Embora seja uma das tarefas mais simples de manutenção de um automóvel, muitas pessoas têm dúvidas sobre como calibrar o pneu do carro. A calibragem correta, além de garantir a segurança no trânsito, promove economia no consumo de combustível e aumento da vida útil dos pneus.

Quer saber como é fácil e rápido manter os pneus com a pressão correta? Continue a leitura e descubra!

Por que manter os pneus calibrados corretamente?

Quem tem um carro sabe como ele é um parceiro valioso para o dia a dia. Só que, para garantir o seu pleno funcionamento, é preciso separar um tempinho para cuidar bem do veículo. A calibragem do pneu é um desses itens que demandam pouco tempo, mas que fazem bastante diferença na performance do carro.

Calibragem é o processo de encher os pneus com a quantidade de ar necessária para o funcionamento. A unidade de medida é a PSI (Pound Force per Square Inch, ou libra-força por polegada quadrada), também conhecida como libras. Ela é feita por meio de números naturais sequenciais (1, 2, 3, 4), que crescem de acordo com o aumento da pressão. Ou seja, o pneu com 30 libras está mais cheio do que aquele com 25.

O que acontece se você não faz a calibragem corretamente? Se os pneus estiverem muito vazios, o atrito com o asfalto aumenta, fazendo com que o motor trabalhe mais para fazer o veículo se mover (principalmente em marcha lenta). Como consequência, o consumo de combustível aumenta e a vida útil dos pneus diminui.

E se a calibragem ficar acima do valor recomendado? Nesse caso, o carro dá a impressão de quicar ao passar por desníveis na pista, reduzindo o conforto no automóvel e aumentando o desgaste dos pneus.

Como calibrar o pneu do carro?

Existem alguns passos simples para aprender como calibrar o pneu do carro corretamente. A seguir, você conferirá quais são!

Descubra a pressão correta

As especificações do fabricante para a calibragem são encontradas no manual do próprio veículo. Em muitos casos, eles colocam um adesivo com as indicações na porta do motorista ou na parte interna da tampa do tanque de combustível.

Vale lembrar que a pressão usada muda de acordo com o peso no interior do veículo. Então, se você costuma rodar sozinho(a) e vai viajar com o carro cheio (bagagem, pessoas, animais), é preciso fazer a calibragem antes e depois da viagem.

Calibre com os pneus frios

A pressão indicada sempre leva em consideração os pneus frios. Isso porque, quando em temperatura ambiente, as partículas de ar ficam mais estáveis. Portanto, evite oscilações na medição optando pela calibragem no início do dia, logo que sair de casa.

Aprenda a usar a máquina de calibragem

A maioria dos postos de gasolina, hoje em dia, oferece máquinas digitais facílimas de usar. Basta conferir o número de libras, colocá-lo na máquina, retirar a válvula do pneu, encaixar a mangueira (que tem um clique embutido) e esperar o apito, avisando que está pronto.

No final, não se esqueça de enrolar a mangueira e encaixá-la novamente na máquina, deixando-a pronta para o próximo usuário.

Não se esqueça do estepe

Um detalhe importante que muita gente deixa de lado é que o estepe também deve ser conferido e calibrado junto aos outros pneus. Isso porque é ele que será usado em caso de emergências, então, precisa estar pronto para rodar até o borracheiro de sua confiança.

Qual o melhor lugar para calibrar?

A última entre as dúvidas mais comuns sobre a calibragem é a escolha do local. Embora seja um procedimento simples e fácil, as máquinas precisam de manutenção periódica. Portanto, o ideal é buscar um posto de gasolina que tenha um histórico confiável para conferir e ajustar, quando necessário, a pressão dos pneus.

Agora que você já sabe como calibrar o pneu do carro, não precisa mais ter medo. Se você tem uma rotina corrida, uma dica é colocar um aviso periódico no celular para lembrar quando é hora de checar a pressão, passar no posto e rodar com toda a segurança.

Quer saber mais sobre a manutenção correta do carro? Então, não deixe de conferir nosso artigo e aprenda a identificar a hora certa de trocar os pneus!

Escreva um comentário