Uma das melhores partes de qualquer viagem é pegar a estrada — seja a passeio, seja a trabalho. E quando você descobre que ainda é possível economizar combustível em viagens, essa jornada se torna ainda mais agradável.

Um dos momentos de maior consumo de combustível é quando o carro é colocado em movimento até atingir velocidade suficiente para precisar de menos força e, consequentemente, menos combustível.

Em Brasília, em algumas vias de trânsito, essa situação é bem comum, devido os semáforos e o excesso de veículos que nos obrigam a parar a todo instante, porém, na estrada, isso já não acontece, o que já reduz drasticamente o consumo. Mas você sabia que existem, ainda, outras formas de economizar combustível em viagens? Continue a leitura deste post e descubra como!

Faça a revisão do veículo antes de viajar

Muito mais do que uma questão de economia, a revisão do veículo antes de pegar a estrada garante também maior segurança durante a viagem, já que reduz os riscos de surgirem defeitos que possam causar um acidente.

Além disso, a troca de filtros de ar deve ser feita a cada 10 mil km e, quando estão sujos, eles tendem a aumentar o consumo de combustível.

Daniel Costa, o especialista em combustíveis do Posto 214 Sul, em Brasília, sugere utilizar aditivos semanas antes da viagem para fazer esta manutenção prévia, antes mesmo da substituição do filtro de combustível.

”Recomendo o uso em um tanque cheio do Perfect Clean, da Koube, e em outro tanque o uso do Octane Booster, da STP, de imediato o motorista sentirá a mudança de performance, desenvolvimento e economia do veículo.” – Daniel Costa

Calibre os pneus, de preferência, com eles ainda frios

Pneus baixos, além de aumentarem o desgaste, ainda pioram o consumo de combustível do veículo. Por isso, é essencial que eles sejam calibrados ao menos uma vez na semana, independentemente da rotina de uso do carro.

Na estrada, isso se faz ainda mais necessário, já que melhora, inclusive, o controle sobre o veículo, tornando a viagem ainda mais agradável para quem curte dirigir.

Evite o excesso de peso para economizar combustível em viagens

Na hora de fazer as malas, pense bem no que é realmente necessário, já que o excesso de peso requer mais força para colocar o carro em movimento e, por isso, aumenta o consumo de combustível.

Não é somente nas viagens de avião que o excesso de bagagem pode sair caro, já que, nas viagens de carro, isso também acontece e, muitas vezes, você nem percebe que poderia ter economizado combustível se o carro estivesse mais leve.

Use o ar-condicionado de acordo com a sua velocidade

Um dos grandes vilões na hora de economizar combustível em viagens é o ar-condicionado. Principalmente, nas viagens de férias de final de ano, quando estamos em pleno verão e com o calor em alta.

Mas saiba que, além de economizar combustível, desligar o ar-condicionado e abrir os vidros — espantando também o calor — ainda oferece a experiência do vento no rosto que só com o pé na estrada conseguimos sentir.

Abasteça sempre em postos de confiança

Por fim, um dos fatores mais importantes na hora de economizar combustível em viagens é a qualidade dele. Por isso, é muito importante que você procure abastecer em postos de confiança, já que combustíveis “batizados”, além de aumentarem o consumo, também prejudicam o funcionamento do motor.

Além disso, um posto multi-serviços é fundamental para ajudá-lo a preparar o carro para uma viagem com mais tranquilidade e segurança, geralmente com um atendimento rápido e de qualidade.

Como você pôde ver ao longo deste post, diversos fatores influenciam no consumo de um veículo, e prestar atenção a esses detalhes faz toda a diferença na hora de economizar combustível em viagens.

Daniel Costa ainda indica aos motoristas à serem fiéis à um posto, à um só tipo de combustível e até mesmo ao mesmo bico de abastecimento, a recomendação é usar revezadamente aditivos de gasolina à cada 2 meses para garantir o pleno funcionamento e a manutenção de todo o sistema de armazenagem, tráfego e combustão do seu carro (percurso que a gasolina realiza no interior do veículo).

Agora que você já sabe como tornar a sua viagem mais barata e segura, que tal ler o nosso post “Álcool ou gasolina: qual a melhor opção?“?!

Escreva um comentário