Saiba as principais vantagens de viajar com um carro alugado

Viajar Carro Alugado

Seja para uma viagem a lazer ou a negócios, passeio com a família em um final de semana ou para repor um carro que foi batido ou roubado, a locação de veículos é uma excelente opção. Apesar de ser uma prática cada vez mais comum, muita gente ainda desconhece as vantagens de se alugar um carro. Neste post você vai conferir bons motivos que comprovam que viajar de carro alugado é a pedida ideal para as mais diversas ocasiões.

A locação de veículos é um assunto que traz muitas dúvidas para quem desconhece as vantagens desta prática. Se bem planejada e feita com um fornecedor idôneo, no entanto, ela só traz vantagens. Confira nossas dicas!

Quais as principais vantagens de andar de carro alugado?

Autonomia e liberdade

Alugando um carro, você tem mais flexibilidade para se locomover durante a cidade a hora que quiser sem depender dos horários do transporte público. Além disso, com um carro privativo, você pode alternar as rotas, ouvir suas músicas favoritas e parar para contemplar o pôr-do-sol, ou seja, mais liberdade.

Sem custos de manutenção

Uma facilidade quando se tem um carro alugado é não precisar se preocupar com custos de manutenção pois as locadoras são as responsáveis por toda a burocracia e mantém sempre em dia.

Sem custos de impostos

Quando se é proprietário de um veículo, é necessário arcar com taxas e impostos que podem pesar o bolso, como o IPVA, emplacamento e taxa de licenciamento por exemplo. Com um carro alugado, esses gastos são custeados pela locadora.

Mais praticidade

Uma grande vantagem é você pode experimentar veículos diferentes – essa, sem dúvida, é uma experiência incrível para aqueles que amam carros. Você pode escolher a modalidade de carro mais adequada para a sua viagem. As opções são vastas e vão desde os modelos mais simples até os mais luxuosos.

Mais economia

Sem um carro, ao chegar no destino você vai precisar se deslocar e para isso terá que arcar com despesas de táxi, Uber ou transportes públicos. Um trajeto ou outro pode até não sair caro, mas quanto mais você se desloca, mais gasta. Na hora de colocar no papel, o gasto já passou do seu orçamento. De acordo com pesquisas, alugar um carro garante uma economia de mais de 20% tanto em viagens a lazer quanto a negócios.

Uma boa dica para economizar ainda mais é reservar com antecedência e aproveitar as tarifas flexíveis das locadoras: quanto mais diárias, melhor o valor final da reserva. Se o valor da diária ficou acima do desejado, considere estender a viagem para pagar menos na locação. alguns sites, você pode aproveitar descontos de até 60% nas diárias. E Se estiver viajando com amigos, melhor ainda, já que é possível dividir os gastos. Outro benefício que você que tem cartão de crédito são os descontos em locadoras, não deixe de ver os benefícios do seu cartão de crédito antes de locar um carro.

Pode devolver aonde quiser

Além de existirem vários pontos de devolução do veículo na cidade, ainda é possível que você alugue o carro em uma cidade e devolva em outra, desde que tenha uma loja de atendimento da locadora. Essa flexibilidade dá a você mais liberdade para ir onde desejar e arriscar novas aventuras.

Conheça algumas desvantagens

Horário

Podem ocorrer imprevistos e isso causar danos financeiros a você. Quando o automóvel é próprio, questões relacionadas aos horários não são necessariamente um problema. Já quando é alugado, a hora de devolução do veículo é fundamental e você pode ter que pagar multas por atraso ou por o tanque não estar cheio. Esteja sempre atento e veja as regras!

Burocracias

Apesar de existirem várias facilidades que as soluções digitais oferecem atualmente, como reservas e pagamentos pela internet, ainda há uma série de burocracias que precisam ser atendidas para que tudo ocorra da melhor forma e sem dor de cabeça. A primeira delas é que para o aluguel de um carro você precisa ter mais de 21 anos, estar com a CNH em dia e mínimo de dois anos de habilitação. Além disso, é necessário ter limite no cartão de crédito. Viajar de carro alugado te dá mais liberdade, mas fique atento às regras contratuais de cada locadora na hora da locação.

O que a legislação fala sobre carros alugados?

Quando se aluga um carro, é obrigatório que a contratação do seguro básico que envolve proteção contra colisões, incêndios e roubos. O usuário paga uma franquia, e o restante fica coberto pela locadora. No momento de assinar o contrato, o você poderá escolher os benefícios de seguro que deseja. Se for o caso, conseguirá inclusive adicionar algum serviço que acredite ser conveniente, como a cobertura contra acidentes envolvendo terceiros, o que vai garantir maior segurança ao viajar de carro alugado.

Como evitar problemas com carros alugados?

No momento de assinar o contrato, o cliente poderá escolher os benefícios de seguro que deseja. Se for o caso, conseguirá inclusive adicionar algum serviço que acredite ser conveniente, como a cobertura contra acidentes envolvendo terceiros, o que vai garantir maior segurança em sua viagem.

Escolha a melhor opção de quilometragem

A diária de locação embute a taxa administrativa e a tarifa de quilometragem. Geralmente você poderá escolher entre duas opções de cobrança.

  1. Quilometragem controlada: pagamento de um valor pela diária contratada e de outro valor para cada quilômetro a mais que for percorrido.
  2. Quilometragem livre: pagamento por diária alugada;

No primeiro caso, há um limite de quilômetros que o cliente pode rodar. É a chamada locação por quilômetro controlado, geralmente mais barata. No entanto, se você ultrapassar esse limite, terá que pagar a mais por isso. No segundo caso, quem aluga paga uma diária um pouco mais cara, mas não tem limite de quilômetros para rodar. Antes de escolher, veja a estimativa da distância que irá percorrer.

Para uma viajar de carro alugado, o melhor é optar pela quilometragem livre, já que você não terá uma ideia tão precisa de quantos quilômetros precisará percorrer no total.

Caso você use o carro somente para viagens, usando transporte público para outros deslocamentos, inclusive para o trabalho, é ainda mais interessante optar pela locação. Outro cuidado que você deve manter com o carro alugado é em relação ao combustível, pois deverá entregá-lo na locadora da mesma forma que o recebeu, com o tanque cheio.

Seguindo essas dicas e tendo atenção nos detalhes, viajar de carro alugado será tranquila e sem preocupações. Após todos estes aprendizados descubra como economizar combustível na sua próxima viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *