Etanol X gasolina: qual a melhor opção para o meu veículo?

etanol ou gasolina

Com os carros total flex, o motorista tem liberdade de escolha entre o etanol e a gasolina e assim, mais controle de quanto quer gastar para abastecer o tanque.

Para fazer a escolha certa, o melhor é conhecer bem as características do etanol e da gasolina e saber quais são as suas vantagens e as suas desvantagens.

Como ambos os combustíveis têm preços variáveis, há várias considerações a fazer para escolher qual a melhor opção para o seu veículo. Conheça as principais vantagens e desvantagens de cada um deles!

Etanol

A principal vantagem do etanol é ser obtido por meio da cana de açúcar. Por ser um combustível de fonte renovável, os resíduos produzidos da sua queima são menos poluentes para o meio ambiente.

A emissão de CO2, o gás carbônico, é menor com o álcool etílico do que com a gasolina. Além disso, o etanol reduz os depósitos carboníferos no motor.

Outro benefício quanto à poluição ambiental é que o etanol é solúvel em água, ao contrário da gasolina ou de outros combustíveis derivados do petróleo.

Com o uso do etanol, o motor tem um desempenho melhor, por obter maior octanagem.

O preço do etanol varia, principalmente, de acordo com a safra da cana de açúcar e reservas das usinas.

Mas o uso de etanol também tem desvantagens. Uma delas é que seu rendimento é menor que o da gasolina, ou seja, o motor gasta mais álcool do que consumiria usando gasolina. O etanol também gera mais manutenção das peças mecânicas, pois causa o ressecamento de mangueiras de forma imediata.

Outra desvantagem é que, em temperaturas abaixo de 13°, o álcool etílico perde a capacidade de combustão. Isso dificulta para dar a partida no motor.

Gasolina

A gasolina no Brasil, possui cerca de 27% de etanol em sua composição. Isso também deve ser levado em conta na hora da escolha pela melhor opção para o seu veículo.

Uma das principais vantagens de abastecer seu carro com gasolina é o rendimento. Isso significa que você pode rodar mais quilômetros sem precisar abastecer novamente.

Há um cálculo que pode ajudar na hora da escolha. O segredo é dividir o valor do litro de etanol pelo valor do litro da gasolina. Se o resultado for maior do que 0,7, a gasolina é o combustível mais adequado.

Mas vale lembrar que o consumo depende também da forma como o motorista dirige, da quantidade de quilômetros a serem rodados e também da topografia do terreno a ser percorrido.

Escolher o melhor posto de combustíveis é tão importante quanto decidir qual deles é melhor para o seu veículo.

Para facilitar a escolha do melhor combustível para o seu carro, acesse e baixe gratuitamente o aplicativo do Posto 214 Sul (IOS ou ANDROID)! Com o app você pode consultar imediatamente os valores de cada combustível, ter acesso à promoções e conhecer outros produtos e serviços que o Posto 214 Sul oferece.

O Posto 214 Sul também oferece a única lavagem automotiva 24 horas da asa sul!

Gostou do nosso post? leia agora sobre os combustíveis do futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *