Em tempos de crises econômicas por todo o mundo e altas inflações, toda ideia para redução de gastos é extremamente bem-vinda. O brasileiro está cada vez mais preocupado com o seu bolso e como aproveitar cada centavo que ganha, por isso está em uma frequente busca por maneiras de melhor aproveitar os bens de consumo.

Muitas vezes considerado um vilão nos orçamentos, o combustível é algo que teve seu preço consideravelmente elevado nos últimos tempos. Porém, existem algumas maneiras de fazer esse material essencial aos veículos durar mais, evitando que tanto o tanque, quanto o seu bolso esvaziem rapidamente.

Confira a seguir essas 5 dicas e hábitos a se manter para economizar combustível.

Ao abastecer, verifique a qualidade do combustível

Combustíveis adulterados ou de baixa qualidade tendem a queimar mais e reduzir o desempenho do motor. Fique atento, nem sempre o menor preço pode valer a pena.

Em tempos de escassez ou de preço elevado ao extremo, alguns postos se aproveitam de seus clientes e adulteram a qualidade dos combustíveis, justamente para manter os preços mais competitivos. Além de ilegal, é uma prática extremamente imoral.

Por isso é sempre importante fazer uma pesquisa sobre o histórico do posto antes de abastecer, escolhendo os fornecedores de maior confiabilidade.

Não pise fundo a não ser por uma necessidade!

A aceleração do veículo em excesso faz com que ele queime combustível de maneira frenética, sendo uma das principais causas de esvaziamento precoce do tanque. Por isso, é importante que você apenas acelere mais mediante necessidade extrema, dirigindo sempre a uma velocidade constante e (é claro!) respeitando os limites impostos por lei.

Preste a atenção nos vidros do carro

Essa é uma dúvida muito comum entre aqueles que buscam maior economia de rodagem: “será que devo deixar meu vidro aberto ou fechado?”

A grande verdade sobre isso é que depende da situação. Quando estamos rodando na cidade e em velocidades mais baixas e inconstantes, manter os vidros abertos pode ser interessante ao evitar o uso excessivo do ar-condicionado, que “força” o motor e faz com que o carro consuma mais combustível.

Porém quando estamos dirigindo em uma velocidade mais alta e constante o ar-condicionado pode se tornar mais interessante, pois com os vidros fechados o carro possui maior aerodinâmica, exercendo uma força menor para rodar e consequentemente economizar combustível.

Respeite as marchas do seu veículo!

Para não forçar excessivamente o motor, os carros possuem diferentes “níveis” de força divididos nas marchas. E se o fabricante determinou dessa forma, por que seria interessante forçar o motor além do que ele pode? Por isso, é um ponto crucial para economizar combustível que as marchas sejam trocadas corretamente. Normalmente com 2.000 a 3.000 RPM.

Faça a manutenção ou troca de itens essenciais ao seu veículo

Muitos donos de automóveis negligenciam de certa forma alguns procedimentos que podem melhorar o desempenho do carro, por isso é sempre importante se atentar com:

  • Alinhamento das rodas;
  • Troca do filtro de ar;
  • Troca do filtro de combustível;
  • Calibragem adequada dos pneus;
  • Troca de velas.

Se você gostou das dicas, leia agora sobre os aditivos que podem te trazer bastante economia: 1- STP Octane, 2- Perfect Clean, 3- Dx Fuel.

Escreva um comentário