Como escolher o melhor pneu para o meu veículo?

Como escolher o melhor pneu

Item indispensável não apenas para melhor locomoção do veículo, os pneus são considerados também peça responsável pela economia do combustível.

Isso mesmo, se não estiverem bem calibrados ou não forem adequados ao seu modelo de carro, podem consumir mais do que o desejável.

Mas como escolher o melhor pneu para o seu carro? Quer saber como fazer a escolha correta e ganhar em estabilidade e economia?

Acompanhe este artigo e fique sabendo qual a melhor escolha para você.

Curiosidades sobre Pneus

Para ajudar você nessa escolha conheça antes algumas curiosidades sobre os seus pneus que talvez você nem saiba.

1 – Pneus Aumentam de Tamanhos

Você pode não perceber, mas os pneus conforme são pressionados podem expandir em até 2%, isso acontece por alguns fatores que vão desde a calibração passando pelo tempo que você o calibra.

Chegando até as condições da via, em trechos mais esburacados a pressão sobre o mesmo é maior o que ocasiona este aumento também.

2 – Pneus interferem positiva ou negativamente na economia do combustível

Como dito anteriormente, a calibração do pneu pode diminuir o seu consumo de combustível para trechos semelhantes percorridos.

Se você calibra o carro no começo do mês, esse período pode fazer você economizar mais combustível do que o período restante do mês.

Isso vai depender do tempo de vida útil do seu pneu e o tempo necessário que você precisa calibra-los.

Procure sempre ao lavar ou abastecer o veículo um posto de gasolina que tenha calibrador na pista de abastecimento e na entrega final da limpeza, com este serviço já incluso, você não gastará dinheiro a mais e nem se esquecer de realizar este serviço simples rotineiramente.

3 – O Pneu tem Data de Validade

Esse fato todo mundo sabe, mas o que você pode não saber é que o pneu tem um período de validade de 5 anos contados a partir da sua fabricação.

A data pode ser visualizada na lateral do próprio pneu ao lado da Sigla DOT. Portanto fique atendo ao período de vida útil do seu pneu.

4 – Como verificar o desgaste dos Pneus

Para identificar se o seu pneu está no período final da vida útil, basta ver nos seus sulcos uma faixa de borracha entre esses sulcos, o desgaste causado pelos pneus não podem ultrapassar essa faixa.

Outra forma de identificar um possível desgaste no seu pneu basta colocar uma moeda de R$ 1,00 entre os sulcos, se a parte dourada da moeda ficar exposta, chegou a hora de trocar o conjunto.

Como escolher o melhor pneu: Dica de Ouro

Pneus fora de sua característica além de ocasionar riscos de segurança para você e outros motoristas, proporcionam mais economia quando respeitam suas propriedades fundamentais. Antes de escolher um pneu veja quais as medidas recomendadas do fabricante do veículo e suas variações.

Não compre pneus novos ou usados baseado somente pelo preço. O tamanho, qualidade da borracha e tipo de pneu é muito importante para a dirigibilidade do veículo.

Quer obter um diagnóstico personalizado do seu conjunto de pneus, visite a borracharia do Posto 214 Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *