Detalhamento automotivo: o que é para que serve?

detalhamento automotivo

Apaixonado por carros, o brasileiro está sempre em busca de novas técnicas a fim de deixar o seu veículo em ótimo estado. Uma das novidades no mercado, ainda pouco difundida por aqui, mas muito comum na Europa e nos Estados Unidos, é o detalhamento automotivo. Neste artigo, iremos explorar a fundo esse tema e esclarecer todas as suas dúvidas.

O que é detalhamento automotivo?

Originário do inglês “detailing”, o principal objetivo do detalhamento automotivo é dar uma cara de novo aos veículos, não pensando apenas na sua aparência, mas também na segurança dos motoristas e passageiros.

Ou seja, mais do que consertar alguns danos sofridos pelo automóvel ao longo do tempo, o foco aqui é, por meio de procedimentos estéticos, permitir que o seu veículo retome as características de quando ainda era novo. Desta forma, o seu bem e o seu investimento são protegidos com o cuidado com o veículo.

Quais são os benefícios?

Vamos listar abaixo algumas vantagens dessa técnica:

• Maior valorização do carro – Com uma aparência sempre boa e cuidada com um detalhamento regular, quando você for vender ou trocar o seu automóvel, ele estará mais valorizado e você sairá ganhando financeiramente.

• Maior segurança para todos – Apesar de não ser o objetivo principal do detalhamento automotivo, com essa técnica, é possível identificar e precaver também problemas técnicos e mecânicos no carro. Isso traz mais segurança para motoristas e passageiros.

• Além, é claro, de você poder sempre andar por aí com um carro com aparência de novo, bem cuidado e em ótimo estado.

Quais são os tipos de detalhamento automotivo?

Podemos dividir o detalhamento automotivo em duas espécies:

• Interno: Como o próprio nome já diz, o detalhamento interno cuida das partes internas que compõem o carro, incluindo tanto a cabine quanto o motor. Aqui, entre os elementos presentes temos fibras, vinil, plásticos, couro, etc. Cada veículo precisa ser analisado para que a melhor técnica seja empregada de acordo com as suas características.

Dependendo das condições do automóvel, pode ocorrer a limpeza dos carpetes, aspiração, limpeza a vapor e melhoria dos bancos, entre outros passos.

• Externo: Aqui, quem é restaurado são os componentes externos do seu carro, como as rodas, portas, pneus, lataria e janelas. Entre as técnicas que podem ser empregadas estão a revitalização de toda a pintura ou de partes específicas, enceramento, conserto de rodas, substituição de pneus, polimento, entre outras.

Quem pode fazer detalhamento automotivo?

Por ser uma técnica que envolve vários passos e procedimentos diferentes e específicos, o ideal é procurar uma empresa especializada nesse tipo de serviço, com profissionais aptos a fazer um detalhamento automotivo no seu carro.

É importante lembrar que cada automóvel tem suas características e isso impacta também no processo de detalhamento automotivo. Portanto, apenas um profissional especializado poderá realizar esse trabalho com segurança, evitando assim possíveis danos e prejuízos.

O primeiro passo é realizar uma avaliação das condições do seu carro, para então definir quais serão os passos necessários no detalhamento automotivo, os produtos utilizados e as técnicas empregadas.

Gostou desse artigo sobre? Veja como manter seu carro limpo todos os dias do ano por um preço único mensal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *