Como não ser enganado pela bomba de combustível?

bomba combustível

Como consumidores devemos estar sempre atentos aos nossos gastos, pois isso pode fazer uma diferença considerável no fim do mês. Ficar de olho nos serviços que consumimos com frequência e saber como eles funcionam é uma boa maneira de economizar.

Infelizmente, nos dias de hoje, não podemos confiar apenas na honestidade de qualquer pessoa, pois nós nunca sabemos quando alguém tentará tirar vantagem de nossa boa fé em um momento de distração. Fique atento, queira saber, pergunte sempre que tiver dúvida.

Nesse texto, você descobrirá como não ser enganado pela bomba de gasolina em postos revendedores. 

O que é aferição?

Basicamente, aferição é o mesmo que fazer uma comparação. Aferir é usar pesos e medidas para comprovar se o resultado entre duas partes estão realmente iguais e dentro dos padrões preestabelecidos.

Quando falamos da aferição da bomba de gasolina, o objetivo é observar e comprovar se o equipamento do posto está abastecendo de forma correta, ou seja, se ele está abastecendo a mesma quantidade que é indicada pelo equipamento.

É através da aferição que o cliente saberá se está recebendo a mesma quantidade de combustível pelo qual está pagando. Saiba que é direito do consumidor ter esse serviço prestado previsto por lei e, por ser um procedimento simples e de fácil execução, levando apenas alguns minutos para ser concluído, não há razões para ser negado.

Se por algum motivo você desconfiar que há diferença entre o valor pago e a quantidade de combustível entregue, você pode e deve pedir a aferição.

O posto precisa ter à disposição o equipamento necessário, nesse caso, é um aferidor validado pelo Inmetro,  para fazer a análise que irá determinar se está tudo funcionando corretamente. Normalmente, o gerente do estabelecimento é treinado para analisar, testar e aprovar o processo corretamente.

Veja como é um aferidor de combustíveis aprovado pelo Inmetro:

Como funciona a aferição da bomba de gasolina?

Para fazer uma aferição é necessário pôr uma quantidade de combustível, aquela mesma quantidade que apareceu na bomba do posto, em um um aferidor testado pelo Inmetro.

Nesse aferidor, existe uma espécie de régua que irá determinar a quantia abastecida. O segundo passo é conferir o volume do aferidor, que aqui precisará marcar zero.

Nesse momento, é preciso atenção, pois a única diferença aceita é a de 100ml, que pode ser para mais ou para menos da quantidade que foi marcada pela bomba de combustível do posto.

A aferição é uma forma de você garantir que não será prejudicado pelo posto, seja esse prejuízo intencional ou não. Se por acaso a medida do aferidor não for compatível com a quantidade mostrada na bomba medidora, o cliente deve denunciar no INMETRO e na ANP. Isso gerará uma multa e manutenção imediata no equipamento por parte do Posto.

Qual deve ser a frequência da aferição?

A aferição é um procedimento muito importante, tanto para o cliente, quanto para o posto em questão. É um procedimento simples que pode evitar problemas para todos os envolvidos.

É muito importante que todos os atendentes dos postos saibam realizar uma aferição de maneira correta, pois é a partir dessa análise que se poderá ser determinado se a bomba medidora de combustível realmente está abastecendo e registrando de formas diferentes.

Uma boa maneira de evitar que esse tipo de problema ocorra é manter o posto de gasolina equipado com as melhores e mais modernas bombas, pois diferente das bombas novas, as mais antigas necessitam que a aferição seja constante, cerca de uma vez por semana, pelo menos. Ou seja, você motorista deve preferir postos de combustíveis mais modernos e com boa aparência.

É função do administrador do posto manter tudo em perfeitas ordens para melhor atender os seus cliente, mas nós como consumidores devemos nos atentar aos serviços que estão sendo prestados.

Animou fazer uma aferição na prática? Vamos lá no Posto 214 Sul fazer ele presencialmente? Procure a Gerente Andrea, fale que você já leu sobre realizar uma aferição e vamos juntos conferir!

Descubra agora gasolina a preço de nota fiscal: Como os brasilienses estão economizando todos os dias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *