Por que manter o carro sempre limpo é importante para a saúde?

É evidente que um automóvel sujo tende a acumular bactérias, fungos e até vírus. Com isso, todos que passam por ele correm risco. Nesse sentido, manter o carro limpo, sempre, é importante para a manutenção da saúde.

Vamos entender o porquê desse perigo e como fazer para você manter a saúde da sua família e de seus passageiros.

Riscos de um carro sujo

Os fungos acumulados na sujeira podem causar doenças como onicomicose, pneumocistose, sinusite fúngica, meningite fúngica e muitas outras. Eles podem ser fatais para pessoas imunodeprimidas, ou seja, aquelas que possuem baixa ou nenhuma imunidade.

A sujeira também pode favorecer o aparecimento de vírus. Quando circulam no ar, os vírus transmitem doenças como resfriados e gripes, além de catapora, sarampo, febre amarela, caxumba, hepatite e dengue.

As bactérias também costumam estar presentes em carros sujos. Elas não são transmitidas pelo ar, como os vírus, porém são mais agressivas. Entre as doenças relacionadas às bactérias estão tuberculose, tétano, coqueluche e disenterias bacterianas.

Por que limpar o carro?

Milhares de fungos e bactérias podem se acumular nas mais variadas partes do carro. Tapete, painel, bancos, maçaneta… Tudo pode virar uma fonte de microrganismos que transmitem doenças. É recomendável, então, lavar o carro com frequência, de modo que se evite que a sujeira apodreça. São nessas situações em que há um maior risco para a saúde. Veja como deixar o carro sempre limpo.

Limpeza do filtro de ar

O filtro de ar normalmente acumula sujeira que favorece intoxicações. Por isso, você precisa trocá-lo ao menos uma vez por ano. Além disso, procure sempre deixar o ar circular dentro do carro, principalmente se você estiver transportando alguém doente.

Álcool em gel

O álcool em gel é um produto que ajuda muito na limpeza das mãos, devido a facilidade de uso e a eficiência em eliminar micro-organismos. Tenha sempre uma pequena embalagem e um pano no porta-luvas, e aplique ao menos uma vez por semana.

Comida

O recomendável é que as refeições não sejam feitas dentro do carro. Isso porque é muito difícil evitar que restos de alimentos – ainda que sejam migalhas – caiam no veículo. Caso você coma dentro do carro, assim que possível limpe todos os restos utilizando, pano, aspirador de pó e higienizador.

Cigarro

O fumo dentro do veículo aumenta a probabilidade de prejudicar a saúde de quem não está fumando. As toxinas do cigarro costumam circular dentro do carro mesmo que o cigarro já esteja apagado há horas. Por isso, a saúde da sua família ou dos seus passageiros permanece em risco enquanto as toxinas estiverem no ar.

Sujeira seca e molhada

É importante entender que cada tipo de sujeira exige uma limpeza. A sujeira seca pode ser limpa com detergente ou sabão neutro e balde com água. Já líquidos e bebidas, e outras sujeiras molhadas como urina de animais, exigem que a limpeza seja feita com um higienizador. Isso evita que a sujeira penetre nos bancos e sirva de alimentos para os microrganismos.

Carro limpo o ano todo

O ideal para manter seu carro sempre limpo é lavar pelo menos uma veza a cada 10 dias. Quando você for limpar seu veículo, procure um local especializado e que utilize produtos químicos adequados para cuidado com a saúde, conheça o procedimento comb-out que funciona 24 horas todos os dias em Brasília.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *