Os cuidados diários que você precisa ter com o seu veículo

cuidados veículo

Ter um carro próprio é o sonho da maioria das pessoas. Além de proporcionar mais conforto e comodidade de deslocamento na correria do dia a dia, possibilita momentos de lazer muito prazerosos.

Entretanto, se engana quem pensa que a aquisição de um carro não exige uma série de cuidados. Não adianta tirar e colocar o carro na garagem diariamente. Para garantir a durabilidade do veículo, é necessário adotar alguns hábitos para evitar problemas futuros.

Mas se você é um (a) motorista de primeira viagem e não sabe ao certo quais cuidados deve realizar com o seu veículo, fique tranquilo que te ajudaremos nessa missão. Antes disso, vamos apresentar para você alguns dos problemas mais comuns que surgem pela falta de zelo e atenção com o carro.

Problemas comuns em veículos causados pela falta de cuidados diários

Imagine que você sai para trabalhar e, ao tentar dar partida no carro, ele não funciona. Sim, essa é uma situação desesperadora que pode, na maioria dos casos, ser evitada com cuidados simples.

Mas quais os problemas mais comuns causados justamente por essa falta de manutenção diária no veículo?

A falha nos amortecedores é um deles. Um problema nessa parte do veículo pode provocar barulhos ao passar por obstáculos, tremores no volante ou ainda instabilidade em retas e curvas, o que indica um problema no sistema de suspensão do veículo. Isso porque o amortecedor é quem absorve o impacto do peso do veículo no atrito com o sono.

Outra intercorrência comum que pode surgir em carros que não recebem a devida manutenção são os pneus desgastados. Quem pensa que só deve se preocupar com eles quando furarem está enganado. Problemas nos pneus podem representar riscos, por isso, devem ser verificados diariamente e caso estejam carecas ou com possíveis irregularidades devem ser trocados.

Acha que acabou por aí? Pois saiba que a falta de água no radiador também pode gerar consequências danosas para o seu veículo. Por isso, a verificação rotineira do nível de água no reservatório é imprescindível para evitar dores de cabeça.

Podemos destacar ainda a falta de óleo na caixa de direção hidráulica, problemas e panes elétricas decorrentes da bateria e velas de ignição. Também são situações corriqueiras em veículos de pessoas que não dão a devida atenção aos cuidados diários com o veículo.

Resultado? Um grande prejuízo financeiro e emocional para conseguir resolver o problema, além da necessidade de ficar sem o carro por alguns dias, a depender da gravidade da situação.

Mas você não quer passar por nada disso, não é verdade? Já deu para entender um pouco da importância da manutenção do seu veículo, correto? Mas não custa na reforçar.

Leisure Activity

Importância de cuidar do carro

Cuidar adequadamente do seu veículo, além de evitar os problemas acima que farão com que você perca dinheiro, vai garantir que você não cometa os mesmos erros com o próximo carro.

É importante destacar que ao adquirir um veículo novo, ele sai da fábrica com as revisões programadas por determinado período, em geral os três primeiros anos, mas depois disso é o dono do veículo quem deve garantir os cuidados diários e a manutenção preventiva a cada 6 meses ou a cada 10.000 km rodados.

Além disso, se você garante que o seu veículo não tenha problemas, ele estará valorizado no momento em que decidir revendê-lo, portanto, você ainda conseguirá fazer um bom negócio.

Se você não sabe ao certo quais os cuidados diários necessários para garantir a vida útil e a durabilidade do seu veículo, confira as nossas dicas!

Cuidados diários

Agora que já está mais do claro o quão importante são os cuidados que você deve ter diariamente com o seu veículo para evitar dores de cabeça, confira algumas dicas importantes que podem facilitar esse processo:

  • Mantenha o carro limpo: pode parecer bobagem, mas além de garantir um ambiente mais higienizado e confortável, manter a limpeza do carro também garante a vida útil do veículo. Isso mesmo! Após um tempo, a sujeira pode impregnar em determinadas partes do carro, os estofados podem ficar danificados, o que impossibilita a sua limpeza posteriormente. Portanto, se você é daquelas pessoas que não possuem tempo ou paciência para essa tarefa, garanta um lugar que possa realizar esse serviço com qualidade;
  • Observe o motor: o motor é uma das partes mais importantes do carro, portanto, deve ser cuidado diariamente. Sempre que usar o carro, analise o desempenho, possíveis barulho ou ruídos diferentes, bem como o surgimento de fumaça, que podem indicar possíveis problemas;
  • Calibre os pneus: outro aspecto de grande importância e que deve ser atentado diariamente é a calibração dos pneus. Isso contribui para a durabilidade e evita que ele se desgaste muito rapidamente. Portanto, ainda que a sua rotina seja corrida, você pode parar no posto de combustível da sua confiança, como o Posto 214 Sul e realizar esse serviço enquanto abastece ou purifica o veículo;
  • Acompanhe o consumo de combustível: nada de abastecer de pouco em pouco e só prestar atenção quando o painel indicar que está acabando. Observar diariamente o nível de combustível é imprescindível, visto que, um tanque vazio pode acumular sujeira e outras impurezas e provocar grandes prejuízos no seu veículo em médio e longo prazo;
  • Observe o nível de água e óleo: outro cuidado diário que não pode faltar é a verificação do nível de água e óleo. Isso vai garantir que o veículo funcione da maneira adequada, portanto, realize essa checagem diariamente, bem como o radiador;
  • Atenção aos freios: pequenos detalhes devem fazer parte desse cuidado diário que se deve ter com o carro. Com relação aos freios, identifique se surge algum tipo de ruído ou barulho ao acioná-los, o que pode indicar algum problema na pastilha ou no disco e provocar sérios problemas, até mesmo acidente;
  • Analise a pintura: não menos importante está o cuidado com a pintura, pois pode ajudar a identificar algum ponto de desgaste e causar a oxidação de metais.

Simples, não é mesmo? Ao adotar esses cuidados diariamente, sem dúvida você garantirá a durabilidade do seu veículo e evitará possíveis problemas. Caso você não tenha paciência para isso, solicite para o frentista do seu posto frequente para observar. Aproveite semanalmente o momento de limpeza automotiva para checar cada item.

Gostou deste conteúdo? Leia agora sobre como adquirir combustíveis mais baratos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *