Qual o melhor combustível para o seu carro? Muitos proprietários acreditam que o ideal é optar sempre pelo mais barato, mas essa pode não ser a melhor escolha. É preciso ter cuidado para abastecer o veículo em um local confiável e evitar adquirir combustível adulterado.
Para ajudá-lo a evitar problemas, separamos algumas dicas que vão facilitar a escolha do combustível para o seu carro. Confira e cuide do seu veículo da melhor forma!
Preço baixo no combustível para o seu carro? Desconfie
A primeira coisa, é desconfiar de preços muito baixos. Se um posto de combustível está vendendo a um valor muito menor do que os demais e você não conhece o local, evite abastecer. A chance de ter combustível adulterado é grande.
Selo do Inmetro é importante
Posto de combustíveis confiável mantém lacre em seus equipamentos. Além disso, é preciso que ele contenha o selo do Inmetro identificada em cada bomba de abastecimento. Fique atento a isso, principalmente quando for adquirir combustível para o seu carro em um local que não conhece ou que nunca abasteceu.
Confira a origem do combustível
Todo posto que é regulamentado deve informar de onde vem o combustível. No geral, essas informações estão disponíveis na testeira do posto, caso seja bandeira branca ela é indicada na bomba. Verifique, para ter a certeza de que está tudo correto.
Faça o teste do óleo diesel
Caso você vá abastecer um veículo com óleo diesel, é importante que a verificação da densidade seja feita. A densidade não pode ser maior do que 880 kg/m3 ou ser menor do que 820 kg/m3. Peça para que o frentista realize o teste, para ter a certeza do que está comprando.
Faça o teste da gasolina
Assim como o óleo diesel, a gasolina também pode ser testada. Há um teste chamado de teste de proveta que pode ser solicitado. Nele, você terá acesso à porcentagem de etanol que está misturada ao combustível. A gasolina premium pode ter até 25% e a comum até 27% de alcool anidro misturado.
Combustível adulterado pode causar diversos problemas como:
- Falhas do funcionamento do motor: Você passa a ter dificuldade para ligar o veículo;
- O automóvel perde potência;
- Gasta mais combustível;
- Libera mais fumaça;
- Motor passa a apresentar mais ruído e fica instável em marchas lentas, entre outros.
- Danifica as peças internas do motor
- Queima da bomba de combustível
Teste do etanol também é importante
Caso você abasteça com etanol, é interessante solicitar o teste de teor alcoólico na hora em que for abastecer. No momento do teste, fique atento ao visor da bomba. Caso a cor fique laranja, o álcool pode ter sido adulterado, pois significa que ele não está livre de impurezas. Se isso acontecer, não abasteça. O correto é que o etanol seja livre de sujeiras.
Não se esqueça do teste de vazão
Para ter a certeza de que você está pagando e levando o combustível, ou seja, que não está sendo enganado, poderá pedir o teste de vazão. Ele é feito na bomba e você poderá acompanhar.
Para evitar problemas, o mais adequado é abastecer em um local que você já conhece. Caso seja novo na cidade, pergunte no local qual posto as pessoas recomendam. Evite problemas e escolha corretamente o combustível para o seu carro.
Quer receber outras dicas assim? Cadastre-se seu e-mail agora mesmo!