Você já deve ter ouvido falar sobre gasolina de alta octanagem. O termo é muito comum em comerciais de postos de gasolina ou refinarias, além de ser um combustível que costuma ganhar destaque nos postos de gasolina. Mas você sabe o que é gasolina de alta octanagem?

Neste texto, vamos nos aprofundar mais neste tipo de assunto para trazer mais conhecimento para você. Para mais conteúdos como este, acesse outros posts em nosso blog.

O que é octanagem?

Para entender o que é gasolina de alta octanagem é necessário, primeiramente, entender o que significa octanagem. É um termo utilizado para medir a resistência de um combustível à pressão que virá a sofrer na câmara de combustão.

Em resumo, é a capacidade que todo combustível tem de não detonar sem a faísca da vela, algo que pode ocorrer por conta de aspectos como o contato com o ar, aumento de temperatura ou pressão.

Portanto, quanto maior for o nível de octanagem, mais resistente este combustível será, no que diz respeito as ações da pressão, que podem ser alteradas por diversos aspectos, como já citamos.

Todos os carros podem usar gasolina de alta octanagem?

Em vias gerais, sim. Não existe nenhum tipo de restrição para o uso da gasolina de alta octanagem. Porém, é preciso entender que este tipo de combustível é ideal para certos tipos de veículos. Para isso, precisamos entender como funciona o mercado de gasolina no Brasil.

Atualmente, em nosso país, as gasolinas comum e aditividade têm uma valoração de 87 octanas, de acordo com o IAD (Índice Antidetonante), enquanto as gasolinas premium, que comumente são vendidas como sendo de alta octanagem, possuem este valor entre 91 e 95 octanas.

Portanto, é possível que muitos veículos importados e com motores mais fortes, como esportivos, devam obrigatoriamente utilizar gasolina de alta octanagem, pois ela será responsável por oferecer ao motor toda a potência exigida para suas performances, sem colocar em risco o carro.

Já em veículos de menor potência, o uso da gasolina de alta octanagem não surtirá diferenças no que diz respeito à potência do motor. Apesar disso, este combustível premium tem ganhos além da velocidade e performance.

Lembrando sempre que é muito importante você consultar os manuais de seu carro, pois neles, o próprio fabricante informa qual o tipo correto de combustível que deve ser utilizado, sem colocar em risco o seu veículo.

Se você gosta de cuidar bem de seu carro, confira os vídeos em nosso canal no YouTube.

Outros benefícios da gasolina de alta octanagem

Outro ponto positivo da gasolina de alta octanagem está relacionado à limpeza do motor, já que possuem componentes químicos em sua composição que evitam o alocamento de resíduos em válvulas e nos bicos injetores. Tal aspecto faz o motor trabalhar de maneira mais eficiente, por mais tempo, independentemente do nível de potência de seu veículo.

Se você gostaria de receber mais textos como este, cadastre o seu e-mail agora mesmo e receba dicas importantes, bem como novidades do Posto 214 Sul. Quer saber como ter uma gasolina de alta octanagem com o uso de apenas um aditivo de baixo custo? leia agora.

Escreva um comentário