Quais são as vantagens em usar combustível alternativo?

combustível alternativo

É gradativo o número de carros e motos nas estradas. Possuir um veículo concede mais liberdade, além de tempo hábil para outras tarefas. Na vida cotidiana, tempo é dinheiro e ter um automóvel pode te ajudar a economizar tempo, o que vai lhe permitir focar em outras coisas além das funções rotineiras, como trabalho e estudo.

No entanto, quanto mais veículos nas ruas, maior é a poluição. A quantidade de carros e motos nas pistas afetam o nosso clima, pois a emissão gás carbônico tem ligação direta com o efeito estufa, que causa ondas de calor e, consequentemente, aumenta o nível das chuvas, motivando alagamentos e enchentes. 

Mas como o combustível pode ajudar? Bom, continue lendo esse texto para entender melhor as vantagens em usar combustível alternativo.

O que é combustível alternativo?

O combustível ajuda a mover diversos setores em diferentes mercados, ele é indispensável para que tudo continue funcionando bem. Contudo, quanto mais pessoas adquirem veículos, mais combustível é necessário e mais poluição é gerada diariamente no nosso planeta, chamando atenção para a questão da sustentabilidade.

A busca por combustíveis que causam menos impacto no meio ambiente vem como uma possibilidade que promete auxiliar a demanda de um mercado em perigo, tanto quanto melhorar o ar que respiramos, isso porque o combustível alternativo possui fonte renovável, ou seja, não depende de um processo puramente natural. 

O combustível alternativo, além de reduzir significativamente a emissão de gases, não é controlado por nenhum território. Entre eles, podemos citar: o etanol proveniente da cana-de-açúcar, o biogás que surge a partir de bactérias fermentadoras, a eletricidade, o hidrogênio e o biodiesel tem sua base a partir da extração de glicerina contida em óleos vegetais. 

O combustível alternativo pode ser usado em qualquer veículo?

Atualmente, um dos combustíveis alternativos mais utilizados é o Etanol, presente em todos os postos do país. Esse combustível pode ser utilizado tanto em carros quanto em motos. O etanol é uma ótima opção como substituto da gasolina, por ser mais limpo do que a gasolina, já que polui menos, e ainda tem melhor custo benefício. 

O Etanol é um biocombustível que surge a partir do cultivo de plantas, como o milho e a beterraba. No entanto, no Brasil, sua maior fonte de produção é a cana-de-açúcar, já que essa planta é de fácil cultivo e abundante em nosso país. Atualmente, o Etanol é massivamente utilizado em diversos automóveis.

Porém, ainda é possível encontrar carros e motos movidos a eletricidade. Esses modelos estão cada vez mais populares, sendo cotados para substituir todos os veículos tradicionais em solo europeu futuramente. Também temos o biodiesel, que serve de substituto direto para o diesel, além do hidrogênio, GNV, Biometano e outros. 

Três Vantagens em usar combustível alternativo?

Meio ambiente: O combustível alternativo emite menos poluentes na atmosfera, ajudando a reduzir o carbono que tanto contribui para o efeito estufa, causador do aquecimento global. Além de evitar a poluição no solo e na água com o derramamento de óleo. 

Custo benefício: Ao optar pelo combustível alternativo, o condutor pode fazer uma boa redução nos gastos mensais com esse produto. Outra vantagem é que utilizando combustível alternativo, a necessidade de manutenção diminui também. Isso porque o combustível alternativo faz uma combustão mais limpa, permitindo um intervalo maior entre uma manutenção e outra.

Fonte renovável: Diferente do combustível fóssil, que precisa de muito tempo para se tornar matéria-prima enquanto está no subsolo, o combustível alternativo possui fonte renovável. Muitos deles, como o etanol, o biogás, o biodiesel, entre outros, depende do cultivo de plantas, o que pode ser controlado pelo homem através do plantio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *