Uma das principais preocupações de quem tem um carro é o seu consumo de combustível. Dependendo de diversos fatores, este consumo pode ser maior ou menor, como hábitos de direção, problemas no funcionamento do motor, trânsito lento, e até mesmo a temperatura externa.
Muitos motoristas acham que, em dias mais frios, o consumo de combustível aumenta consideravelmente, gastando-se mais com abastecimento nesse período. E, realmente, isso acontece e não é um boato.
Alguns são os motivos que relacionam o frio ou o inverno com o aumento do consumo de combustível, e é sobre isso que vamos falar neste post. Afinal, o consumo do carro aumenta no inverno?
Ar mais denso
O aumento do consumo de combustível gira em torno de um acontecimento que deixa o ar dos motores ficar mais denso por causa do frio.
Vamos à explicação para isso: os carros são movidos com motor a combustão e os motores só funcionam por causa da mistura de ar e combustível, que ocorre quando ligado ou em movimento.
Chamamos este processo de mistura estequiométrica. No caso da gasolina, essa mistura deve ser de 14,6 gramas de ar para 1 grama de combustível.
Em dias mais frios, o ar fica bem mais denso, ou seja, tem mais moléculas no mesmo espaço. Com o ar mais denso, o carro vai precisar de mais injeção de gasolina para que ocorra a combustão e o motor funcione.
Já os carros abastecidos com álcool, precisam de uma temperatura mínima de 25 °C para sofrer o processo de combustão, por isso sofrem ainda mais com os efeitos do frio.
Outros fatores
Além de provocar o aumento da necessidade de injeção, que provoca maior gasto de combustível, o frio também influencia diretamente na pressão dos pneus, que cai 1% a cada 6 °C, o que aumenta o atrito de rolamento e, consequentemente, força mais o carro gastando mais combustível.
Com o frio, o motor também precisa gastar muito mais energia para chegar à temperatura normal de trabalho e funcionar em perfeito estado. Com isso, aumenta-se o atrito, gerando-se mais desgaste ao motor e, por consequência, maior consumo de combustível.
Muito por causa disso que, no frio, alguns carros têm dificuldade na partida, principalmente os que são movidos à álcool. Recomenda-se o uso de gasolina para abastecimento durante esse período do ano.
Além disso, o arrasto aerodinâmico do veículo aumenta durante o frio, em razão da maior densidade do ar frio, fazendo com que o carro precise de mais força, exigindo mais combustível para funcionar.
O que fazer?
Para diminuir o consumo de combustível, muitas ações podem ser colocadas em prática:
- Não deixe de calibrar sempre o seu pneu, a fim de diminuir o atrito;
- Evite ligar o ar-condicionado, já que não é necessário durante o inverno;
- Ande com os vidros fechados ou parcialmente fechados para diminuir a resistência do ar e preservar a aerodinâmica do veículo.
Além disso, mantenha sempre a manutenção do seu carro em dia. Os filtros de ar e de combustível, as velas e cabos de vela, o alinhamento e balanceamento influenciam no consumo.
Por último, tome cuidado com a qualidade do combustível. Encontre um posto de confiança para não correr o risco de abastecer com combustível adulterado que, além de aumentar o consumo, ainda prejudica o funcionamento do carro.
Agora que você já sabe que o consumo do carro aumenta no inverno, baixe nosso app gratuito em Android e IOS, e fique por dentro dos nossos serviços e vantagens. dDescubra como encontrar o posto de gasolina mais barato em Brasília!