Principais custos gerados pelo carro à combustão

custos carro

Ter um carro próprio facilita a vida e te dá mais agilidade para deslocamentos do dia a dia e viagens. Não por acaso, adquirir esse bem é o sonho de muita gente e uma das primeiras coisas que as pessoas compram assim que conseguem pagar por isso.

No entanto, um detalhe importante e muito esquecido é que ter um carro também significa ter muitos custos e gastos que você não tinha antes. É preciso pensar em documentação veicular, seguro, manutenção, combustível e mais uma série de custos, que precisam ser planejados para não te pegarem no susto.

Está pensando em comprar um carro? Preste atenção na lista abaixo e considere se o seu orçamento mensal/anual está pronto para esse passo. São lembretes que todo mundo que comprou um carro no impulso gostaria de ter lido antes.

Valor da compra/parcelas

O valor da compra do carro costuma ser um dos custos mais alto e precisa ser considerado. Se você vai pagar em prestações, isso precisa constar no seu orçamento mensal, mesmo que seja um valor relativamente baixo. Atrasar a parcela do financiamento nunca é uma boa ideia.

Manutenção/oficina

Esse é outro custo importante, especialmente se você vai comprar um veículo usado. Além dos possíveis defeitos e acidentes, todo carro precisa de manutenção periódica, como troca de óleo e revisões por quilometragem. Procure se informar sobre os custos das peças do modelo que pretende escolher.

Seguro

Por mais cuidado que você tenha com o veículo, acidentes, roubos e imprevistos acontecem e não dá para não ter um seguro. Os preços podem variar bastante dependendo do seu veículo, idade e também de que tipo de facilidades você vai contratar. Escolha um que caiba no seu bolso, mas não deixe seu carro sem.

Garagem e estacionamento

Dependendo de onde você mora, pode ser necessário pagar por uma garagem, especialmente se você mora em condomínios e sua família já tem um veículo. Mesmo que o seu carro tenha seguro, não é uma boa ideia deixá-lo com frequência na rua.

Em muitos lugares da cidade também vai ser necessário pensar em estacionamento, cartão de zona azul e até dinheiro para os flanelinhas. Pesquise quanto esses serviços custam na sua cidade e coloque esse gasto na conta.

Impostos e documentos

Os documentos do seu veículo devem estar sempre à mão e sem pendências. Por isso, é importante computar os custos para deixar o seu carro regular. Se o seu carro é usado, é essencial verificar se não há multas e pendências relacionadas ao antigo proprietário.

Você vai precisar pagar Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores no Brasil (IPVA), licenciamento e seguro Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres (DPVAT). Os valores variam dependendo do modelo, marca e ano do seu veículo.

Lavagens

Até mesmo para a própria conservação do veículo, o recomendado é que ele seja higienizado pelo menos duas vezes por mês e, provavelmente, você vai ter que pagar por esse serviço para não desvalorizar o seu carro. Se rodar por estrada de terra, pode ser necessário fazer isso uma vez por semana.

Mesmo que você consiga limpar o veículo regularmente em casa, isso não sai de graça, pois terá que investir em materiais de limpeza adequados. E, de tempos em tempos, ainda vai precisar pagar por um profissional que tem todos os produtos para fazer uma limpeza profunda.

Combustível

O combustível também é um gasto considerável, especialmente se você roda longas distâncias na cidade ou viaja com frequência. Além da alta nacional, que tem pesado no bolso, o ideal é sempre abastecer com gasolina, álcool ou diesel de qualidade, ou seja, nem sempre ir naquele posto mais barato sem bandeira vai gerar economia.

O total que você vai gastar depende muito do seu uso, mas pela quilometragem que você pretende rodar já dá para fazer uma média. Preveja esse gasto para que ter um veículo não se mostre inviável depois que você já estiver com ele na garagem.

Fez as contas? Para te ajudar tenho 2 serviços com excelente custo benefício para você que mora em Brasília. O primeiro é o clube de combustíveis, já pensou adquirir gasolina à preço de nota fiscal? É possível!. O segundo é um plano único mensal para lavagem ilimitada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *