Modelo de carro zero desvaloriza o antigo?

Modelo de Carro Zero

Ter um carro próprio é o sonho de muitas pessoas. Você ganha mais praticidade, conforto, liberdade e não precisa depender dos horários e atrasos das linhas de transportes públicos. No entanto, o valor de um modelo, carro zero quilômetro pode não atender às nossas expectativas financeiras.  Em muitos casos, carros novos são muitos caros e isso pode inviabilizar a compra para muitas pessoas. Até mesmo veículos usados podem ter um alto preço, deixando quem quer comprar com poucas opções. Uma alternativa é a compra de modelos antigos, o que é uma forma de se pagar mais barato e levar para casa um automóvel seguro, confortável e bem equipado.

Na hora de comprar um automóvel, pode bater uma dúvida sobre adquirir um carro zero quilômetro do ano anterior. Em toda virada de ano, as concessionárias precisam renovar a frota e se desfazer de veículos antigos. Quando um carro sai de linha, as montadoras e os lojistas precisam liquidar todo o seu estoque, com o objetivo de abrir espaço para os novos modelos do mercado. Em muitos casos, os modelos antigos são colocados em valores promocionais. Mas, neste caso, será que vale a pena adquirir carro zero de modelo antigo? Acompanhe!

Desvalorização de veículos no mercado

Um carro zero km, independente do modelo, ao sair da concessionária já sofre uma desvalorização em aproximadamente 20%, e com o tempo, o veículo tende a valer cada vez menos. De acordo com o mercado, a vida útil de um carro é de, no máximo, 5 anos. Logo, se você pretende comprar um carro fora de linha para vendê-lo rapidamente, essa pode ser uma má jogada.

Dessa forma, é possível perceber que um modelo antigo, desvaloriza mais do que o modelo novo. No entanto, o percentual de depreciação pode variar dependendo da marca, modelo e até mesmo da localidade. Um bom jeito de se ter uma ideia sobre o grau de desvalorização do modelo antigo, é verificar se a versão antiga ainda é facilmente encontrada nas ruas das cidades. Neste caso, devido a relação de oferta e procura no mercado, a margem de desvalorização tende a ser menor.

Descontos na compra do modelo antigo

Geralmente, na renovação de frota, é oferecido um desconto na compra do modelo antigo. Nessas horas, é preciso atenção para verificar se o desconto concedido é realmente vantajoso.

O que acontece na verdade, é que esse desconto é apenas uma parte da desvalorização do veículo quando sai da concessionária. Já no primeiro ano, seu veículo tende a se desvalorizar mais do que um modelo vigente, principalmente por conta da presença do concorrente com melhorias consideráveis em relação ao modelo antigo.

Em termos de cálculo, o desconto oferecido deve ser maior que a depreciação média de um carro zero km, modelo novo, em média de 10% a 15%, ou seja, talvez seja um bom negócio apostar no veículo antigo se o  abatimento no preço for de, no mínimo, 20%. 😬

Vantagens em comprar um modelo antigo

Se avaliado com cuidado, é possível achar boas oportunidades com modelos mais antigos. Às vezes, as novas versões possuem apenas poucas alterações em relação ao modelo anterior. Assim, mesmo com todas as características e qualidades que tem, o carro que saiu de linha se desvaloriza, no entanto, tanto os fabricantes quanto as concessionárias querem reduzir seus estoques do modelo que saiu de linha e oferecem excelentes condições. Nesse caso, isso pode significar ter um carro mais equipado por um bom valor.

Manutenção do modelo antigo versus modelo novo

Um fator importante e que não pode ser esquecido é se as peças do modelo anterior são compatíveis com os modelos mais novos. Pode acontecer de alguma peça ficar obsoleta, e por conta disso você ter dor de cabeça para trocá-la caso haja algum problema com o veículo. É importante saber também, que segundo a legislação brasileira, as montadoras são obrigadas a fornecer peças de reposição para veículos que saíram de linha por 10 anos. Contudo, isso nem sempre acontece. Pois a fabricação é inferior à demanda, logo, começam a faltar peças no mercado.

Portanto, prefira veículo com uma mecânica semelhante entre os modelos antigos e novos, e fique despreocupado com o fator manutenção.

Diferenças entre modelos

Quando de um modelo para o outro há alterações significativas no motor e, no design ou em outras configurações do carro, isso pode fazer uma grande diferença quando se está pensando em optar pelo modelo antigo. Neste sentido, é preciso avaliar se as diferenças podem prejudicar o desempenho do carro para as suas necessidades atuais. Caso opte pelo modelo mais antigo você pode se deparar com o famoso “o barato que sai caro” tendo que repaginar e atualizar os componentes do carro. 

Algumas vezes, no entanto, as mudanças são mínimas, como novas cores e acessórios internos. Nesse caso, melhor optar pelo antigo, com maior desconto.

Vantagem em adquirir um modelo antigo

A depreciação média de um carro popular gira em torno de 10% no primeiro ano de uso. Algumas vezes, porém, é preciso avaliar além disso. Em muitos casos, o modelo antigo vem mais equipado e com excelente preço, justamente para esvaziar os estoques. Nesse caso, pode valer a pena.

Relação de economia de combustível entre modelos

Quando se trata de consumo de combustível, é importante ficar atento. Esse é um fator decisivo na hora da compra de um carro. É preciso saber quantos quilômetros por litro o veículo consegue rodar. Além disso, vale a pena analisar a diferença de consumo em diferentes combustíveis, como etanol e gasolina.

Relação de custo benefício geral

Em uma compra de um bem de consumo, é preciso avaliar a relação de custo-benefício, e não apenas o quanto irá economizar financeiramente. Características como acessórios disponíveis, bônus e outros benefícios precisam estar na lista de fatores a serem avaliados.

Algumas vezes, o lançamento é comercializado pelo preço de tabela do modelo anterior. Se esse for o caso, com certeza será melhor optar pelo lançamento. Ou seja, em alguns casos, investir em carros zero de modelo antigo pode ser vantajoso, mas fique atento se o preço e as condições de pagamento são extremamente atraentes, além de conhecer a mecânica do veículo e ter em mente um tempo de uso mínimo de dois anos.

Gostou dessas informações para ,tomar a melhor decisão? Seja carro do modelo antigo ou novo, leia agora sobre 11 dicas de como economizar deixar seu carro impecável ou assista o vídeo de como manter o seu veículo limpo, sempre, com um custo fixo mensal, em Brasília!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *