O painel do seu veículo é um importante local para observar informações importantes, como:

– Velocidade;

– Giros do motor;

– Capacidade do tanque de gasolina.

Além disso, você já deve ter reparado que existem diversos alertas luminosos que, por vezes, aparecem nesta área do carro.

Alguns desses alertas são comuns e de fácil entendimento, como o alerta do nível do tanque de combustível ou o acionamento do freio de mão. Porém, é normal haver confusão quando algum alerta nunca visto passa a aparecer no meu painel.

Conforme o modelo do seu veículo, é possível que o painel esteja equipado com dezenas de alertas diferentes, portanto, é normal que haja confusão e você não saiba bem o que cada um deles quer dizer.

Neste artigo, iremos mostrar 3 aspectos importantes que você precisa saber sobre as luzes do painel de seu carro.

1. Tenha atenção para as cores dos alertas

Muitos alertas são apenas luminosos, sem variação de cores. Porém, é importante saber que muitos modelos apresentam diferentes colorações, conforme a necessidade de atenção para o determinado alerta no painel.

Aqui, grande parte dos veículos utilizam um padrão já conhecido para quem dirige:

Luzes Verdes:

Assim como os semáforos, estas luzes normalmente indicam que está tudo bem como seu veículo, e você pode seguir em frente tranquilamente.

Este tipo de iluminação que, por vezes, também pode ser azul ou de uma cor neutra, como branco, normalmente indica que certo mecanismo está funcionando no veículo. Pode ser aplicado para uso dos faróis, desembaçadores, entre outros.

Luzes Amarelas:

Mantendo a metáfora do semáforo, as luzes de coloração amarela servem para chamar sua atenção que algo não está 100% correto com o funcionamento do veículo.

Quando algum alerta com esta coloração surgir em seu painel, você deve procurar uma oficina ou assistência autorizada para realizar uma vistoria e solucionar o problema antes que se torne mais grave.

Luzes Vermelhas:

Luzes vermelhas, ou em tonalidades mais alaranjadas, são usualmente apresentadas quando o veículo apresenta uma falha grave em seu funcionamento.

A escolha pela iluminação é justamente para chamar atenção do condutor, que deve buscar uma assistência mecânica o mais rápido possível. A dirigibilidade não é aconselhada com algum alerta desta cor ligado no painel.

2. Tenha atenção para as luzes do painel ao ligar o seu veículo

Você já deve ter percebido que, ao girar a chave do carro, todas as luzes do seu painel irão se acender. Tal processo acontece antes mesmo que a ignição seja acionada. Isso se deve ao fato de que o sistema elétrico do veículo está inicializando a sua operação.

Se você observar que alguma das luzes de alerta não está ligando, ou apresenta comportamento irregular, como por exemplo, piscando, ou acendendo apenas algumas vezes, busque o auxílio de um profissional automotivo.

Este pode ser um indicativo de que o sistema elétrico de seu veículo está com alguma falha no funcionamento padrão.

Também é importante ter atenção caso algum alerta visual das luzes do painel não esteja funcionando corretamente. Por exemplo, se seu indicador de consumo de combustível não estiver acendendo quando o tanque estiver próximo do final.

A atenção do condutor para o funcionamento dos alertas luminosos do painel é de extrema importância para que haja segurança na hora de conduzir o veículo.

3. O que significa cada um dos símbolos luminosos do painel do carro?

O painel de veículos possui inúmeras informações, quase todas através de símbolos. Portanto, é natural que você se sinta confuso ao ver algum alerta luminoso novo.

Por isso, iremos listar alguns alertas mais comuns em carros:

Luz de Abastecimento:

Normalmente, fica próxima ao indicador do tanque de gasolina. O alerta luminoso pode ser um símbolo de uma bomba de combustível ou apenas um círculo.

Quando este alerta estiver ativo, significa que seu carro entrou no nível de gasolina considerado de “reserva”, e um reabastecimento deve ser feito em breve.

Luz com as letras ABS:

Esta informação gráfica está ligada ao funcionamento dos freios ABS, disponíveis em alguns modelos de veículos. O alerta luminoso, normalmente indicado pelas três letras, mostra que existe algum tipo defeito nos freios ABS do seu carro.

É importante salientar que os freios normais do carro seguem funcionando, e o problema está apenas no sistema ABS. É indicado buscar um mecânico.

Luz da Bateria:

Este ícone luminoso é na figura de uma bateria, com os polos positivos e negativos em destaque.

Quando ativado, indica que existe algum problema no sistema elétrico do carro, podendo afetar:

– Bateria;

– Alternador;

– Fios;

– Correias;

– Entre outros.

É importante ficar atento a este alerta, pois defeitos desta natureza podem impedir o funcionamento do carro.

Luz de Freio de Mão:

Outro alerta bastante comum nas luzes do painel do carro é relacionado ao freio de mão. Ele pode ser identificado por um círculo com a letra “P” ou um “!” no centro.

Usualmente, indicam que o freio de mão está ativo. Porém, se você observar o acionamento deste alerta luminoso sem que o equipamento esteja ativo, ou vice-versa, é importante buscar uma assistência mecânica, pois pode ser um indicativo de falha no funcionamento do freio de mão ou do sistema elétrico do veículo.

Luz do Óleo:

Usualmente indicada por um pequeno reservatório de óleo, este alerta luminoso é um dos mais importantes do veículo.

Quanto ativa, pode indicar baixo nível de óleo ou outro problema relacionado a lubrificação. O ideal é buscar imediatamente um mecânico uma assistência autorizada, já que um motor funcionando sem lubrificação pode fundir.

Luz de Temperatura:

Semelhante a um termômetro com a base envolta em líquido, este sinal visual é comum em carros que não possuam ponteiro para medir a temperatura do motor.

Quanto aceso, este alerta indica que a temperatura do motor atingiu níveis críticos, o que pode causar problemas sérios ao veículo. Se esta luz acender no seu painel, pare o carro imediatamente e aguarde o motor esfriar.

Para ter acesso a mais informações importantes para o seu carro, cadastre seu e-mail e receba mais dicas do Posto 214 Sul. Baixe nosso aplicativo gratuito IOS ou para Android para manter-se sempre atualizado em nossos conteúdos.

Escreva um comentário