realmente recomendável ou existe algum risco para o motor? Acompanhe este post e entenda tudo sobre o assunto!

Entenda como funciona o motor flex

Não há dúvidas de que os motores flex são os preferidos dos consumidores brasileiros. De acordo com dados de 2018 da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), o Brasil já conta com mais de 30 milhões de veículos que podem ser abastecidos tanto com álcool quanto com gasolina.

O grande diferencial desses motores é que eles possuem sensores capazes de identificar qual é o combustível presente no tanque, além de adaptar o funcionamento da injeção e da ignição para cada um deles.

Muitos motores flex contam também com um reservatório de gasolina para partidas a frio, especialmente se o tanque estiver abastecido apenas com álcool. Isso acontece para ajudar o propulsor a entrar em funcionamento, já que a explosão gerada pelo álcool pode não ser o suficiente em baixas temperaturas.

Saiba se pode misturar álcool e gasolina

Talvez você já tenha ouvido algumas pessoas dizerem que a mistura de álcool e gasolina pode prejudicar o funcionamento de um motor flex, ou então, que a troca deve ser feita apenas quando o tanque estiver no final. No entanto, a verdade é que é possível, sim, misturar esses dois combustíveis a qualquer momento.

Isso ocorre devido a um dispositivo chamado sonda lambda, que é um sensor de oxigênio que fica no sistema de escape do veículo. Sua função é analisar os gases queimados após a explosão de combustível no interior do propulsor, visto que gasolina e álcool emitem gases diferentes.

Ao identificar o combustível, seja ele puro ou misturado, o componente envia essa informação para a central eletrônica, que ajusta o funcionamento do motor para qualquer situação.

Descubra qual a proporção indicada

Agora que não restam mais dúvidas sobre a possibilidade de misturar álcool e gasolina no tanque de um motor flex, resta saber se há uma proporção adequada para essa mistura.

Como dissemos no início deste post, a prática de misturar os dois combustíveis pode ter como objetivo tanto a economia na hora de abastecer quanto a melhora do desempenho do veículo. São exatamente esses critérios que definirão a proporção que deverá ser utilizada de cada um deles, já que não há uma recomendação oficial sobre uma proporção ideal de mistura.

De forma geral, o álcool confere um desempenho melhor ao motor, mas seu consumo também costuma ser maior. Além disso, sua combustão emite menos poluentes e deixa muito menos resíduos no motor, o que ajuda a prolongar sua vida útil. Já a gasolina apresenta um rendimento superior, reduzindo as visitas ao posto de combustível.

Lembre-se também de que, de acordo com a legislação brasileira, a gasolina pode conter até 27% de etanol em sua composição. Como é praticamente impossível abastecer com gasolina pura em território nacional, é importante considerar essa porcentagem na hora de fazer a mistura.

Outro cuidado importante é procurar sempre por postos de confiança, de preferência, selecione um único posto e um único bico de abastecimento de forma contínua. Assim, você garante que rodará sempre com um combustível de qualidade, seja ele qual for.

Agora que você já sabe que pode misturar álcool e gasolina, que tal conhecer a melhor opção na hora de abastecer? Acesse o aplicativo do Posto 214 Sul, Android ou IOS, e tenha acesso à vídeos exclusivos que te ajudam a ter o melhor custo X benefício, promoções e consultoria completa para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *