Entender para que serve a injeção eletrônica do seu carro e o funcionamento de todos os componentes do veículo é fundamental para usá-lo da melhor forma e poder prolongar a vida útil do seu veículo.
Desenvolvida para substituir o antigo carburador, a injeção eletrônica é quase como um dispositivo obrigatório nos veículos hoje em dia devido a sua capacidade de diminuir a emissão de gases na atmosfera.
Além disso, existem diferentes tipos de sistemas de injeção eletrônica e é preciso saber qual se adequa melhor a sua necessidade. Para ajudá-lo a entender melhor esse dispositivo, separamos este artigo para sanar todas as dúvidas acerca deste equipamento tão importante para o funcionamento do seu carro.
O que é a Injeção Eletrônica?
A injeção eletrônica é responsável por controlar várias atividades do motor, como a entrada de combustível e a pressão de ar. O sistema de injeção eletrônica é responsável por enviar o combustível, de maneira controlada, ao motor do veículo. Esse equilíbrio é garantido por meio de um chip eletrônico que analisa o funcionamento do motor, ajustando a alimentação, com o objetivo de obter um melhor desempenho e eficiência.
Seu principal objetivo é reduzir as emissões de gases poluentes. Como o chip controla a entrada de combustível e de ar no motor, de acordo com as faixas de rotação, a combustão é mais eficaz. Assim, o veículo ganha maior eficiência energética e, por consequência, tem seu nível de emissões reduzido.
Alguns benefícios do sistema de injeção eletrônica:
- Menor emissão de gases nocivos: pois com o maior aproveitamento do combustível não existe sobras para ser liberadas.
- Partidas mais rápidas: já que a injeção dispensa a utilização do afogador.
- Rendimento do motor: com a utilização apenas do combustível necessário, há um melhor funcionamento evitando entupimento das agulhas.
- Mais economia: não haverá gastos desnecessários no motor.
Cuidados necessários com a Injeção Eletrônica do seu carro.
Para que a injeção eletrônica do seu carro funcione de forma correta, é necessário que se tenha alguns cuidados como manutenção adequada e uso de combustíveis de qualidade. A falta de cuidado, pode interferir na vida útil e na eficiência do sistema de injeção eletrônica do seu veículo. Então aqui vão alguns cuidados para manter esse componente em bom estado de conservação.
- Utilize combustível de boa qualidade
Um má gasolina, pode diminuir a durabilidade do sistema, superaquecer a bomba de combustível, e entupir os bicos injetores com as impurezas de um combustível de baixa qualidade. Como uma das funções da injeção eletrônica é controlar a passagem de combustível do tanque para o moto, e combustíveis de baixa qualidade contém um alto grau de impurezas, o que podem acumular e danificar o sistema de injeção eletrônica.
Dessa forma, procure abastecer sempre em postos de combustíveis de confiança e prefira gasolina aditivada. Ela atua na limpeza e na conservação dos componentes da injeção eletrônica e do motor do seu carro.
- Fique de olho no painel
Carros com injeção eletrônica, possuem uma luz que acende em caso de pane no sistema. Ou seja, toda vez o que sistema de injeção eletrônica do seu carro apresenta um comportamento atípico, uma luz acende no painel do veículo. Por isso, sempre fique atento aos sinais do painel!
- Faça manutenção preventiva
Verifique periodicamente a necessidade de limpeza e troca das peças do sistema, como bicos injetores, velas e válvulas. Se atentando a esses detalhes, você evita que sujeiras e resíduos do combustível prejudiquem o funcionamento do sistema.
- Evite bombear o acelerador
Se o motor demorar para “pegar no tranco”, não force-o. Isso pode ser sinal de mau funcionamento, e bombear o acelerador, fazendo ligar e desligar o motor, aumenta o acúmulo de combustível na câmara de combustão, fazendo com que a injeção perca a sua eficiência.
- Troque o óleo do motor periodicamente (no tempo certo)
O óleo lubrificante do motor também é de grande importância para o bom funcionamento da injeção eletrônica. Deixar de fazer a troca após o prazo estabelecido pelo fabricante pode aumentar a presença de resíduos, que podem afetar o sistema de injeção.
Fique atento e faça a troca de óleo e filtro dentro dos prazos determinados. Assim, você cuida bem do seu carro e evita os contratempos que um problema na injeção eletrônica pode causar.
- Como saber o momento da troca
Não é uma tarefa fácil descobrir o momento ideal de troca do sistema de injeção eletrônica e um automóvel. A vida útil do sistema de injeção eletrônica pode variar de acordo com cada veículo, e depende exclusivamente da periodicidade de manutenção e dos hábitos de direção do motorista. Apesar disso, é possível se atentar a alguns sinais para antecipar possíveis problemas.
A recomendação, é de que a revisão do sistema de injeção eletrônica deva ser feita a cada 40 mil quilômetros. Mas esse parâmetro pode ser alterado de acordo com as condições de cada veículo.
Não é fácil identificar problemas no sistema de injeção eletrônica. Em muitos casos, o carro continua operando de maneira praticamente normal. Desse modo, é necessário atenção redobrada nos seguintes aspectos:
- Luz do painel acesa
Se a luz de injeção eletrônica estiver acesa no painel, é sinal de alerta. Quando isso acontece, é importante procurar ajuda imediatamente, pois apesar do veículo aparentar normalidade no funcionamento, o uso do carro nessa condição de alerta poderá danificar outros componentes e prejudicar a eficiência do motor.
- Elevação do consumo de combustível
Uma das funções do sistema de injeção eletrônica, dentre várias, é a diminuição do consumo de combustível. Se você notar que o consumo pode estar maior que o habitual, talvez seja necessário chamar um mecânico de confiança.
Além disso, se o veículo apresentar perda da potência, dificuldade para dar partida ou problemas com a marcha lenta, atente-se. Se algum desses problemas aparecerem, talvez seja necessário a avaliação de um especialista.
Nesse caso, não hesite em procurar um posto de sua confiança para verificar a necessidade de troca da central do sistema de injeção eletrônica do seu veículo.
Agora você já entende como funciona a injeção eletrônica do seu carro, aproveite para avaliar esse texto e comente caso tenha dúvidas. Quer saber como adquirir combustíveis a preço de nota fiscal? Clique aqui.