Por que a União Europeia quer o fim dos carros movidos à gasolina e diesel?

carros

Atualmente, um dos problemas que mais preocupam a sociedade é o aquecimento global. As temperaturas estão cada vez mais altas em países onde o frio sempre foi uma característica. As consequências desse calor são muitas, desde a morte a incêndios florestais que se alastram por grandes áreas.  

No entanto, diariamente, muito gás carbônico sobe para a atmosfera, causando o efeito estufa e um desses causadores é a emissão de gás resultado da combustão interna de gasolina que acontece dentro dos motores dos milhares de carros que transitam pelas estradas todos os dias. Precisamos cuidar do nosso planeta e precisamos fazer isso hoje.

A União Européia tem se antecipado em relação a esse assunto. É importante que utilizemos nosso veículo de forma consciente. Nesse artigo, você saberá o que precisa sobre o tema.

O carro elétrico é o futuro automotivo?

A conscientização em relação a poluição é algo que precisamos buscar para que possamos nos tornar aptos a contribuir com a salvação no nosso planeta. Sabemos que o ser humano é o causador dessa poluição massiva e precisamos achar meios para diminuir todo esse processo antes que seja tarde demais. 

Há várias formas de poluir o planeta e uma das que mais devemos nos atentar é a emissão de gás carbônico, despejado na atmosfera todos os dias ao redor do mundo. Todo esse gás tem interferido significativamente no nosso meio ambiente, causando desastres ecológicos que acabam por tirar a vida do próprio ser humano.

A princípio, isso é um passo muito grande e importante diminuir de modo gradativo a emissão desse gás e é aí que o carro elétrico pode ser o futuro automotivo e esse futuro está próximo. Por não fazer combustão interna de gasolina para se locomover, o carro elétrico não emite o gás causador do efeito estufa que, consequentemente, gera o aquecimento global.

Como o carro elétrico ajuda com o aquecimento global?

O carro elétrico é uma excelente maneira de auxiliar na luta contra o aquecimento global. Hoje em dia, cada vez mais as pessoas estão se conscientizando de que precisamos cuidar desse problema e isso tem feito a procura por carros elétricos crescerem no mercado, o que nos inspira a continuar. 

Segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), a comercialização de carros elétricos cresceu, chegando a 77% de carros eletrificados vendidos em território brasileiro. Esse aumento é uma resposta muito positiva, significa que as pessoas estão dando preferência para modelos que não agridem o meio ambiente. 

Por isso, o automóvel elétrico se movimenta devido a uma corrente elétrica, que produz energia para fazer com que o motor funcione. Essa energia gerada, fica estocada na bateria do carro, que é recarregável. Diferente dos carros mais populares, o carro elétrico não faz combustão de gasolina e não polui, nem a atmosfera, nem o solo. 

Porque a União Européia quer o fim dos carros movidos a gasolina e diesel?

A União Europeia decidiu que a partir de 2035, nenhum carro movido a gasolina e diesel poderá ser comercializado em território europeu. Esse tema tornou-se prioridade devido a alta de jovens interessados em dirigir seus próprios carros. 

Para evitar que esses novos automóveis agravassem ainda mais a questão do aquecimento global, a medida precisou ser definida. No entanto, uma brecha é estudada para que carros possam utilizar combustível. O seu uso será permitido desde que ele seja sintético, ou seja, o combustível sintético também não polui o meio ambiente, pois não usa petróleo em sua composição.   

De acordo com a UE, as montadoras têm até 2030 para realizar a primeira etapa da transição para o que será o futuro, onde haverá apenas carros não poluentes. A redução precisa atingir a marca de 55% nas emissões. Na segunda parte, as montadoras deverão parar por completo a produção de automóveis que possuem motor a combustão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *