Existem muitos fatores que influenciam na desvalorização de um carro, e apesar da depreciação em decorrência do tempo, vários deles ocorrem por falta de cuidados básicos do próprio proprietário. São detalhes que podem influenciar no bolso e na hora da revenda! Aproveite essas dicas de como deixar o carro impecável e ainda economizar.

1- Lavagem do carro

Claro que devemos manter o carro limpo e organizado, mas alguns cuidados precisam ser tomados para que algo aparentemente inofensivo como a lavagem de um carro, não se transforme em um dor de cabeça depois. Nenhum lava-rápido é igual, por isso, verifique se onde você lava o seu automóvel a área da ducha é coberta e que seu veículo não fica com a carroceria exposta ao sol durante toda a lavagem, o que compromete a pintura. Além disso, não é recomendado o uso de produtos domésticos de limpeza, como detergentes, que possuem pH ácido e componentes de baixa qualidade que não são adequados para carros e outros automóveis. Com esses cuidados, você não gasta em manutenção causado pela própria lavagem, ainda garante um carro limpo. O ponto principal é manter o carro limpo toda semana, independente se está muito sujo; Hoje em Dia é fácil, já existem em cidades grandes planos com preços mensais fixas para lavagem ilimitada do seu veículo.

2- Água da chuva não é para lavagem

Há quem pensa que ao deixar seu veículo exposto a chuva para economizar na lavagem é uma boa ideia. Na verdade, muitas vezes a água acaba secando na pintura e formando manchas na lataria. O que ocasionará em gastos posterior. É o famoso barato que sai caro. Prefira fazer a lavagem em local credenciado e com profissionais qualificados.

3- Cuidado com areia de praia, lama e sombra de árvores

Sempre que for à praia ou a lugares com areia e lama, é importante que limpe o mais rápido possível. A poeira acumulada pode arranhar a pintura do automóvel e o sal da areia e da água do mar podem acelerar o processo de oxidação das peças. Quanto mais sujo ficar, mais urgente é a necessidade de lavar, e mais deteriorado o veículo fica. As mais atingidas são as peças fundidas com alto teor de carbono, como os discos de freio, cilindros de roda, bloco do motor, pinças de freios e outras. Nesse caso, com poucos minutos após a praia para a limpeza do carro, você ganha anos de manutenção veicular. Os Dejetos de pássaros e seiva de árvores podem causar para o seu capô e teto danos irreversíveis, neste caso o custo vai ser uma repintura do veículo, lave imediatamente.

4- Evite o uso de capas

Capas são em muitas vezes um gasto desnecessário. Utilizar capas quando o veículo ficará por muito tempo tempo parado ou exposto ao sol demasiadamente pode ser uma boa ideia, mas fora esses casos, você pode estar arranhando a pintura do seu carro na hora de colocar e tirar a capa. Capas plásticas desenvolvem umidade no automóvel e podem criar manchas. Caso seja necessário cobrir o automóvel, dê preferência a capas forradas internamente e com sistema de ventilação.

5- Evite manchas

Manchas podem ocorrer de diversas formas e para evitar gastos com pintura e manutenção, é preciso deixar seu automóvel longe de alguns produtos. Goteira de cimento, óleo de freio, gasolina e tíner são alguns produtos que causam manchas que só devem ser retiradas em uma oficina especializada. Tenha cuidado também com o piche no asfalto, a dica é passar longe de áreas que estiverem sendo asfaltadas para não grudar piche no carro, isso pulveriza a pintura. Não use soluções caseiras para a remoção desses produtos, além de serem feitos com produtos inadequados, eles podem causar danos a lataria do automóvel e agravar o problema.

6- Não use querosene

É uma prática muito comum, erroneamente, aplicar querosene ao lavar o carro com o intuito de dar brilho na lataria e retirar manchas. Na verdade, o querosene danifica a pintura e as borrachas da suspensão. Para a lavagem, água e sabão neutro são suficientes para uma boa limpeza, utilizando uma máquina de pressão adequada. Se você deixa seu carro exposto ao sol e à chuva diariamente, e perceber que a tintura está com um aspecto fosco, é recomendável fazer um enceramento a cada três meses.

7- Use uma boa cera

Aposte em uma cera para o seu carro ficar impecável. A cera protege o carro contra os raios UV do sol, e conserva a pintura do automóvel por mais tempo. Gaste um pouco mais hoje, e economize amanhã. Com uma boa cera, você poderá ter o seu carro encerado, protegido e valorizado.

8- Polimento com moderação

Use polimentos, espelhamentos, cristalizações com moderação em seu carro. Toda vez que seu automóvel é polido, uma parte do verniz é removida através da utilização politrizes de alta rotação associadas a massas abrasivas. Ou seja, polimento em exagero pode corroer o seu veículo. O recomendável é usar o polimento como um serviço para ser utilizada em pinturas manchadas, queimadas de sol. Para veículos novos e seminovos, sem manchas ou com manchas leves, a melhor opção é o enceramento e o espelhamento da pintura.

9- Esteja com as revisões em dia

Uma forma de economizar e ainda garantir o seu carro impecável é fazendo as revisões em dia. Essa prática, além de garantir mais segurança, evita que peças e componentes importantes estejam deterioradas e funcionando incorretamente, como consequência, gastando mais.

10- Atenção ao combustível do seu carro

O combustível é um dos maiores gastos de um carro quando não há manutenção. Por isso,  é necessário uma forma eficiente de usar o carro para economizar com o combustível. Evite usar seu carro para percorrer distâncias curtas e o uso desnecessários materiais como ar condicionado, rádios, etc.

11- Calibre os pneus

Esse é um cuidado simples, porém que aumenta a durabilidade dos seus pneus, já que desgaste acontece de forma mais lenta e regular. Dessa forma, evite dirigir quando os pneus estão acima ou abaixo da calibragem sugerida no manual do seu veículo. Além disso, não se esqueça de fazer, periodicamente, o alinhamento e balanceamento. Essas são maneiras simples, e relativamente baratas, de evitar maiores problemas com o seu carro e fazer com que seu desempenho ocorra dentro do esperado.

Com essas dicas, e mantendo atenção aos detalhes, você economiza e garante que seu automóvel esteja com ótimas condições de uso e revenda. Conheça como os brasilienses cuidam para deixar o carro impecável nos dias atuais.

Escreva um comentário