7 carros que não usam gasolina que você precisa conhecer!

carros

Sim, o futuro já chegou e é agora. Junto com ele veio também a necessidade de preservação do meio ambiente, para que tenhamos mais futuro pela frente.

E é por isso que cada vez mais montadoras têm abraçado a causa da sustentabilidade e investido no desenvolvimento de carros que não usem gasolina. A pesquisa por fontes alternativas de energia para o funcionamento de veículos está avançando a olho vistos.

Ainda bem, não é mesmo? O nosso planeta agradece! Por isso, é hora de você começar a pensar em trocar o seu veículo por um dos carros que não usam gasolina, os híbridos ou elétricos. Neste post, relacionamos alguns deles para facilitar a sua escolha. Confira!

1. Ford Fusion

O Ford Fusion foi o primeiro dos carros que não usam gasolina a ser comercializado no Brasil. Em uma ação de marketing surpreendente, a Ford presenteou a presidência da república com um veículo desse modelo, o que tornou o carro mais conhecido e desejado no país.

Ele opera com dois motores, um elétrico e outro 2.0 à combustão. Diante dos 147 gramas de gás carbônico emitidos por modelo tradicional, o Fusion dispara na frente no que diz respeito a redução da poluição, com a sua emissão de somente 81 gramas.

Seu consumo, com a combinação dos dois motores, chega a 16,8 Km com um litro de gasolina na cidade, enquanto na estrada, ao contrário dos modelos tradicionais, ele consome um pouco mais, fazendo 15,1 Km por litro. A sua potência é de 190 cv.

Essa inversão no consumo acontece porque, na cidade, a quantidade de frenagens é maior devido ao trânsito e a energia cinética gerada por elas é aproveitada na recarga da bateria, fazendo com que ela dure mais do que na estrada.

2. Toyota Prius

O Toyota Prius é um dos mais baratos da categoria de carros considerados “verdes”, ou seja, que utilizam fontes de energias sustentáveis. Ele é, na verdade, um híbrido que usa dois motores, um elétrico e outro a gasolina. Os dois podem funcionar juntos ou separados, de acordo com a necessidade de potência que, com os dois motores combinados, chega a 98 cv.

O design do Prius é diferenciado — como na maioria dos carros que não usam gasolina — para favorecer a aerodinâmica, pois quanto maior for, menor será o consumo de combustível. O veículo só utiliza o motor de combustão quando não há mais carga para acionar o motor elétrico.

Ele também utiliza a frenagem para gerar energia e recarregar bateria. Seu consumo de combustível chega a quase 20 km por litro na cidade e 17 na estrada, emitindo somente 71 gramas de dióxido de carbono.

3. BMW i3

O BMW i3 não é híbrido como os dois anteriores, pois é exclusivamente elétrico. Mas, em caso de emergências, como esgotamento da bateria, ele tem um motor à combustão auxiliar que é acionado para gerar energia para o motor elétrico.

Portanto, o segundo motor não é usado para colocar o carro em movimento, mas sim para abastecer o primeiro motor. Sua emissão de gás carbônico é eventual, podendo chegar a cerca de 53 gramas, fazendo dele um dos modelos mais sustentáveis do mundo.

Sua carroceria é feita totalmente em alumínio, o que o torna muito mais leve. O BMW i3 apresenta 181 cv de potência e uma autonomia de 300 km por carga completa da bateria, que chega a 80% em 40 minutos de carregamento.

4. Nissan Leaf

O Leaf chegou ao mercado brasileiro oficialmente em 2019, com seus 150 cv de potência e uma autonomia de 380 km. Ele pode ser recarregado em tomadas comuns e sua carga completa leva cerca de 8 horas. Seu motor é exclusivamente elétrico, com emissão zero de poluentes.

Seu diferencial em relação aos demais carros sustentáveis é o e-pedal. Ou seja, um acelerador com inteligência para frear o carro com uma simples moderada do peso do pé no pedal. A tecnologia acentuou o efeito do freio motor comum em outros veículos com motor elétrico.

5. Chevrolet Bolt

O Chevrolet Bolt é outro modelo exclusivamente elétrico que chega a uma potência de 202 cv. A autonomia da bateria é de 383 km, porém também tem sistema de recarga com a energia cinética gerada pela frenagem, o que faz com que dure um pouco mais na cidade.

Por ser totalmente elétrico, não há emissão de gases poluentes, mas é preciso lidar com a dificuldade para encontrar pontos de recarga. Uma solução é investir no modelo de carregador que pode ser usado em tomadas comuns e garante uma autonomia de 40 km com uma hora de carga.

6. e-Golf

O e-Golf é o modelo totalmente elétrico da Volkswagen. Seu motor tem 134 cv e uma autonomia da bateria de 300 km. Ele tem emissão zero de gases poluentes e traz algumas das características estéticas do Golf tradicional, que faz sucesso no mercado há 44 anos.

Sua carga rápida da bateria de 80% é feita em mais ou menos 45 minutos, porém, a carga completa pode chegar a 17 horas. Seu preço é um dos mais atraentes em relação aos demais carros que não usam gasolina.

7. Renault Zoe

O Zoe é o mais popular dos carros elétricos. Ele tem capacidade para somente 4 adultos e apenas 4,10 m de comprimento. A autonomia de sua bateria chega a 400 km e sua potência é de 88 cv. Ele também dispõe da recarga por meio do sistema de frenagem. 100% elétrico, ele garante a emissão zero de poluentes.

Todas as iniciativas que buscam promover um alívio para o meio ambiente e, consequentemente, contribuam com a preservação do nosso planeta devem ser apoiadas e incentivadas pela população. Um dos modos de fazer isso é aderindo aos carros que não usam gasolina.

O Posto 214 Sul não só apoia esse tipo de iniciativa como, também, procura tornar a sua operação o mais sustentável possível. Por isso, acredita que o aumento da produção e venda de carros sustentáveis é muito bem-vindo.

Gostou de conhecer alguns dos carros que não usam gasolina? Então, assine a nossa newsletter e receba mais novidades como esta diretamente na sua caixa de entrada. E o melhor: sem pagar absolutamente nada por isso!

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *