O que saber antes de comprar o primeiro carro?

primeiro carro

Sendo a concretização de um sonho, a compra do primeiro carro exige alguns cuidados para que você feche um bom negócio

A compra do primeiro carro é um momento de muita alegria, não é mesmo? Na hora de concretizar esse sonho, os seminovos certificados Fiat ou de outras grandes montadoras são os ideais.

Além de observar o design e a potência do veículo, muitos outros cuidados devem ser priorizados nessa hora, principalmente para evitar possíveis dores de cabeça. Afinal, fechar um bom negócio é o primeiro passo para aumentar seu nível de satisfação.

0 km, seminovo ou usado?

A primeira dica é você fazer um planejamento sobre qual tipo de carro pretende comprar: 0 km, seminovo ou usado. O novo se destaca pela maior durabilidade das peças, garantia de fábrica, inovações e maior segurança.

Já os seminovos são muito indicados para quem está aprendendo a dirigir, pois pequenos arranhões poderão acontecer. Além disso, os preços são mais atrativos, tendo em vista que contam com cerca de cinco anos de uso. Os usados têm menor desvalorização, preços atrativos e podem ser bem úteis para quem está com o orçamento apertado. Assim, ao analisar a quilometragem e o histórico do veículo, é possível fazer boas compras.    

Estabeleça um orçamento

Sendo um momento especial na vida de muitas pessoas, a compra do primeiro carro necessita de um planejamento financeiro. Ao estabelecer um orçamento, você saberá as melhores opções disponíveis no mercado, facilitando as pesquisas.

Afinal, se o seu limite de compra for de um modelo popular, não tem sentido ficar procurando um SUV. Ao saber quanto dinheiro pode ser gasto, até mesmo as formas de pagamento ficam mais acessíveis. 

Portanto, respeite o teto estabelecido e defina uma forma de pagamento que esteja dentro do seu orçamento. Caso opte por um financiamento, a dica é nunca ultrapassar mais do que 30% da sua renda com as parcelas do veículo.

Escolha a melhor forma de pagamento

Quem pretende comprar o primeiro carro precisa estabelecer também a melhor forma de pagamento. Nesse aspecto, fazer uma economia para destinar uma boa entrada é uma boa escolha, pois o valor das parcelas cai consideravelmente.

Observe ainda o período do financiamento, ou seja, o número de parcelas. Isso porque, ao somar o valor gasto em juros, muita gente paga até dois carros. Mais uma vez, o planejamento é ideal para você conseguir quitar tranquilamente o automóvel, seja ele 0 km, seminovo ou usado.

Custos do carro

Comprar um veículo requer uma boa análise, pois os gastos vão aumentar com o dia a dia. No entanto, as vantagens são inúmeras e contribui com a sua liberdade e otimização do tempo.

Nesse quesito, vale a pena reservar dinheiro para o combustível e os custos de manutenção, caso seja seminovo ou usado. Afinal, o veículo necessitará de revisões, troca de pneus, óleo e filtros. Portanto, é preciso sempre contar com uma reserva na conta para possíveis imprevistos.

Priorize as necessidades

Muita gente compra o primeiro carro para trabalhar. Outras pessoas adquirem o bem para passear com a família nos fins de semana. Ao saber suas reais necessidades, você saberá o tipo de  veículo ideal para comprar.

Motoristas de aplicativos, por exemplo, preferem carros com porta-malas espaçosos e com quatro portas, enquanto um pai de três filhos tem o desejo de um SUV ou um sedã mais econômico.   

Pesquise na web

Atualmente, as pesquisas on-line são fundamentais para você adquirir o primeiro carro de acordo com os seus desejos e necessidades. Existem marketplaces com inúmeros modelos disponíveis para venda, inclusive novos.

Observe se o site é confiável, analise a reputação da empresa no mercado e escolha sempre carros devidamente certificados. Dessa maneira, certamente seu negócio estará em boas mãos.

As pesquisas on-line contam com filtros que selecionam os carros de determinada marca, ano e cor, por exemplo. Assim, é possível chegar a um consenso de acordo com as suas pretensões sem sair de casa.

Faça um test drive

Antes de bater o martelo, vale a pena dar uma volta no veículo, sentindo o motor e o conforto interno. Caso você tenha um mecânico de confiança, a opinião dele poderá ser decisiva para sua escolha.

No mais, aproveite esse momento e realize uma compra bem-sucedida que esteja alicerçada em uma negociação de confiança e transparência.

E aí, gostou da leitura? Descubra conosco como economizar combustível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *