Lavagem X Limpeza: qual a diferença entre os dois?

lavagem limpeza

Em nossa linguagem, é muito comum usar os termos “lavagem” e “limpeza” como sinônimos, embora eles não sejam. Quando falamos de automóveis, é para descrever diferentes processos de higienização. Além disso, existem vários tipos de limpeza e lavagem.

Contudo, é importante não esquecer que o foco principal para essas atividades, é a ecologia, ou seja, encontrar soluções para usar o mínimo de água possível. Com as experiências recentes de racionamento e falta de água em alguns locais do Brasil, muitos se conscientizaram de que água potável é um recurso natural não-renovável. O conceito de limpar e lavar podem ser confundidos com facilidade.

Neste texto, vamos ver a diferença entre limpeza e lavagem, por que pode acontecer essa confusão e alguns dos tipos de cada um. Continue lendo:

Limpeza X Lavagem

Olhando no dicionário o significado destas duas palavras, encontramos que “limpar” seria à retirada de sujeira, e principalmente manchas, enquanto que “lavar” é um tipo de limpeza, feita sob a ação de um liquido, principalmente da água. A primeira ideia que temos, seria uma pessoa com uma mangueira, jogando água à vontade no carro. Além disso, nos dias de hoje não é recomendado. E pode também ocorrer diversos danos à pintura do veículo.

A limpeza seria a primeira etapa da higienização do automóvel, para retirar sujeiras mais superficiais e visíveis. A lavagem seria mais profunda, onde persegue as manchas que resistiram à primeira limpeza, (que já penetraram nos couros, tecidos dos bancos ou tapete), e as que passam despercebidas. Também elimina microrganismos, e alcança os cantos mais difíceis.

Para usar pouca ou nenhuma água utiliza produtos químicos, como os xampus ou flotadores, onde a água é necessária apenas para diluir esses produtos. Há tipos de lavagem que usem água, principalmente no interior do carro, porém esguichando com compressor ou lavadora móvel em vez de mangueira, e por menos tempo, para reduzir desperdícios.

Vamos ver agora, alguns tipos de limpeza e de lavagem.

Tipos de limpeza

– Limpeza ecológica: é também conhecida como lavagem a seco. Onde se usa pano de microfibra ou algodão para espalhar produtos químicos pela lataria.

– Limpeza de motor: o motor é limpo em duas etapas: na primeira, um jato de ar comprimido que tira as sujeiras mais superficiais, principalmente a poeira. Na segunda, a esponja ou pano com produtos químicos, para tirar a sujeira mais impregnada.

Tipos de lavagem

– Lavagem manual: também acontece à base de xampus espalhados com pano, esponja ou luva com pelos, e conta com a lavadora móvel para esguichar água ou espuma de lavagem.

– Lavagem por baixo: é a lavagem da parte de baixo do carro (chassis), onde acumula a sujeira mais difícil de tirar. Só é possível em oficinas, com elevador hidráulico ou canal de acesso.

– Lavagem automática: o carro é lavado por máquinas. Onde ele fica parado ou percorre um túnel. Como é um processo muito rápido, o dono pode ficar até mesmo dentro do carro.

Se você está procurando por lavagem, descubra como funciona o procedimento Comb-Out.

Descubra como adquirir combustíveis a preço de nota fiscal!

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *