8 Itens do seu carro que devem ser verificados periodicamente

itens carro verificados

Como evitar problemas com o carro

Você usa seu carro todo dia? Vai sair de férias e está pensando em viajar? O primeiro passo antes de tudo é verificar se o seu automóvel está funcionando perfeitamente. Isso evita que problemas surjam no meio da estrada, além de evitar acidentes, pois o mais importante aqui é a segurança do condutor e seus acompanhantes. Confira os itens do carro que deve ser verificados.

Se você decidiu ter um carro, saiba que ele requer cuidados e isso é responsabilidade do motorista.

O que precisa ser verificado

Um automóvel que é verificando periodicamente tem menos chances de apresentar problemas, contudo é preciso saber o que verificar. Partes do carro como pastilha de freio, disco de freio, radiador, direção hidráulica, bateria, injeção eletrônica, superaquecimento e combustível podem impedir o funcionamento do seu veículo fazendo com que você tenha uma dor de cabeça quando tudo o que queria era uma viagem confortável.

Abaixo, listamos 8 itens do carro que devem ser verificados periodicamente.

  • Pastilha de freio

As pastilhas de freio funcionam comprimindo o disco que é ligado ao eixo de movimentação das rodas, sendo assim, são as pastilhas que imobilizam o disco fazendo as rodas pararem. Se você ouvir um assobio ou um ranger ao apertar o pedal de freio significa que as pastilhas estão no fim, nesse caso elas precisam ser trocadas.

  • Disco de freio

Se o freio assobiou ou rangeu é bom saber que, provavelmente, os discos de freio também precisarão de substituição, isso porque sem as pastilhas os componentes encostam no suporte e isso “mastiga” os discos.

  • Radiador

O radiador é muito importante para o funcionamento do veículo, pois é ele que resfria a solução de arrefecimento que circula no motor. Dentre os problemas ligados ao radiador estão: aquecimento do motor, vazamento nas mangueiras, travamento da válvula termostática e problemas na junta do cabeçote. Se seu radiador está furado, veja o que fazer!

  • Direção hidráulica

Se você sentir diferença ao guiar seu carro, fique atento. A direção hidráulica é responsável por levar o comando do volante as rodas,  isso significa que o automóvel precisa ser analisado. Barulho ao fazer uma curva acentuada, volante duro dificultando as manobras,  volante vibrando, folga nas engrenagens, tudo isso é sinal de problema na direção hidráulica. Leve o carro para verificação.

  • Bateria

A bateria do carro, geralmente, dura 2 anos. Caso o motor esteja virando devagar, o arranque não vira, a luz de alerta engana, o automóvel deu problema quando o tempo ficou frio ou há azinhavre nos polos (que é corrosão do metal), saiba que o problema é na bateria.

  • Injeção eletrônica

Apareceu a luz da injeção eletrônica no painel do carro?Aquele motorzinho acende quando tem algum problema no motor, fazendo-o funcionar em regime emergencial. Se estiver piscando, pode ser que seja mal funcionamento nas velas, no cabo de velas, bobinas e bicos injetores.

  • Superaquecimento

Há vapor ou fumaça saindo do capô do carro? É preciso pará-lo imediatamente. Se você continuar a dirigir nessas condições, o motor poderá sofrer danos maiores. Nesse caso, espere no mínimo 40 minutos antes de verificar o nível de água do radiador.  

  • Combustível

Combustível adulterado pode fazer o seu carro parar. As impurezas entopem o filtro ou os injetores e isso faz com que injeção de combustível na câmara seja bloqueada. Se isso acontecer, os bicos deverão ser limpos. Adicione aditivos para corrigir de forma rápida e barata este problema.

Abasteça em lugares de confiança e que possuem tradição como o Posto 214 Sul, há 13 anos no mercado, que possibilita os motoristas a comprarem combustíveis a preço de nota fiscal e economizar todas as vezes que vão abastecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *