Antes de fazer um investimento, como comprar um posto de gasolina, por exemplo, é preciso considerar uma série de fatores (rentabilidade do negócio, localização, reformas etc.). Fazer essa análise prévia evita que você tome uma decisão insegura, que possa não apenas colocá-lo em risco, mas prejudicar a realização de seus sonhos.

Ciente disso, montamos este conteúdo para apresentar algumas coisas que você deve saber antes de comprar um posto de gasolina em Brasília. São, de um modo geral, observações importantes que você deve se atentar para que realize um bom e proveitoso negócio.

Confira!

Localização do posto de gasolina

Uma das primeiras coisas que precisa saber e considerar antes de comprar um posto de gasolina em Brasília é a sua localização, pois isso pode influenciar diretamente na sua rentabilidade.

O posto de gasolina deve estar bem localizado, próximo das principais vias ou inserido em uma delas. Uma boa localização de posto de gasolina é aquela que conta com um bom tráfego de carro, que permita uma boa visualização do seu negócio.

Por isso, talvez seja necessário realizar um mapeamento das principais rodovias ou avenidas de Brasília, para que assim verifique se o posto de gasolina à venda está perto de uma delas.

Além disso, o posto de gasolina deve estar localizado em uma área que possibilite aos condutores de veículos fácil acesso a ela, tanto para quem vai em uma direção, quanto para quem vai em outra.

Hoje, o consumidor moderno deseja ter acesso fácil aos produtos e serviços e isso inclui, por exemplo, chegar tranquilamente até eles.

Rentabilidade do negócio atualmente

Outra coisa a se observar antes de se comprar um posto de gasolina em Brasília é a sua rentabilidade mensal. É preciso conhecer de maneira profunda qual ou quanto é a rentabilidade mensal do posto de gasolina que pensa em comprar.

Com base nessa informação, você tem ciência se é ou não um bom investimento comprar determinado posto de gasolina. Além disso, dá-se para ter noção a respeito do ROI (Retorno sobre Investimento), importante indicador na área de investimentos.

Por exemplo, se um posto de gasolina custa, digamos, R$ 2 milhões, sabendo a sua rentabilidade mensal, você pode saber em quanto tempo terá o retorno do dinheiro investido. É a partir desse prazo que o investidor passa a lucrar. Portanto, quanto menor for o prazo de ROI, melhor é para o investidor.

A rentabilidade de um posto de gasolina se dá em virtude de diversos fatores, vale dizer, como: qualidade do combustível vendido, relacionamento com clientes, localização do negócio etc.

Relacionamento do posto com os clientes

É também necessário saber como anda o relacionamento do posto com os consumidores. Afinal, muitas marcas deixam de vender mais produtos e serviços pela imagem negativa que constrói ao longo do tempo.

Por essa razão, antes de comprar um posto de gasolina em Brasília, considere realizar um estudo a parte para saber a satisfação dos clientes com relação ao negócio que deseja comprar.

Muitos dos postos de gasolina realizam pesquisas de satisfação, com o objetivo de não só compreender como os clientes veem seu negócio, mas também para aprimorar seu atendimento ao consumidor.

Solicitar acesso aos relatórios que demonstram a pesquisa de satisfação de clientes é algo que deve fazer para que tome uma decisão fundamentada e segura. Afinal, os clientes são a base de qualquer negócio que atue com a comercialização de serviços e/ou produtos.

Ao considerar o relacionamento do posto de gasolina com seus clientes, você pode conhecer melhor a reputação de tal negócio perante os consumidores.

Concorrência

Analisar a concorrência é também essencial antes de comprar um posto de gasolina. Afinal, a concorrência é responsável, muitas vezes, por uma fatia do mercado que pode ser sua, se você gerir corretamente o negócio e adotar soluções que o diferencie no mercado.

Com base na localização do posto de gasolina, você pode realizar um levantamento a respeito da existência de outros postos na mesma região.

Não menos importante que realizar um mapeamento a respeito dos postos na região é estudar cada um, com o objetivo de verificar quais diferenciais eles possuem quando comparado com o que você pensa em comprar em Brasília.

Uma dica para realizar em comparação é colocando cada informação numa planilha. Ao fazer isso, você terá uma visão holística dos diferenciais de cada posto em comparação com o que pensa em comprar.

Ao fazer isso, você pode, inclusive, utilizar as informações da pesquisa para garantir a melhoria do seu posto de gasolina e, dessa maneira, fazer com que ele se torne mais atrativo, conquistando mais clientes e também o valorizando-o.

Necessidades de melhorias ou reformas

Também busque conhecer as condições físicas do posto de gasolina, como aspectos físicos da bomba de gasolina, estética, conveniência (se tiver) etc.

Analisar essa questão faz com que você não apenas tenha maior poder de barganha na negociação da compra do posto de gasolina, mas também garante que saiba quanto gastará para deixá-lo do jeito que se espera.

Conhecer analiticamente cada problema físico do posto de gasolina, faz com que você possa alegar isso na hora de comprá-lo. Na prática, você pode conseguir um valor mais em conta.

Aspectos financeiros do posto de gasolina

Outro ponto a se saber antes de comprar um posto de gasolina em Brasília são os aspectos financeiros que o envolve. É preciso realizar um estudo profundo acerca das condições financeiras que o posto apresenta em seu momento atual.

Ao fazer isso, você pode conhecer, por exemplo, as dívidas existentes, bem como acordos feitos ainda não finalizados.

No mercado, é muito comum ocorrer acordos financeiros, dada a dinâmica da economia, que uma hora se apresenta em alto crescimento, em outra, no entanto, em baixo crescimento. Em virtude disso, muitos postos e outros tipos de negócios realizam acordos para quitar dívidas junto aos fornecedores. O mesmo pode ocorrer com relação à folha de pagamento.

Analisar os pormenores financeiros de um posto de gasolina é uma condição fundamental para que saiba exatamente que tipo de negócio está prestes a fazer e se realmente vale a pena.

Segurança de um posto de gasolina

A preocupação em torno de um posto de gasolina deve girar não apenas em torno do seu financeiro, rentabilidade e localização, mas também deve abarcar a sua segurança. Afinal, um posto trabalha com um produto altamente inflamável, que é o combustível.

Por isso, busque saber como anda as condições de segurança do posto com relação a essa questão. Para isso, é preciso entender tecnicamente das condições de segurança que um posto precisa apresentar para garantir segurança não apenas para o negócio, mas também para os funcionários e clientes.

Analisar a segurança de um posto de gasolina é verificar se ele se apresenta de acordo com as normas técnicas de segurança estabelecidas pelos órgãos governamentais que regulam tal área de atuação mercadológica.

Observe as questões ambientais

Busque também saber como anda a relação do posto de gasolina em Brasília e o meio ambiente. Hoje, como sabemos, existe toda uma preocupação em torno da preservação do meio ambiente. Essa discussão é relevante por diversos motivos, a saber:

• Preservando o meio ambiente, podemos garantir que as gerações futuras possam usufruir tranquilamente dos recursos naturais;

• Ao preservar o meio ambiente, é também possível construir uma imagem positiva em torno da marca, pois ela passa uma mensagem de que se preocupa com a questão ambiental e com o bem-estar geral da sociedade, considerando que a natureza contribui significativamente para o desenvolvimento social.

Por isso, realize um levantamento a respeito da atuação do posto de gasolina com relação ao meio ambiente. Assim como outros ramos de negócios, um posto de gasolina precisa agir dentro de normas legais que buscam garantir a preservação do meio ambiente.

Uma empresa que não respeita o meio ambiente, seja um posto de gasolina ou não, pode colocar seus negócios em risco. É por isso que saber como anda a relação do posto de combustíveis com o meio ambiente é de fundamental importância para que realize um bom e proveitoso negócio.

A partir das observações que destacamos aqui, buscamos garantir que tome uma decisão segura com relação à compra do posto de gasolina em Brasília, que o (a) leve a alcançar os seus objetivos de negócios de maneira ágil.

Agora que você sabe o que precisa considerar antes de comprar um posto de gasolina em Brasília, que tal iniciar sua jornada em busca do melhor negócio para você?

Comprar um posto de gasolina em Brasília sempre esteve dentro dos seus planos, só que você ainda não fez isso porque precisa de mais informações para tomar uma decisão fundamentada? Se você se vê diante dessa situação, saiba que o Posto 214 Sul oferece consultoria gratuita para interessados em comprar posto de gasolina no Distrito Federal.

O objetivo com isso é não apenas garantir o desenvolvimento de Brasília, mas também fazer com que você obtenha êxito em suas decisões de negócio.

Por isso, se for do seu interesse, entre em contato conosco agora mesmo. Você pode fazer isso pelo nosso WhatsApp (061) 9 8225 0099. Que tal?

Escreva um comentário