Qual é a melhor velocidade no abastecimento de combustível?

gasolina por km

Alguns detalhes no nosso dia a dia podem fazer muita diferença. Por exemplo: você sabia que a velocidade em que seu carro é abastecido e a quantidade de combustível presente no tanque pode trazer algumas dores de cabeça que, eu aposto, você nunca imaginou que teria na vida?

Pois é, todo conhecimento pode nos ajudar em um determinado momento e por isso que nesse texto você vai saber como a velocidade do abastecimento do seu veículo pode influenciar, sobretudo, no seu bolso.

Após terminar essa leitura, tenho certeza, que você se perguntará se em algum momento algumas dessas situações já aconteceram com você. Mas não se preocupe, o importante é que a partir de agora você consiga evitá-las, assim, evitando futuros problemas.

Como a velocidade do bico pode interferir no abastecimento do seu carro?

Alguns postos prezam por um trabalho ágil que, às vezes, pode prejudicar o cliente, sendo com algum dano causado na pintura do carro que no momento passa despercebido ou por colocar gasolina rápido demais a ponto de desperdiçar quando o jato do bico abastecedor joga combustível para fora do tanque. 

A verdade é que toda essa rapidez pode mesmo fazer com que a gasolina que você vai pagar seja desperdiçada, nesse caso, você acaba pagando também por um desperdício que não foi provocado por você. E caso esse combustível escorra pela lataria do carro, a pintura, infelizmente, vai ser danificada, já viu um carro com manchas claras?

Quando for abastecer, é importante ficar atento ao frentista que fará o serviço. Se estiver com alguma dúvida, peça para que ela interrompa o abastecimento quando você ouvir o primeiro clique, disparo automático. Dessa forma, você poderá evitar desperdício e ainda vai proteger o filtro cânister do seu carro.

Quantas velocidades existem?

Em alguns postos existem três velocidades para regular a quantidade de gasolina no bico abastecedor. Elas são: lenta, média e rápida.

  • Lenta – O mais indicado é que você opte e peça para que reabasteça seu carro em velocidade lenta. Simplesmente porque essa garantirá mais qualidade no serviço, além de ser a velocidade mais segura para você.
  • Média – Em alguns casos, como em uma emergência, por exemplo, é possível que a velocidade média possa ser utilizada, pois isso permitirá um processo mais ágil, porém entre a média e a lenta, prefira a lenta. 
  • Rápida –  É prejudicial abastecer o carro na velocidade rápida. A velocidade rápida, assim como pode acontecer com a média, colabora para a formação de vapor e isso é contabilizado como combustível e cobrado pela bomba. Acontece que esse vapor acaba voltando para o posto, enquanto você paga por uma quantidade de combustível e recebe menos. Entre outros prejuízos que você, provavelmente, terá.

O Posto 214 Sul só adquire bicos com 3 velocidades, normalmente esses bicos são mais caros e nem todo posto de combustível investe nesse equipamento.

4 Prejuízos que podem ocorrer ao abastecer mais rápido do que o disparo automático

  • Desperdício – abastecer o tanque com o bico abastecedor na velocidade rápida pode fazer com que parte do combustível pelo qual você está pagando seja desperdiçado. A questão é que independente da quantidade presente no tanque do carro, você pagará o valor que consta na bomba.
  • Dano a pintura – o combustível em contato com a lataria do veículo pode danificar a pintura, obrigando você a fazer manutenção na área afetada, algo que pode ser facilmente evitado se você abastecer o carro em velocidade lenta.
  • Problema no filtro cânister – para que o filtro do cânister que funciona como filtro tanque não seja prejudicado, é necessário que o combustível não passe do limite do reservatório. quando o combustível passa dos limites dentro do tanque, ele pode voltar pela mangueira e chegar ao cânister, criado para filtrar somente vapor. Dessa forma, o canister perde sua eficiência e permite que o combustível seja liberado na atmosfera. Além disso, um canister pode custar em média R$500,00 e, uma vez que ele estiver encharcado de gasolina, você precisará trocá-lo, gerando um gasto extra. 
  • Vapor de combustível – a velocidade média e rápida auxiliam o surgimento de vapor. Nesse processo, parte do combustível volta para o posto e o prejuízo fica no seu bolso. Você paga determinado valor pelo combustível, no entanto recebe menos.

Gostou de aprender sobre a velocidade de abastecimento dos combustíveis? Leia agora sobre Posto de combustível: Como encontrar o menor preço da gasolina?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *