Saiba quais são os principais componentes da gasolina

quais os componentes da gasolina

O combustível é o principal alimento para o seu carro. Então, assim como buscamos informações sobre os efeitos de cada alimento em nosso corpo, é igualmente importante saber quais os componentes da gasolina usada no tanque do veículo.

Para resolver suas dúvidas sobre o assunto, preparamos um artigo falando sobre a composição da gasolina, os tipos disponíveis no mercado, suas funções e a importância da escolha do posto certo para abastecer. Confira a seguir!

Quais os componentes da gasolina?

A gasolina é um combustível de origem fóssil, composto por uma complexa mistura de mais de 400 hidrocarbonetos derivados do processo de refinamento do petróleo. Somados a eles, mas em menores quantidades, também são encontrados enxofre, produtos oxigenados, compostos metálicos e de nitrogênio.

Ela é, atualmente, o carburante mais utilizado em motores de combustão interna (que convertem energia química em mecânica), tanto para carros quanto para motos. O principal motivo para o seu amplo uso é a grande capacidade de transformação do estado líquido para o gasoso.

As especificações da gasolina para uso automotivo no Brasil são definidas pelo governo federal, por meio da Agência Nacional do Petróleo (ANP), e aplicadas às empresas produtoras no país.

Entre os itens avaliados pela ANP, está a octanagem, ou seja, o índice de resistência à detonação na câmara de combustão. Na prática, quanto maior o número, melhor. Isso porque uma gasolina de alta octanagem aguenta alta pressão na câmara de combustão, garantindo melhor desempenho.

No entanto, quando a octanagem é baixa, o funcionamento do motor pode ficar comprometido, provocando queda na potência e causando um barulho característico — a “batida de pino”.

Quais os tipos de gasolina disponíveis?

Outra dúvida comum entre motoristas ao falar sobre quais os componentes da gasolina diz respeito aos tipos de combustível disponíveis para abastecimento do carro. Afinal, para que serve tanta variedade? Preparamos uma lista com os quatro tipos disponíveis e suas funções. Confira!

Gasolina comum

Também conhecida como Tipo C, ela é resultado da gasolina Tipo A (produzida pelas refinarias de petróleo) acrescida de álcool etílico. A porcentagem pode variar entre 20% e 27%, sendo 15% o índice ideal, e pode ser usada em qualquer veículo movido a gasolina.

Gasolina aditivada

Como diz o próprio nome, a gasolina aditivada recebe aditivos na sua fórmula que trabalham na limpeza do motor. Ao passar pelo sistema, ela promove uma faxina nos bicos injetores, nas velas do motor, nas válvulas de admissão e na própria câmara de combustão. Somado a isso, ela cria uma camada lubrificante nos anéis de segmento e cilindros.

A recomendação é que, pelo menos, 25% dos abastecimentos sejam feitos com a aditivada, com vantagem sobre o consumo do veículo: motor mais limpo, economia no abastecimento.

Gasolina Premium

A gasolina tipo Premium — ou C Premium — tem uma formulação especial quando comparada à comum e a aditivada. Embora contenha quase a mesma quantidade de álcool anidro na composição, ela tem maior octanagem e é indicada para motores de alta pressão, como os esportivos de luxo.

Gasolina de alta Octanagem

Atualmente, com a tecnologia super desenvolvida, você pode adicionar aditivos para transformar sua gasolina comum, ou aditivada, em gasolina premium por um custo mais baixo e que possuem a mesma eficiência das gasolinas caríssimas de distribuidoras conhecidas do mercado. Um dos seus benefício são: Maior estabilidade (vida útil no tanque), uma proteção extra contra a formação de resíduos nos cilindros, economia de combustível e eficiência do desempenho do motor.

Inclusive, ela é uma alternativa mais ecológica quando comparada às outras gasolinas, já que seu teor de enxofre é 97% menor.

Por que escolher um posto de confiança para abastecer?

Uma das preocupações na hora de abastecer é a qualidade da gasolina. Embora exista uma rígida fiscalização da ANP para assegurar o melhor para os consumidores, ainda existem empresas que insistem em burlar o sistema.

A gasolina batizada é, infelizmente, uma realidade. A melhor maneira de se proteger é escolhendo um posto de confiança. Pesquise para encontrar aquele que oferece o melhor atendimento, com serviços e produtos ideais.

Esperamos ter ajudado você a saber não apenas quais os componentes da gasolina, mas como eles afetam a performance do seu carro e como escolher a melhor para rodar sem susto.

Que tal receber outras informações e dicas valiosas para cuidar muito bem do seu automóvel? Assine a nossa newsletter e aproveite, que existem até promoções especiais no combustível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *