Tudo o que você precisa saber sobre carro elétrico

carro elétrico

Desde a industrialização em massa, o nosso planeta vem sofrendo dia após dia com a poluição. Todo dia nós respiramos esse ar repleto de micropartículas que pouco a pouco faz mal ao nosso corpo. No entanto, isso faz parte da evolução da humanidade. Sem a tecnologia que temos hoje, muito do que vivemos não seria possível.

O automóvel faz parte deste sistema. Antigamente, uma viagem levava semanas para ser concluída. Porém, os meios de transporte que poluem, são os mesmo que diminuem nosso tempo de viagem em horas. Nós precisamos dele, mas também precisamos cuidar do planeta em que vivemos. 

A fim de diminuir a emissão de gás na atmosfera, surgiu o carro elétrico. Esse pode ser um grande aliado contra a poluição global. Quer saber mais sobre esse assunto? Continue lendo esse texto.

Como funciona o carro elétrico?

O automóvel elétrico tem se tornado cada vez mais popular, essa popularidade cresceu devido às suas vantagens em relação ao meio ambiente e também por sua praticidade. Só no nosso país, no ano de 2021, a venda de carros elétricos aumentou 77%, de acordo com a (ABVE), Associação brasileira de veículos elétricos.

No entanto, ainda é comum você encontrar pessoas que não conhecem muito sobre o assunto. No carro elétrico, o motor é alimentado por uma energia que advém de uma corrente elétrica. Dessa forma, o automóvel não depende de combustão interna para funcionar, como acontece com a maioria dos carros no mercado, evitando a emissão de gás carbono.

Os principais componentes do carro elétrico são:

  • Bateria – É onde fica concentrada a energia;
  • Inversor – Transforma a eletricidade para se utilizada pelo motor;
  • Indução – Faz o carro se movimentar, a partir da energia acionada;
  • Sistema de recuperação – possibilidade a utilização da energia que surge com a desaceleração;
  • Porta de carregamento – Local por onde a bateria recebe a alimentação elétrica que permite a locomoção.

Quais são os tipos de carro elétrico no mercado?

É sempre bom pesquisar por modelos antes de comprar um carro, para saber quais as funcionalidades, vantagens e recursos ele possui e com os carros elétricos não é diferente, visto que há alguns modelos no mercado atualmente. Abaixo, você encontra os principais tipos de carros elétricos comercializados hoje.

O Hybrid Electric funciona com combustível comum prioritariamente, mas usa a eletricidade para dar partida no motor ou quando precisa viajar em velocidade de cruzeiro. Esse modelo não é carregável. O Plug-in Hybrid utiliza tanto o combustível comum quanto a energia elétrica. Nesse caso, você pode alternar na forma de fazer o carro se locomover.

Porém, o Plug-in Electric é a opção certa para quem deseja parar de usar gasolina de vez e procura por um modelo de automóvel 100% elétrico, já que ele não possui motor movido a combustão interna, não contribuindo para a emissão de gás carbono. Essa espécie de carro elétrico tira toda sua fonte de energia do carregamento via eletricidade.

6 vantagens em possuir um carro elétrico?

Quando procuramos um carro, também procuramos pelas vantagens que ele pode nos oferecer. Não é todo mundo que tem tempo para lidar com mecanismos complicados. Muitos estão atrás de praticidade e descomplicação, se isso puder ser alinhado com cuidados que devemos ter com o meio ambiente, melhor ainda.

  1. Sustentável – Por utilizar energia elétrica, o carro elétrico não polui. 
  2. Fácil condução – O mecanismo do carro elétrico não tem tanto atrito, isso facilita sua dirigibilidade. 
  3. Manutenção – Não existe a necessidade de manutenção constante, já que você não precisará trocar filtros e óleo. Desse modo, a manutenção pode ficar cerca de 70% mais barata, se comparada ao carro convencional.
  4. Silêncio – O motor do carro elétrico não faz barulho alto. 
  5. Custo benefício – Possuindo um carro elétrico, você não vai mais se preocupar com o preço da gasolina, isso ajudará na sua economia de modo geral. Um gasto a menos. 
  6. Desempenho – O carro elétrico possui um motor que garante mais eficiência que os demais carros no mercado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *