Fazer as manutenções adequadas do carro é indispensável. Entretanto, isso nem sempre significa que o motorista sabe tudo o que está acontecendo com o veículo. Claro que alguns serviços são mais conhecidos e acabam não gerando tantas dúvidas, como a calibragem de pneus e a troca de óleo. Mas você sabe a diferença entre alinhamento e balanceamento, por exemplo?

Saber diferenciar estes dois serviços é muito importante, pois assim você consegue descobrir o que o seu carro está precisando no momento, evitando gastos desnecessários. Lembrando que ambos são fundamentais para manter o veículo em perfeitas condições.

Pensando nisso, preparamos este post, para explicar a diferença entre eles. Ficou interessado? Então, continue a leitura e saiba mais sobre esses dois serviços importantes. Boa leitura!

O que é alinhamento e como funciona este processo?

O alinhamento é útil para ajustar os ângulos das rodas do veículo, de forma a mantê-las retas quanto ao solo e paralelas entre si. Isso auxilia o motorista a não perder o controle do carro em curvas. Um automóvel alinhado, sem dúvidas, evita muitos acidentes e assegura uma direção muito mais tranquila.

Além da segurança, manter o veículo alinhado atrasa o desgaste irregular dos pneus, o que influencia diretamente na economia de combustível, aumenta consideravelmente a sua vida útil e, ainda, previne o deslocamento do carro com uma dirigibilidade firme.

Quando o alinhamento é necessário?

O alinhamento é necessário:

  • em todas as revisões determinadas pelo fabricante do veículo;
  • sempre que substituir algum elemento da direção ou da suspensão;
  • após um impacto forte contra pedras, buracos ou guias;
  • assim que o motorista notar algum comportamento diferente no carro, tendendo a ir mais para um lado do que para outro, volante puxando, ou com dificuldade de permanecer na trajetória;
  • sempre que desgastes irregulares nos pneus forem verificados;
  • quando houver substituição de pneus.

Quais benefícios o alinhamento traz para o veículo?

O alinhamento permite maior economia, já que evita a troca constante de pneus. Além disso, previne o aumento do atrito entre o pneu e o solo, contribuindo para a economia de combustível.

Previne, ainda, o deslocamento exagerado do carro, o que pode prejudicar a segurança e, claro, oferece mais leveza à direção, devido à menor resistência dos rolamentos.

O que é balanceamento e para que serve este serviço?

O balanceamento assegura que as rodas do veículo girem sem provocar vibrações. É indispensável para manter em equilíbrio o conjunto de rodas e de pneus do veículo. Ao fazer essa manutenção, o condutor terá muito mais conforto na acomodação dos passageiros e também na direção, além de influenciar diretamente no desempenho do carro.

Quando essa manutenção é feita de maneira errada, percebe-se isso em vários aspectos, como trepidação dos bancos, volante, piso do veículo e painel de acessórios.

Por que é preciso manter o carro balanceado e quais os problemas que esse processo evita?

O balanceamento melhorará, significativamente, a forma de dirigir, reduzirá o consumo de combustível, evitará o desgaste dos pneus e os danos nas peças sensíveis. Sem contar que um carro balanceado garante mais segurança para condutor, passageiros e também aos outros veículos.

Veja os danos que a falta dessa manutenção pode provocar no carro:

  • perda de estabilidade e de tração;
  • desgaste antes do tempo de amortecedores, rolamentos, articulador axial e terminais de direção;
  • desgaste irregular e acentuado em alguns pontos da banda de rodagem dos pneus.

Bom, agora que você já sabe a diferença entre alinhamento e balanceamento, saiba que é importante fazer os dois serviços quando trocar os pneus, ao passar por situações que possam ter modificado a regulagem ou a cada 10 mil quilômetros rodados. Além disso, escolha sempre um local de confiança para manter o seu veículo seguro e em perfeitas condições de uso.

Ficou interessado e quer garantir maior segurança e conforto para o seu veículo? Então, aproveite para entrar em contato conosco agora mesmo!

Escreva um comentário