O cuidado com alguns itens essenciais nos carros sempre deve ser redobrado, pois qualquer falha pode comprometer seriamente a boa dirigibilidade e até mesmo se transformar em um risco em potencial na causa de acidentes. Um desses itens é a suspensão de um carro.

A suspensão é simplesmente o sistema que se responsabiliza pela estabilidade do automóvel, mantendo sempre todas as rodas no chão e absorvendo impactos causados por possíveis irregularidades na pista, seja qual for o seu terreno. Qualquer problema neste item pode custar muito, tanto em perdas materiais como na integridade dos ocupantes. Por isso, separamos para você esses cuidados essenciais que você precisa ter com a suspensão do seu carro! Confira:

1 – Faça a inspeção e manutenção regularmente

Muitos acreditam que se o veículo está rodando bem, não tem necessidade levar a algum mecânico ou revisar algumas partes. Se o veículo for novo, isso até é coerente, porém o problema surge quando o veículo não é inspecionado há muito tempo e pode ter problemas que a pessoa proprietária despercebe.

A inspeção e manutenção periódica é essencial para identificar e substituir peças desgastadas, além de lubrificar a suspensão. É uma forma de prevenir futuros problemas.

2 – Mantenha o alinhamento e balanceamento em dia

Fazer o alinhamento é de suma importância não só para manter a integridade das rodas e pneus, mas também para evitar o desgaste excessivo dos amortecedores. A falta de alinhamento além de colocar em risco as pessoas e o próprio veículo também pode causar danos sérios à suspensão.

Por isso, é importante verificar se ao dirigir o carro parece pender para algum lado ou se sente alguma vibração excessiva dos pneus, pode ser a hora de verificar esse item.

3 – Cuide na direção!

Ame seu carro! A dica aqui é simples e objetiva: evite passar por buracos ou terrenos acidentados em velocidades mais altas. Isso simplesmente pode comprometer toda a estrutura do automóvel, principalmente a suspensão. Outra dica é respeitar as lombadas, trilhos de trem e tartarugas sinalizadoras, reduzindo a velocidade ao passar por elas. Isso ajudará e muito na vida útil da suspensão.

Também é válido prestar a atenção em ruídos e desconfortos ao dirigir, que podem ser um sinal de desgaste.

4 – Cuidado com cargas excessivas

Cada veículo tem uma suspensão ideal para levar determinada carga. Se você tem costume de colocar muitos itens ou pessoas que possam estar causando sobrepeso, saiba que isso pode estar comprometendo seriamente a integridade dos amortecedores. Isso fará com que eles sofram mais na hora de passar por irregularidades no terreno.

5 – Conheça o tipo de suspensão do seu carro

Existem diferentes tipos de suspensão e para identificar com maior facilidade quaisquer problemas que possivelmente possam ocorrer e até para facilitar na hora de fazer a manutenção é interessante saber qual o do seu veículo. A suspensão independente faz a roda receber e amortecer o impacto de forma solitária, ou seja, não transferirá para outras partes; a semi-independente transfere o impacto para outra roda do mesmo eixo; a dependente distribui o impacto entre todas as rodas e eixos.

Se você gostou do nosso conteúdo não deixe de acessar o nosso site para outros artigos e conhecer nossos produtos e serviços exclusivos: Como o Reflect car e o Comb-Out.

Escreva um comentário