O motor de um carro é um equipamento complexo e composto por diversos elementos interligados. Para que ele opere corretamente, cada um desses itens deve estar funcionando e em plenas condições de cumprir seus papeis no sistema, uma vez que o defeito em um deles prejudica os demais.

Alguns desses elementos são os filtros automotivos, podendo ser de ar, de óleo e de combustível. Eles são responsáveis, de modo geral, pelo impedimento da entrada de sujeira e corpos estranhos no sistema.

Essa limpeza durante a operação é essencial para que não ocorram atritos desnecessários e nenhum dano seja causado. Vamos conversar sobre as funções e os cuidados de troca de cada um desses filtros.

Filtro de ar automotivo

Ele é responsável por filtrar o ar que entra e impedir que sujeiras cheguem até a câmara de combustão do motor. Sabendo que esse ar pode carregar partículas grandes e indesejadas, ele previne danos nos pistões e bielas, além de evitar o consumo excessivo de combustível.

A troca desse filtro varia de acordo com o fabricante do material e com a quilometragem do veículo em questão. Em áreas rurais, com muitas partículas de poeira em suspensão, a troca geralmente é feita a cada 5 mil quilômetros. Já em áreas urbanas, a substituição usualmente ocorre a cada 10 mil quilômetros.

Filtro de combustível automotivo

Esse filtro é o responsável pela limpeza do combustível que entra no sistema, retirando as impurezas antes que ele seja queimado nos pistões ou chegue aos bicos injetores.

A troca deve seguir as orientações da montadora, geralmente ocorrendo a cada 10 mil quilômetros rodados.

Um caso clássico de falha do desenvolvimento e suspeita de adulteração do combustível, vem primeiramente pela falta de manutenção deste filtro. Dica: Sempre que o motor não se comportar bem com as acelerações, desempenho ou até mesmo com excesso de consumo, troque o filtro de combustível.

Filtro de óleo automotivo

A sua função é fazer a filtragem do óleo proveniente da queima do combustível, além de barrar as partículas liberadas pelo atrito entre as peças do motor. Esse filtro fora do prazo de troca pode carretar em perda de vida útil dos demais componentes e diminuição da potência.

Geralmente, recomenda-se que a troca dos filtros deva acontecer junto com a troca do óleo, a cada 10 mil ou 15 mil quilômetros. Verifique as indicações da montadora do veículo.

Onde cuidar dos filtros automotivos em Brasília?

Posto 214 Sul é referência quando se trata de aliar o melhor preço com serviços de qualidade. Nele é possível abastecer pagando o menor valor da região, além de ter a garantia de combustível de qualidade.

Além disso, possui uma equipe preparada para atender qualquer necessidade do seu veículo de maneira rápida e eficaz. Temos os serviços de abastecimento de combustível BR, produtos automotivos, borracharia, martelinho e ouro, serviços de lavagem e conveniência.

Acesse nosso site clicando aqui e conheça toda a nossa estrutura, com informações completas dos serviços e produtos, além de respostas para perguntas frequentes.

Fazemos questão de manter contato direto com nossos clientes para ouvi-los e ajudá-los em tudo que for possível, sempre buscando sustentar nosso alto padrão de qualidade. Para isso, clique aqui e acesse a nossa central de atendimento. Estamos prontos para atendê-los rapidamente e da forma mais eficiente possível.

Escreva um comentário