Etanol e álcool tem água na composição?

etanol água

Uma das realizações mais esperadas após completar dezoito anos é tornar-se habilitado para dirigir e, é claro, comprar o seu primeiro carro.

Seja ele semi-novo ou completamente zerado, o seu carro torna-se um membro da família, é ou não é verdade?

Sendo assim, você cuida dele com todo cuidado e carinho, preservando e mantendo em dia com os cuidados rotineiros. 

Entretanto, uma grande preocupação para quem está começando a vida na estrada é relacionada aos combustíveis disponíveis no mercado.

Dentro das opções, obviamente, pensamos nas alternativas mais usadas, e apostamos, sem medo de errar, sendo gás ou gasolina. Entretanto, estar bem informado é o melhor remédio para economizar e não cair em ciladas.

É exatamente por isso que nós, do Posto 214 Sul, atualizamos nosso blog constantemente, oferecendo conteúdo de qualidade para que você possa tirar todas as suas dúvidas antes de abastecer o seu carro.

No artigo de hoje, iremos separamos tudo o que você precisa saber sobre etanol e álcool, eles possuem água?. E aí? Você quer deixar essa página dando aula sobre combustível? Então vamos em frente!

O que é etanol?

O etanol, contém o álcool etílico (C2H5OH), ou seja, uma molécula constituída por dois átomos de carbono, cinco de hidrogênio e hidroxilas.

O etanol pode ser produzido por diversos vegetais, mas aqui no Brasil usamos, em sua maioria, a cana-de-açúcar. No que diz respeito à topografia e ao clima para a plantação de cana-de-açúcar, o Brasil é ideal.

Deu até vontade de tomar aquele caldo de cana com pastel na feira, acertei?

Fique à vontade, porque a cana-de-açúcar não vai faltar. De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), estamos em segundo lugar no ranking de produtores de etanol no mundo.

Etanol tem ou não tem água na composição?

Afinal, tem mesmo água na composição do etanol? A resposta é SIM! O etanol tem água na composição e nós iremos explicar o porquê.

Você pode encontrar dois tipos de álcool, sendo eles, anidro e hidratado. Ambos possuem água em sua composição, mas com concentrações diferentes.

Veja bem, o anidro pode ter até 0,5% de água, mas o hidratado pode ter até 5%. 

Ou seja, temos dois tipos de álcool e dois tipos de etanol, Você pode entender melhor na explicação abaixo:

  • Etanol comum – O etanol comum é o álcool hidratado, nele há uma mistura de álcool e água, sendo 95,1% a 96% de graduação alcoólica. Sabe aquele álcool utilizado para bebidas, produtos de limpeza, remédios, alimentos e outros produtos? É exatamente desse álcool que estamos falando, porém, sendo diferenciado apenas pelo processo de fabricação do álcool.  Além da cana-de-açúcar, ele também pode ser produzido através de milho, como nos Estados Unidos, ou beterraba. 
  • Etanol aditivado – O etanol aditivado funciona como qualquer outro combustível aditivado, mas trata-se do álcool hidratado com aditivos que proporcionam um resultado melhor do que as outras opções, como por exemplo, além de ter uma lubrificação, ele possui um rendimento maior em relação ao álcool comum.
  • álcool misturado à gasolina – Quando há etanol misturado à gasolina, trata-se de  álcool anidro. A proporção de álcool anidro misturada à gasolina atualmente fica em torno de 27%.

Descubra as vantagens e desvantagens do etanol

Por ser derivado de produtos naturais, o álcool possui um custo de produto bem abaixo da gasolina e outros combustíveis. Além disso, o etanol  não é um combustível fóssil, o que diminui a emissão de gases na atmosfera, seja na produção ou no uso, pois é um combustível mais limpo.

Talvez você já tenha ouvido falar sobre isso, e viemos confirmar a veracidade dos fatos, sim, o etanol  aumenta a potência do seu veículo. Ele pode atingir taxas de compressão elevadas, causando maior rendimento no motor, porém menor autonomia. 

Ainda assim, não existem apenas vantagens na troca da gasolina pelo álcool etílico. Na verdade, o etanol é consumido 30% mais rápido no motor dos veículos.

Vantagens do etanol

Emite menos gases poluentes

Ao escolher o etanol, você contribui para a diminuição dos gases poluentes na atmosfera. Em comparação com a gasolina, o etanol libera apenas 25% de gases.

Escolher por opções que preservem a atmosfera é sempre um grande feito. Lembrando que o aquecimento global ainda é um problema grave, e que medidas extremas são tomadas em prol de diminuir a poluição no nosso mundo, seja na produção ou consumo dos produtos.

É uma pechincha, quando o dólar está desvalorizado

Aqui no Brasil, utilizamos produtos nacionais para a produção do etanol, portanto, quando estamos em época de safra, o custo do etanol é baixo e pode ser um aliado do carro flex quando a gasolina está com o preço nas alturas.

Usinas Regionais

Diferente do petróleo, o etanol possui uma fonte que se renova. Utilizamos a cana-de-açúcar ou milho para produzi-lo, de forma a depender apenas do plantio e colheita dos mesmos.

Sendo assim, torna-se uma fonte inesgotável, pois a cana-de-açúcar, por exemplo, é cultivada com bastante facilidade no nosso país.

Desvantagens do etanol

Temperaturas influenciam

Se você for viajar a um local com temperaturas abaixo de 13º, tome cuidado, pois o etanol pode perder a capacidade de combustão e estragar a sua viagem.

Energia

Para produzir etanol, o consumo de energia é muito alto. Podendo comprometer a produção em casos críticos.

Cuidado com o motor

Para usar o etanol no seu carro, é necessário que ele seja adaptado para o uso, ou com a tecnologia Flex. Caso contrário, as peças do veículo podem sofrer desgastes e trazer sérios problemas de manutenção.

Devo escolher um carro Flex?

A verdade é que, nessa altura do campeonato, com os preços dos combustíveis aumentando exorbitantemente, não teríamos outra alternativa a não ser adaptar o carro ou escolher um carro Flex.

Talvez seja esse o motivo de terem menos carros disponíveis que aceitem apenas um dos combustíveis. Os carros com tecnologia Flex já estão dominando o mercado, e possivelmente, trará, a cada dia mais, uma grande aceitação dos consumidores.

Além de causarem menos danos à atmosfera, causam menos danos aos nossos bolsos, que andam sofrendo demais, não é mesmo?

Agora que você já entendeu o que é um carro Flex, iremos destacar as vantagens e desvantagens. Veja:

Quais as vantagens e desvantagens do carro Flex?

O carro Flex, além de oferecer a possibilidade de escolha entre combustíveis por suas diversas características, ele oferece uma liberdade financeira que outros carros com apenas uma opção de combustível não oferecem.

Como por exemplo, em 2018 os caminhoneiros fizeram uma greve, também conhecida como crise do Diesel. Essa greve resultou em filas quilométricas para abastecimento nos postos de combustíveis, algumas rodovias estavam bloqueadas, e os postos começaram a ter problemas no recebimento de cargas à gasolina.

No início de 2020, devido a pandemia do Covid-19, o preço da gasolina aumentou diversas vezes e prossegue aumentando. Por isso, muitos motoristas deixaram seus carros em casa, sendo impedidos de utilizar o único combustível aceito em seus veículos.

Além disso, um carro Flex e bem conservado sempre é um dos carros mais rápidos a serem revendidos no mercado. Afinal, quanto mais atrativos o seu carro tiver, mais fácil será para que outra pessoa se interesse por ele, talvez, dependendo da ocasião, ele possa valer até mais que o esperado por ter a tecnologia Flex disponível para uso.

Ou seja, ter um carro Flex significa estar precavido para diversas situações que podem impactar financeiramente ou produtivamente o seu dia, meses e até anos. 

Embora seja muito atrativo, o carro Flex também tem seus pontos negativos. Um deles está na troca excessiva de combustíveis, que podem gerar problemas no seu automóvel, causando danos que podem custar além do seu orçamento.

Se você ficou até aqui, provavelmente está pensando em comprar um carro Flex ou abastecer com etanol. Nós do Posto 214 Sul, nos dedicamos a entregar a melhor experiência para os nossos clientes. Aqui você encontra diversos serviços, promoções e muito mais.

Visite o nosso site ou baixe agora mesmo o nosso APP (IOS ou ANDROID) e fique por dentro de todas as possibilidades do Posto 214 Sul, o único posto que vende combustível a preço de nota fiscal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *